sexta-feira, fevereiro 23, 2007

museu da chapelaria - dias 17, 24 e 31 de Março e 7 e 14 de Abril, o “Curso de Formação Prática em Marionetas”.

Solicitamos apoio na Divulgação desta informação/

O Museu da Chapelaria em parceira com a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, realiza nos próximos dias 17, 24 e 31 de Março e 7 e 14 de Abril, o “Curso de Formação Prática em Marionetas”./
O curso destina-se ao público adulto em geral, técnicos dos serviços educativos de museus, bibliotecas e arquivos, educadores e professores de todos os graus de ensino e professores do ensino especial e a técnicos de animação social e cultural./

Objectivos do Curso/
O curso de formação pretende dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos que lhes permitam dominar as potencialidades específicas da marioneta, enquanto objecto lúdico e pedagógico./
Neste sentido, e no fim do curso de formação, cada formando terá construído uma marioneta de acordo com um determinado objectivo, que poderá ser operacionalizada/utilizada no seio da instituição na qual trabalha./

O curso de formação divide-se em dois eixos estruturantes, a componente teórica que visa abordar a contextualização da marioneta enquanto objecto histórico e enquanto objecto artístico e a componente prática com a fase de construção de uma marioneta e respectiva manipulação.
No que diz respeito à manipulação da marioneta, a formação divide-se em dois níveis; numa primeira fase os formandos receberão formação ao nível do aquecimento corporal, dicção e projecção de voz e numa segunda fase, a da manipulação propriamente dita, será dado maior enfoque às três directrizes fundamentais da manipulação: o foco, a deslocação e a desmultiplicação silábica
Assim, será realizado um conjunto de exercícios de voz, de corpo, de concentração e de trabalho em equipa. Este método será aplicado à marioneta numa fase posterior.
Cada participante deverá ser capaz de realizar uma pequena estrutura teatral com a marioneta que construiu.


Para mais informações contacte/
Museu da Chapelaria de S. João da Madeira/
Rua Oliveira Júnior, n.º 501/
3700 S. João da Madeira/

Telefone: 256 201 680/
Fax: 256 201 689/
E.mail: museu.chapelaria@gmail.com /

INSCRIÇÃO/
Inscrições até 10 de Março de 2007/

/Suzana Menezes
Coordenadora do Museu da Chapelaria-- Museu da ChapelariaRua Oliveira Júnior, 5013700 S. João da MadeiraT. +351 256 201 680F. +351 256 201 689http://museudachapelaria.blogspot.com

terça-feira, fevereiro 20, 2007

ESPECTÀCULO MARIONETAS DE SOLIDARIEDADE A MESTRE FILIPE

ESPECTÀCULO MARIONETAS DE SOLIDARIEDADE A MESTRE FILIPE
Luís Filipe exerce profissionalmente há já vinte e cinco anos a actividade de animador, marionetista, bonecreiro, e encenador.

Em 2003 uma malformação artério-venosa deixa-o tetraplégico, após operado e vários meses de tratamentos houve uma melhoria do quadro neuromotor evoluindo para paraplegia incompleta.

Para uma melhor realização profissional e pessoal precisa de maior autonomia e mobilidade, necessitando para isso de uma cadeira eléctrica e um carro adaptado às suas possibilidades.

Por esse motivo, vai realizar juntamente com um grupo de amigos um espectáculo de solidariedade, da qual a receita e donativos reverterão totalmente, para ajuda da aquisição de viatura e cadeira de rodas eléctrica afim de facilitar o seu trabalho e proporcionar autonomia para a sua vida social entre os amigos e familiares.

Este espectáculo será realizado no teatro da Malaposta no dia 25 de Fevereiro pelas 15h.

Entre outras actividades, será exibida a peça de marionetas "O Aniversario da velhinha".

Centro Cultural Malaposta
Metro: Saída, Srº Roubado
Rua Angola
2920-492 OLIVAL BASTO

Programa (sujeito a alterações):
A decorrer de dia 22 a 25 de Fevereiro, exposição de "Mestre Filipe e As Suas Marionetas"
15,00h – Recepção (animação)
16,00h – Bate Papo e Brin'Cadeira
16,30h – Leilão de Mascara (de Luís Filipe) e Pintura (de Rogério Colarejo)
17,00h – Intervalo
17,30h – Espectáculo "O Aniversario da Velhinha"

Agradecemos confirmação de presença, ate dia 15 de Fevereiro, e envio de morada.

*******************************************************************************
Meus amigos,

Devido a minha nova condição física e para que pudesse adquirir o carro e a cadeira, vendi a carrinha que tinha, no entanto o valor adquirido ficou aquém do necessário para a aquisição dos novos equipamentos.

Para mim é importante que compareçam, tragam quem quiserem por companhia, pois antes de tudo isto será uma festa, convívio, e encontro com novos e velhos amigos.

Se por alguma razão não poderes assistir ao espectáculo e estar presente, mas queiras participar neste apoio de solidariedade, poderás fazê-lo através de depósito bancário (Banco: Caixa Geral de Depósitos; Conta: 0592002632100; NIB: 0035 0592 00002632100 58), ao qual eu desde já agradeço.

Um abraço,
Luís Filipe Baptista