quarta-feira, dezembro 10, 2014

S.A.Marionetas apresenta "Por este rio acima" de Fausto Bordalo Dias Estreia dia 27 Dezembro no C.T. de Alcobaça



Por este rio acima
A S.A.Marionetas pretende com esta criação homenagear duas obras-primas da cultura portuguesa - A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e o disco Por este rio acima de Fausto Bordalo Dias - através do teatro de marionetas, seguindo para isso a linha ideológica de criação do próprio Fausto, convergindo a tradição com a modernidade. Pretendemos construir uma matéria visual em torno da audição deste disco, cruzando diferentes técnicas e linguagens performativas. Ouvir, Ver e Sentir é a proposta.

Direcção Artística e Encenação: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre
Música original: Fausto Bordalo Dias
Manipulação: Sofia Olivença Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Marionetas: Sofia Olivença Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Marionetas de Vidro: Joana Silva e Jérémy Carvalho / Cencal
Cenografia: Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre
Manipulação Digital e Desenho em tempo real: Natacha Costa Pereira
Figurinos: Sofia Olivença Vinagre
Estruturas Cénicas: José Gil
Apoios: Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura/DGArtes, Câmara Municipal de Alcobaça, CENCAL, Fundação Calouste Gulbenkian, UNIMA-Portugal, ESDICA.

"capucha vermelha" o novo espectáculo da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora


Inspirado no conto dos irmãos Grimm
Marionetas de mecanismos, de mesa e de fios desdobram-se para contar um dos mais clássicos contos infantis sob o olhar atento da contemporaneidade, numa adaptação livre ao mundo que hoje nos rodeia.
www.marionetasmandragora.com

sábado, novembro 22, 2014

13ª edição do festival Casa Mágica em Valongo do Vouga de 28 a 30 Novembro 2014

13ª edição do festival Casa Mágica em Valongo do Vouga de 28 a 30 Novembro 2014

sexta-feira, novembro 21, 2014

A S.A.Marionetas recebeu o prémio "Best Traditional Show" no Harmony Word Puppet Carnival em Banguecoque

A S.A.Marionetas recebeu o prémio Best Traditional Show no Harmony Word Puppet Carnival em Banguecoque. De entre 170 companhias de 80 países, o Teatro Dom Roberto foi o escolhido!
Obrigado a todos os que nos têm apoiado ao longo do nosso percurso!

Apoio na digressão 2014/2015 de Governo de Portugal | Secretário de estado da Cultura | DGArtes; Embaixada de Portugal ;Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Oriente; Município de Alcobaça; Arte Institute.


Trulé conquistou 3 prémios na Rússia - melhor construtor de marionetas, o de melhor marionetista e o prémio do público

No Red Mood International Puppet Festival of Small Forms o TRULÉ ganhou três prémios, respetivamente o de melhor construtor de marionetas, o de melhor marionetista e o prémio do público.
Com estes prémios são 15 os prémios ganhos pelo TRULÉ desde 2001 em Festivais Internacionais respetivamente na Polónia, República Checa, República Popular da China, Roménia, Sérvia, Cazaquistão, Indonésia e Rússia.

quarta-feira, outubro 15, 2014

novo espectáculo da companhia Marionetas do Porto - Agapornis

Amar como Anaïs Nin amou
Agapornis,é a primeira vez do Teatro de Marionetas do Porto com personagens do tamanho da vida. E um corpo-a-corpo com uma mulher em série — perigosa, como todos os amantes.


É uma vida para maiores de 18, a de Anaïs Nin.

Não por causa do encontro com Henry Miller e com a mulher da vida de ambos, June, mas por causa do que já vinha de trás (A Casa do Incesto não era só um romance que ela tinha escrito, era mesmo a casa onde tinha vivido com o pai, o pianista cubano Joaquín Nin) e pelo que continuaria a vir até 1977, o ano em que morreu de cancro e não de morte natural, como nunca morre o amor (“Anaïs Nin estava certa”, há-de dizer o poeta e cronista brasileiro Fabrício Carpinejar, o amor morre “porque o matamos ou deixamos morrer”, em “mortes patéticas, cruéis, sem obituário e missa de sétimo dia”).

Ela seria mais gráfica: teve uma vida para maiores de 18 por causa do sexo – em muitos sentido futurista, em muitos sentidos perigoso – que primeiro viveu e depois transcreveu, usando todas as letras, fazendo todos os desenhos, numa série de diários que conta uma história alternativa da primeira metade do século XX. É uma história tão alternativa que parece “quase contemporânea”, diz ao Ípsilon Rui Queiroz de Matos, que com Edgard Fernandes encena Agapornis, o corpo-a-corpo com Anaïs Nin que hoje abre, no Teatro Carlos Alberto, a 25.ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Em muitos sentidos, já agora, Agapornis tem o peso de uma primeira vez para o Teatro de Marionetas do Porto. Há precedentes no grafismo – João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), o fundador da companhia, abriu-os logo em 1988, com a sua versão para maiores de 18 de um conto infantil, Capuchinho Vermelho XXX –, mas não na escala (as marionetas de Agapornis têm o tamanho de um adulto de estatura normal), nem no peso (real e simbólico) de pôr uma vida real às costas de um objecto inanimado (quatro, no caso, porque a Anaïs Nin articulada, e de tamanho natural, que se senta na chaise-longue cor-de-rosa, é uma mulher em série). “Queríamos fazer um espectáculo para adultos, assumidamente para adultos, até porque é matriz da companhia alternar peças infantis com criações para um público mais crescido. E ao fim de algum tempo a trabalhar nessa ideia chegámos a algumas conclusões. Primeiro, fazia sentido usarmos marionetas de tamanho natural, coisa que nunca tínhamos feito. Segundo, a Anaïs Nin era a figura certa para o imaginário – adulto – que tínhamos vontade de abordar”, explica a coreógrafa Isabel Barros, que assumiu a direcção da companhia depois da morte de Seara Cardoso.

Qual das Anaïs Nin (acabámos de escrever que é uma mulher em série)? Todas, respondem Rui Queiroz de Matos e Edgard Fernandes: “A Anaïs Nin dos diários, a Anaïs Nin de A Casa do Incesto, a Anaïs Nin da correspondência com Henry Miller, e até a Anaïs Nin de Henry & June [o filme de Philip Kaufman em que Maria de Medeiros era Anaïs Nin e Uma Thurman era June, a mulher de Henry Miller]. No fundo, todas as mulheres, naquilo que têm de mais sensual e de mais sexual – e embora nós sejamos homens.”

Suporte vital

Também têm o seu papel aqui, os homens: manipulando anonimamente as quatro marionetas que são outras tantas possibilidades de Anaïs Nin (a própria, observando a sua vida com a distância e a perturbação de uma voyeuse, de uma espectadora, de uma visita, mas também as outras: Bijou, a prostituta; June, a mulher da sua vida; e a andrógina, que como Anaïs se movimenta entre dois géneros), e contracenando com ela (Simão Luís, a única personagem masculina de Agapornis, é ao mesmo tempo Henry Miller e todos os outros homens que passaram por Anaïs Nin, incluindo o pai). “Foi o pai quem a levou a escrever, foi o Henry Miller quem a levou a continuar a escrever. Como mulher e como escritora, os homens foram para Anaïs Nin uma espécie de suporte vital. E também é esse o papel que têm neste espectáculo – uma papel que exige uma química que não vem de repente, uma disponibilidade para a descoberta. Ao mesmo tempo, o facto de não haver actrizes em cena resulta da nossa vontade de deixar que sejam as marionetas a organizar este universo: uma mulher aqui iria competir com a marioneta, e não seria justo”, argumentam.

Ainda que de tamanho natural, as mulheres-marioneta de Agapornis, criadas por Júlio Vanzeler, não se confundem com mulheres reais – são corpos mecânicos, articulados, sem sangue, sem saliva, sem suor. É por isso que o sexo aqui, apesar de explícito (textual e performativamente), não é puramente físico. “Nos textos dela, as imagens mais obscenas e mais chocantes adquirem uma poética incrível. Mais do que sobre sexo, a Anaïs Nin escreveu sobre o amor – mas sobre o amor com sexo, que no fundo é uma ideia quase contemporânea. À época, uma vida como a de Anaïs Nin era pecaminosa, grotesca; vista hoje, quase um século depois, é sobretudo uma vida muito libertina. Melhor, uma vida muito livre”, diz Rui Queiroz de Matos.

Agapornis fez-se com essa liberdade – a liberdade de quem “percorre os caminhos mais estranhos e mais perversos” e ao mesmo tempo paira acima disso tudo. Não sangram, não salivam, não suam, estas marionetas. Mas talvez já tenham matado e sejam serial-killers perigosos, como todos os amantes.

Agapornis
Autoria: Anaïs Nin (a partir)
Texto: Edgard Fernandes, Rui Queiroz de Matos
Encenação: Edgard Fernandes, Rui Queiroz de Matos
Figurinos: Patrícia Valente
Cenografia: Pedro Tudela
Desenho de luz: Filipe Azevedo, Francisco Campos, Renato Marinho
Actor(es): Edgard Fernandes, Rui Queiroz de Matos, Simão Luís, Vasco Temudo
Companhia: Teatro de Marionetas do Porto

INÊS NADAIS 10/10/2014
In http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/amar-como-anais-nin-amou-1672150#/0

Exposição Theatrum Puparum – espólio dos espectáculos de cariz medieval da S.A.Marionetas De 10 a 26 de Outubro 2014 em Alcobaça



Galeria Rés-do-Chão |LoLiPoP|em Alcobaça junto ao mosteiro
Exposição |Theatrum Puparum – espólio dos espectáculos de cariz medieval da S.A.Marionetas
De 10 a 26 de Outubro 2014|2ª a sábado das 10h00 às 19h00

PROJECTO FUNICULAR - Formação na Área do Teatro de Marionetas - WORKSHOP BUNRAKU: ANATOMIA E MANIPULAÇÃO - 3 a 9 de Novembro de 2014

WORKSHOP
BUNRAKU: ANATOMIA E MANIPULAÇÃO
BUNRAKU PUPPET: THE ANATOMY AND MANIPULATION
Coordenação Directed by Thomas Lundqvist (SE)
..........
3 a 9 de Novembro de 2014 3 to 9 November 2014

PROJECTO FUNICULAR - Formação na Área do Teatro de Marionetas
A Training Project on Puppetry
WORKSHOPS - Lisboa - Portugal

Thomas Lundqvist é considerado o maior especialista europeu de Bunraku. Uma oportunidade única para aprender esta técnica japonesa, geralmente envolta em grande segredo. Por outro lado, esta aprendizagem permitirá a utilização dos seus mecanismos em outro tipo de marionetas, garantido a reciclagem, aperfeiçoamento e a descoberta de novas possibilidades no teatro de marionetas.

Thomas Lundqvist is regarded as the European greatest specialist in Bunraku. An unique opportunity to learn this Japanese technique, usually shrouded in great secrecy. On the other hand, this learning will allow the use of its mechanisms in other types of puppets, guaranteeing professional recycling, improvement and discovery of new possibilities in puppetry.

★ PROJECTO FUNICULAR ★
Um projecto de formação do A Training Project of CAMa - Centro de Artes da Marioneta / A Tarumba
BUNRAKU: Anatomia e Manipulação
BUNRAKU PUPPET: The Anatomy and Manipulation
Coordenação Directed by: Thomas Lundqvist
3 a 9 de Novembro (Segunda a Domingo) 3 to 9 November (Monday to Sunday)


DESTINATÁRIOS FOR:
Marionetistas, actores, cenógrafos, artistas plásticos e estudantes de artes performativas
Puppeteers, actors, scenographers, visual artists and performing arts students
N.º PARTICIPANTES NUMBER OF PARTICIPANTS: 16
HORÁRIO WORKSHOP TIMES: Segunda a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 19h
Monday to Sunday from 10am to 1pm and 2pm to 7pm
IDIOMA WORKING LANGUAGE: Inglês English
CUSTO FEE: 85€
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO DEADLINE FOR APPLICATIONS: 20 de Outubro de 2014 20 October 2014
CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO ATTENDANCE CONFIRMATION:
23 de Outubro de 2014 23 October 2014

INFO E INSCRIÇÕES INFO AND INSCRIPTIONS
A inscrição no workshop (sujeita a selecção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, à qual deverá ser anexado um currículo vitae actualizado e detalhado, acompanhado de carta de motivação. Pode enviar a documentação necessária via e-mail para info@tarumba.org ou projectofunicular@gmail.com.
The inscription in the workshop (subject to selection) is made by the dully filled application form and by enclosing a detailed and updated curriculum vitae and a motivation letter. You can send all the documentation by e-mail for info@tarumba.org or projectofunicular@gmail.com.
Mais info More info
BIO
Thomas Lundqvist, escultor, construtor de marionetas e marionetista, é considerado o maior especialista europeu de Bunraku. Estudou na Academy of Fine Arts de Estocolmo, entre 1974 e 1979. A sua primeira experiência no teatro de marionetas ocorreu no final dos anos sessenta. Fundou a sua companhia Dockteater Svarta Katten em 1986, a qual tem realizado diversas tournées na Suécia e em vários países da Europa ao longo dos anos.
Thomas Lundqvist constrói marionetas para outras companhias e tem participado em vários projectos artísticos, mas também tem trabalhado para grandes teatros, ópera e produções televisivas. Destaca-se entre outros, os seus trabalhos desenvolvidos para a companhia de Michael Meshke, Marionetteatern, Roman Paska, Dreamplay e Schoolboy Play, que foi apresentado em Lisboa, no FIMFA Lx10, ou a ópera de Tan Dun: Tea, The Hearts Mirror, em Estocolmo e Pequim.
Desde sempre se interessou pela arte japonesa do Bunraku, mas o seu processo de aprendizagem não foi fácil, dada a dificuldade em encontrar informações sobre este tipo de marionetas. Através da experimentação e estudo foi capaz de produzir marionetas tipo Bunraku na sua forma tradicional. Nas maioria das suas produções utiliza um tipo inovador de marioneta Bunraku, manipulada por um único manipulador, embora construa as partes principais desta marioneta de forma tradicional.
Tem realizado diversos cursos na Europa e é um escultor caracterizado pela beleza estética e peculiaridades técnicas das suas peças.

info@tarumba.org ou projectofunicular@gmail.com

O FUNÂMBULO da Alma d´Arame no FIMP 2014

O FUNÂMBULO - ON THE ROAD

De carácter experimental, este trabalho pretende fazer uma ligação entre dois universos, bem distintos: o do teatro de objectos e de marionetas com o universo da música experimental electro - acústica.

DIA 17 DE OUTUBRO NO FIMP – Porto - 19h00 NA SALA ESTÚDIO DO TEATRO DO CAMPO ALEGRE.

quarta-feira, outubro 08, 2014

Marionetas de Mandrágora no Festival - Marionetas na cidade Alcobaça. "Para que servem as mãos".

