segunda-feira, julho 28, 2008

Estreia dia 1 agosto “A Princesa Lia -Tomo I” pelos Bonecreiros da Corte, uma co-produção “S.A.Marionetas” e “Marionetas da Feira”


Já no próximo dia 1 (Sexta-feira) de Agosto de 2008, estreia na “Viagem Medieval” em Santa Maria da Feira, o espectáculo “A Princesa Lia -Tomo I” pelos Bonecreiros da Corte, uma co-produção com a companhia “S.A.Marionetas” e “Marionetas da Feira”, um original de José Gil, Rui Sousa, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre e fica em cena até dia 10 pelo recinto da Viagem Medieval.


“A Princesa Lia -Tomo I”- Bonecreiros da Corte
Bonecreiros da Corte
O projecto “Bonecreiros da Corte” é uma Co-Produção das companhias S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos e Marionetas da Feira, duas companhias profissionais já com experiência anterior na criação de recriações de época em marionetas, a trupe itinerante é constituída por quatro Actores / Marionetistas / Músicos que representam histórias e lendas de Portugal, neste caso “A Princesa Lia - tomo I”. Utilizam-se marionetas de Varão que trabalham num palco montado para cada “função” e desmontado no final, sendo este transportado pelos quatro elementos da “trupe”. Através da pesquisa em iluminuras e textos da época reproduzimos uma das possíveis técnicas de manipulação que por certo era utilizada. A técnica de “marionetas de varão” uma das mais antigas formas de manipulação que chegou aos nossos dias em Portugal. Desta forma criámos as marionetas utilizando madeira e ferro, recriando também as roupas e a forma da trabalhar a madeira da época para que o resultado final seja o mais aproximado. Os marionetistas também receberam a mesma atenção pois estão há vista do público. A iluminação do espaço cénico também foi pensada da mesma maneira utilizando velas de pavio grosso. A narrativa foi criada com rigor no que respeita aos acontecimentos cronologicamente, mas claro com alguns ”toques” de humor com é usual nas produções de ambas as companhias, utilizado para isso algumas vezes a interacção entre os próprios marionetistas que estão há vista do público, bem como a relação entre as marionetas – público e marionetista.

História
A princesa cristã, Lia, e o governador mouro do castelo da Feira, Ben Iussef, casam-se em segredo e regressam a o Castelo da Feira, onde reinava um ambiente da paz entre cristãos e mouros. Mas um dia, ao grande Califado de Córdova chegou o rumor de que Iussef tinha casado com Lia e que tinha deixado de seguir a Lei Islâmica.
O Califa deu então ordem para que Ben Aligula - irmão de Iussef fosse até à Feira e prendesse os dois e os executasse.
Ao dar as ordens, todos se recusaram a fazê-lo já que Iussef e Lia eram muito queridos e respeitados por todos. Aligula furioso, e com medo de ser preso, ataca cobardemente Iussef e mata-o.
Perante o tumulto que se gerou, Lia acalma todos dizendo que teria sido a vontade de Deus. Aligula toma então o posto de governador e manda matar Lia por esta ter afastado o irmão da Lei Islâmica.
Lia é então levada pelos carrascos para o local de execução. No entanto, carrasco e soldados, que tinham por Lia e Iussef grande admiração, não conseguem executar a sentença. Combinam então entre si, e encenam a morte de Lia, para que Aligula ficasse convencido, e escondem-na. O tempo foi passando e Lia foi arquitectando um plano para fazer Aligula pagar pelo mal que tinha feito a todos. Assim, chegada a altura, Lia faz-se passar por uma velha muito velha capaz de ler nas estrelas a sina dos homens, e em conjunto com Jineff foram acertando os pormenores do seu plano – assombrar Aligula com as malvadezas de que era autor, fazendo-o fugir dali para fora com a lição bem aprendida…

Ficha Artistica
Original: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, Rui Sousa / Encenação: Rui Sousa e José Gil / Construção das Marionetas: Rui Sousa, José Gil / Marionetistas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil, Rui Sousa / Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre / Costureira: Maria Luísa Gil / Pintura das Marionetas: José Gil, Rui Sousa / Músico: Rui Sousa / Estruturas Cénicas: José Gil / Fotografia: Sofia Vinagre / Co-Produção: S.A.Marionetas e Marionetas da Feira

Mais informações em
www.samarionetas.com ou www.marionetasdafeira.blogspot.com
Próximas Estreias S.A.Marionetas
Dia 20 de Agosto 2008 em Stourbridge - Reino Unido, o espectáculo “Tempestade” - Theater of Glass em Co-Produção com S.A.Marionetas e PuppetLink de Birmingham
Dia 11 de Outubro 2008 –“A Ver Navios-D.João VI vs Carlota Joaquina”

sábado, julho 19, 2008

UNIMA - PORTUGAL - " um virar de página"


"ainda este ano a UNIMA - PORTUGAL vai voltar a funcionar vai ser um virar de página", foi o que conseguimos saber esta semana, já existe uma comissão que vai por tudo a funcionar dentro em breve, ainda este ano tudo vai ficar pronto para que esta associação volte a juntar todos os que gostam e trabalham com marionetas, ficamos há espera.

Festival Internacional de Marionetas do Porto 2008


O Festival Internacional de Marionetas do Porto tem sido sempre um lugar onde nos permitimos fazer todas as deambulações através de pessoas, de estéticas, de culturas, oscilando entre as fidelidades e cumplicidades para com determinados grupos e artistas e os riscos e curiosidades perante o desconhecido. Gostamos das franjas, dos rompimentos, das transversalidades, dos desafios... sem perder de vista a nossa razão de existir: as marionetas.

Estamos de regresso à Praça D. João I de 12 a 20 de Setembro.

Nuno Carinhas é o autor do projecto de intervenção plástica na Praça desta edição. Chamou-lhe “Residencial da Praça” e é onde vamos viver o FIMP 2008.
Teremos uma parede de mentira porque tem portas de verdade - que sabem mais abrir do que fechar – e porque uma parede sozinha não fecha, enquadra.
Teremos muitos elementos móveis: floresta ficcional e mutante, grande palco ou pequenas ilhas; zonas de estar, de brincar e de jogar, de ver e de ouvir.
Teremos “hóspedes” que vêm de longe e outros que vêm de bem perto e vão mostrar-nos o quão longe podemos ir.
Teremos “residentes” fiéis – a C.ie La Zouze, o Teatro Praga, o Teatro de Ferro, o Balleteatro e o Movimento Incriativo -, connosco durante todo o festival, que nos mostram o que normalmente se esconde: os ensaios.

O FIMP vai ter um Hino. Composto por Hélder Gonçalves dos Clã, será executado na Praça D. João I por uma Fanfarra, na primeira convocatória deste FIMP 2008. A Fanfarra levar-nos-á depois pelas ruas da baixa do Porto até ao TeCA. Aí será o espectáculo de abertura: MacBeth pelo Teatro de Marionetas do Porto. Associamo-nos assim ao Teatro Nacional de S. João na celebração dos vinte anos de criações e actividade desta companhia. As primeiras palmas desta edição são para eles.
Durante toda a semana, ao fim da tarde, haverá rádio ao vivo com conversas, música, notícias e entrevistas. Os dias de fim-de-semana serão dedicados às famílias, com oficinas e espectáculos para todos. As noites de 12 a 20 de Setembro brindar-nos-ão com propostas de dança, música, circo e, claro, marionetas e objectos, portuguesas mas também belgas, francesas e inglesas.
O Hino do FIMP regressará pelas vozes do Coro do C.P.O., abrindo a festa final, a nossa discoteca ao ar livre, a Disco FIMP.

Sem bilheteiras, de portas abertas.
Vamos viver na Praça. Venha lá morar connosco.

Isabel Alves Costa
Julho de 2008

informações em www.fim.com.pt

21 Festival Internacional de Canela (Brasil) inscrições até 29/08/2008


data limite de postagem(carimbo dos correios):29/08/2008
21 festival internacional bonecos canela - fundação cultural de canela rua danton correa da silva,746 - centro - 95680-000 - canela RS

mais informações em www.bonecoscanela.com.br

quarta-feira, julho 16, 2008

inscrições para o festival mundial de marionetas acabam em 31 de Julho


as inscrições para o festival mundial de marionetas acabam em 31 de Julho mais informações em www.festival-marionnette.com

A farsa prepara-se cuidadosamente...entre marionetas e actores........














Equipa Artística e Técnica
(provisória)

Encenação
Clara Ribeiro
Filipa Alexandre

Cenografia e Marionetas
Migvel Tepes

Texto
autor anónimo
escrito em aprox. 1480

Interpretação
Alexandre Sá, Clara Ribeiro, Filipa Alexandre, Magda Mendes e Rogério Paulo

Apoio á construção
enVide neFelibata

adereços em couro
José Machado

http://josecarlosbarros.blogspot.com/


mais um blog de marionetas desta vez de José Carlos Barros

A DIVA MU - Música e sacos de plástico


No âmbito do 34º Festival Internacional de Música de Espinho / Ao som de uma música improvisada, formas disformes transformam-se e ganham vida. Clones antropomórficos de uma música com duas vidas, os sacos de plástico invadem o espaço. A música, agora personificada, multiplica o seu ser sonoro numa multidão de formas que se metamorfoseiam. Assim nasce, a Diva Mu.
A Diva Mu é um espectáculo de objectos, cuja personagem principal, é a música. Os objectos, simples sacos de plástico e de papel, tornam-se personagens de uma vida. A vida, da Diva Mu.


Para miúdos e graúdos
A partir duma ideia de Etienne Lamaison e Sylvain Peker
Clarinetes Etienne Lamaison
Marionetas Sylvain Peker
Luzes Ricardo Trindade

na Póvoa do Varzim - TEATRO NEGRO WORKSHOPS por Cengiz Özek (Turquia)AGOSTO 2008



Técnicas de Teatro Negro
De 14 a 18 de Agosto
Local: Auditório Municipal da Póvoa de Varzim
Módulo 1 - para Estudantes de Teatro:
9h/13h - 20h/total
Módulo 2 - para profissionais de teatro e outros interessados:
18h30/24h (com pausa de meia hora/jantar) - 25h/total
Máximo de Participantes:
25 (por módulo)
Custo de participação estudantes de teatro - módulo 1: 80?
Custo de Participação - módulo 2: 150?

Desenho e Construção de Marionetas para o Teatro Negro
De 19 a 23 de Agosto
Local: Espaço d?Mente do Varazim Teatro (Póvoa de Varzim) Módulo 3 - para Estudantes de Teatro:
9h/13h - 20h/total
Módulo 4 - para profissionais de teatro e outros interessados:
18h30/24h (com pausa de meia hora/jantar) - 25h/total
Máximo de Participantes:
25 (por módulo)
Custo de participação estudantes de teatro - módulo 3: 80?
Custo de Participação - módulo 4: 150?

Técnicas + Desenho e Construção de marionetas para o Teatro Negro
Custo de participação estudantes de teatro - módulo 1+3: 120?
Custo de Participação - módulo 2+4: 250?

Inscrições:
Envio Postal ou electrónico de:
Ficha de Inscrição
Pagamento ou prova do mesmo
Curriculum resumido


CONTACTOS:
www.varazimteatro.org | 916439009 | 912420129 | vt@varazimteatro.org
www.marionetasemviana.com | 963676174 | marionetas_viana@hotmail.com

Envio de Inscrições:
Varazim Teatro - Rua da Fortaleza, nº20 - 4490-511 Póvoa de Varzim
MAO - Edifício palácio, 3º - Sala 308 - 4900 - 495 Viana do Castelo
O Varazim Teatro e o MAO agradecem a quem puder colaborar na divulgação desta mensagem

segunda-feira, julho 07, 2008

TRULÉ estreou o espectáculo “teatro à la minuta”







No dia 4 de Julho o grupo de marionetas TRULÉ – Investigação de Formas Animadas estreou o novo espectáculo “Teatro à la minuta”. É numa caixa, que acontece a representação com bonecos, cujo aspecto exterior lembra a máquina fotográfica à la minuta que na primeira metade do século passado povoava os jardins, os monumentos e as festas populares do nosso país.

No teatro à la minuta o marionetista utilizando bonecos, num espaço cénico reduzido, realiza a representação de um espectáculo com a duração de poucos minutos para um só espectador.

As personagens Inocência Perpétua e Joaquim Falas Boas preparam-se para tirar um retrato num banco de jardim. O problema é que o fotógrafo se revela muito especial.

A estreia aconteceu na última edição do “Serão em torno da Fotografia” dedicado à fotografia à la minuta, organizado pela Câmara Municipal de Évora/Divisão de Assuntos Culturais, através do Arquivo Fotográfico.



Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,

Manuel Costa Dias

TRULÉ - Investigação de Formas Animadas

www.trulemarionetas.com.sapo.pt

já pode efectuar reservas para os espectáculos do T.M.Porto

Informamos que já pode efectuar reservas para os espectáculos a apresentar no Teatro Carlos Alberto e Mosteiro de São Bento da Vitória durante os meses de Setembro a Novembro. O contacto deverá ser feito directamente com a bilheteira destes espaços através do tel. 800 108 675.



MACBETH

TECA – 12 a 21 de Setembro

terça a sábado às 21h30, domingo às 16h00



NADA OU O SILÊNCIO DE BECKETT

TECA – 24 a 28 de Setembro

quarta a sábado às 21h30, domingo às 16h00



OS ENCANTOS DE MEDEIA

TECA – 1 a 5 de Outubro

quarta a sábado às 21h30, domingo às 16h00



CABARET MOLOTOV

MOSTEIRO S. BENTO DA VITÓRIA – 9 a 19 de Outubro

terça a domingo às 21h30



BOCA DE CENA Teatro-Jantar

MOSTEIRO S. BENTO DA VITÓRIA – 24 de Outubro a 2 de Novembro

terça a domingo às 21h00

noticias da companhia Mandrágora - Julho 2008


Caros Senhores, Colegas e amigos
Enviamos a nossa Newsetter de Julho. Teremos em destaque o espectáculo " Lendas da Minha Floresta", construído em colaboração com o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Esposende, a partir dos registos sonoros e memórias das vivências ambientais das gentes mais velhas do Concelho.
A primeira apresentação integra-se nas Festividades locais de Antãs, uma freguesia do Concelho de Esposende, dia 10 de Julho pelas 22h00.
Mas serão variadas as actividades a decorrer ao longo do mês.
Não deixe de visitar o nosso blog diariamente actualizado em:
www.marionetasanorte.blogspot.comE a nossa pagina Web:
www.marionetasmandragora.comOs melhores cumprimentos
Teatro e Marionetas de Mandrágora
Filipa Alexandre