quinta-feira, maio 22, 2008

“T U B I C” - S.A.MARIONETAS + SÉRGIO CAROLINO (Tuba) - Casa da Música (Porto) dia 1 de Junho 2008 – 11.00h. e 16.00h.

“T U B I C”
S.A.MARIONETAS + SÉRGIO CAROLINO (Tuba)

Casa da Música (Porto) dia 1 de Junho 2008 – 11.00h. e 16.00h.A Casa da Música assinala o Dia Mundial da Criança com um espectáculo de marionetas sem palavras e música interpretada ao vivo. No palco brilham uma tuba e personagens esculpidas em esponja que envolvem o público com histórias que tocam diferentes emoções: de uma simplicidade espantosa, Tubic tanto mergulha uma sala no silêncio como desperta um coro de gargalhadas.

Num palco negro como a noite, brilham marionetas feitas de esponja - ao som de uma tuba tocada ao vivo, movem-se, contam histórias e criam situações que bailam entre a poesia e o humor. Despojado, Tubic é um espectáculo que leva as crianças muito a sério, ao reconhecer-lhes a capacidade superior de apreciar a beleza que reside nas ideias mais simples. O que o torna recomendável também para adultos.

Concebido por José Gil, marionetista, e Sérgio Carolino, tubista, Tubic substitui as palavras pelo diálogo musical. Num jogo de improviso, as marionetas dão vida a pequenas estórias originais de José Gil e, num movimento suave e cúmplice, fundem-se com o som envolvente e desconcertante da tuba de Sérgio Carolino.

Única presença humana visível em palco, Sérgio Carolino entra em cena, senta-se, pega na tuba e começa a tocar. Como por magia, a música dá vida a pequenas marionetas agora transformadas em luz no meio da escuridão. Homenzinhos, animais, bolas ou linhas luminescentes - tudo figuras concebidas em esponja de uma forma deliciosamente simples - reagem a cada som, cada ritmo, e apresentam uma série de sketches encantadores. Duas colcheias que trepam pelas melodias ou um músico fanfarrão e a sua tuba desobediente ilustram bem a diversidade de ambientes recriados em Tubic. Rapidamente conquistado, o espectador tanto se deixa levar em silêncio pela harmonia que inunda a sala como ri com momentos de grande comicidade.
Pela forma como está estruturado, Tubic vive da cumplicidade estabelecida com o público, crianças e adultos, e da profunda sintonia de movimentos e tempos dos seus protagonistas, Sérgio Carolino e os marionetistas José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira. No palco e na plateia, goza-se com o improviso, saboreia-se cada minuto e leva-se o espectáculo a sorrir./
FICHA ARTÍSTICA
Original de: José Gil / Sérgio Carolino
Música original: Sérgio Carolino
Encenação, Cenografia e Marionetas: José Gil
Manipulação: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Músico: Sérgio Carolino
Fotografia: Sofia Vinagre
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

MAIS INFORMAÇÕES EM www.samarionetas.com

Sem comentários: