terça-feira, maio 19, 2015

nasceu um novo festival de marionetas "EI ! MARIONETAS" em Gondomar


O EI!!!, que decorrerá entre 4 e 7 de junho, resulta de uma parceria entre a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora e o Município de Gondomar que acolhe companhias internacionais (vindas de Itália e Espanha), bem como uma vasta programação de companhias de marionetas nacionais, com apresentações de sala e rua, exposições, conversas, feiras, mostras e concertos.

O EI!!! pretende afirmar-se nacional e internacionalmente como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, de reconhecido mérito artístico.

É Encontro de gentes e artistas onde a marioneta se apresenta como uma arte cénica em plena evolução. Um espaço criativo onde diferentes criadores revelam a dimensão deste campo artístico que continua a explorar terrenos novos e imprevistos em dialética com outras formas de arte.

Passando pelas formas tradicionais portuguesas às experiências criativas mais contemporâneas, que se situam claramente para além das fronteiras mais evidentes da marioneta, passando pelas propostas dirigidas aos mais novos e pelas ações de formação e oficinas, o EI!!! tem como papel central nesta sua 1ª edição, a formação artística de distintos públicos.

É uma oportunidade de manter o trabalho de contacto social que a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora tem vindo a desenvolver, trabalhando na comunidade a dimensão cultural dinâmica e permanente da arte da marioneta levando este público a participar no EI!!! através da preparação de espetáculos comunitários e exposições do trabalho realizado.



O EI!!! é um grito de chamada de atenção para a Arte, para a Cultura e para a Comunidade.

Contamos com a vossa presença, com vosso apoio, com o vosso empenho e com a vossa palavra.

mais informações em:

http://ei.marionetasmandragora.com/programa

companhia Lua Cheia abre "Casa do Coreto"

Trulé recebe prémio em Sarajevo


O TRULÉ participou entre 12 e 16 de maio no 16.Lut Fest que se realizou em Sarajevo com Puppets of my Life.

Foi-lhe atribuído o prémio "for the best animation".

A deslocação a Sarajevo foi apoiada pelo Governo de Portugal | Secretário de estado da Cultura | Direção Regional de Cultura do Alentejo, por Camões Instituto da Cooperação e da Língua PORTUGAL e por é neste país – Associação Cultural.

Ângela Ribeiro Apresenta....

FIMFA 2015 Lisboa



A 15.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se em Lisboa, de 7 a 24 de Maio, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

Ao longo destes quinze anos de existência o FIMFA tornou-se num dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, com a apresentação de reputados criadores nacionais e internacionais. Enfatizou a importância da marioneta e a sua relação com outros campos artísticos, como a dança, as artes visuais, o teatro ou a música, mas também revelou companhias e técnicas tradicionais que não devem ficar esquecidas. É esta permeabilidade e abertura que tem permitido ao teatro de marionetas a invenção de novos mundos, em constante articulação com as transformações tecnológicas e, simultaneamente, abordar os temas que marcam o homem actual. Mas o FIMFA também destacou o trabalho do actor-manipulador/performer, que constrói e manipula objectos, figuras ou criaturas inanimadas, de múltiplas formas.

Esta é uma edição especial que pretende revelar o poder criativo destes artistas, a quem chamamos marionetistas, que combinam até ao infinito a tradição e a modernidade, num trabalho exigente e complexo, com o poder de nos fazer sonhar, rir e pensar.

Durante 18 dias Lisboa transforma-se na plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas, com 16 companhias e criadores oriundos de vários países, como a Holanda, Espanha, México, Bélgica, França, Reino Unido e Portugal. Os espectáculos programados contêm as características que têm definido o FIMFA, como a diversidade, a inovação, a originalidade, a criatividade e o insólito, explorando as pontes entre a marioneta e outras disciplinas artísticas. Na celebração do seu 15º aniversário fazem ainda parte alguns projectos ou artistas que marcaram o público, e que ficaram na história do FIMFA.

Estão previstas cerca de cinquenta representações que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares. No campo da formação destaca-se a realização, durante o FIMFA, do Projecto Funicular - workshops intensivos dirigidos a profissionais, com inscrição internacional.

A 15ª edição tem o apoio do Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura - Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Teatro Maria Matos, o Teatro São Luiz, o Museu da Marioneta, o Teatro Nacional D. Maria II, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro Taborda, a Casa Fernando Pessoa, entre outros.

Apresentamos o programa da 15.ª edição com um cenário extremamente precário. O Festival vive um dos piores momentos, com um dos orçamentos mais baixos de sempre. A sua realização só é possível devido a uma equipa muito reduzida que se entrega totalmente a todas as tarefas, às companhias nacionais e internacionais, bem com a um conjunto de instituições e parcerias que mantêm a sua confiança no Festival. Pensamos que depois de 15 edições, o FIMFA, que faz parte dos principais eventos culturais de Lisboa, merecia ser olhado e apoiado de uma outra forma para que não esteja continuadamente em risco. De fora ficam projectos que eram importantes serem apresentados em Lisboa, co-produções nacionais e internacionais, apoio efectivo a novos criadores, entre outros. Foi com um esforço enorme que conseguimos garantir a apresentação de um programa de qualidade e que continuamos a reinventar-nos para que o FIMFA não acabe e possamos continuar a olhar para o futuro.

Os tempos são difíceis e precisamos mais do que nunca de cultura e do olhar dos artistas sobre o mundo. Venham FIMFAR connosco e festejar os 15 anos do grande palco do Teatro de Marionetas!

mais infomações em :

http://www.fimfalx.blogspot.pt/search/label/01%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o