LAFONTANA recebe prémio na Bulgária

LAFONTANA recebe prémio na Bulgária

TENHO O PRAZER DE PARTILHAR CONVOSCO, AMIGOS E COLEGAS, EM PRIMEIRA MÃO, A BOA NOTÍCIA SOBRE A ÚLTIMA ALEGRIA AQUI NA NOSSA COMPANHIA DE TEATRO:

"O Festival The Golden Dollphin de Varna, o maior e mais prestigiado certame Internacional de marionetas na Bulgaria, acaba de conceder ao ator luso-brasileiro Marcelo Lafontana o prémio de melhor intérprete do festival, com o espetáculo Prometeu.
Esta distinção é de grande importância para o trabalho da nossa companhia, especialmente tendo em conta o elevado nível deste festival, que contou com a presença dos mais significativos grupos búlgaros e com projetos seleccionados a partir dos mais diversos países estrangeiros, tais como Israel, Espanha, França, Georgia, Coreia, etc.
É com muito orgulho que partilhamos esta boa nova com o nosso público, amigos e colegas. Trata-se de uma distinção de qualidade que reforça o nosso ânimo e confere maior credibilidade ao nosso projeto."
mo e confere maior credibilidade ao nosso projeto."

segunda-feira, outubro 06, 2014

FIMP 2014



Programa FIMP 2014
10 a 18 de Outubro
Exposição Madame Panckouck
Stefano Tedioli
Centro Português de Fotografia, 3ª a 6ª das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 | Sábado e Domingo das 15h00 às 19h00
Para toda a família
Entrada gratuita

10 e 11 de Outubro
AGAPORNIS
Teatro de Marionetas do Porto
Teatro Carlos Alberto, às 21h30
M/18
7,50€ a 15€

11 e 12 de Outubro
A Cauda do Senhor Kat
MECANIkA Teatro Nacional São João, às 16h00
M/4
10€

11 e 12 de Outubro
OLO
Teatro de Ferro
Sala do Tribunal do Mosteiro de São Bento da Vitória, às 19h00
M/12
6€ a 12€

11 e 12 de Outubro
Deep News #2
MECANIkA
Teatro de Belomonte, às 20h00
M/12
3,5€ a 5€

11 e 12 de Outubro
GO!
Polina Borisova
Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória, às 21h30
M/12
6€ a 12€

12, 13, 14, 16 e 17 de Outubro
O Ciclo do Linho
Teatro da Marca Branca
FNAC NorteShopping, dia 12 às 15h30; Mercado do Bolhão, dia 13 às 13h30; Ovelha Negra, dia 14 às 13h30; Fernandes, Mattos & Cª Lda. / A Vida Portuguesa, dia 16 às 17h30; Lopo Xavier, dia 17 às 17h30
M/6
Entrada gratuita

13 a 15 de Outubro
Ciclo de Cinema Documental Marionnettes du Monde
Acrobates Films
M/12
Entrada gratuita

Taiwan e as Suas Marionetas
Realização: Jean-Robert Thomann
Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, dia 13 às 21h30
M/12
Entrada Gratuita

Polónia, História de Marionetas
Realização: Marie-Laure Désidéri e Christian Argentino
Auditório da Junta de Freguesia do Bonfim, dia 14 às 21h30
M/12
Entrada Gratuita

Togo: O Mestre de Marionetas
Realização: Christian Lajoumard
Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, dia 15 às 21h30
M/12
Entrada Gratuita

16 de Outubro
Homenagem a Isabel Alves Costa
FIMP | Comédias do Minho | Teatro Municipal Rivoli
Teatro Municipal Rivoli, dia 16, às 15h00

16 e 17 de Outubro
Exposição Esta Casa Tem Dez Anos
Comédias do Minho
Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Para toda a família
Entrada gratuita

16 a 18 de Outubro
Teatro Dom Roberto
Marionetas da Feira
Escola Básica e Secundário do Cerco, dia 16 às 10h00; Escola Leonardo Coimbra, dia 17 às 10h00 e Bairro do Lagarteiro, dia 17 às 17h00; Estação de Metro da Trindade, dia 18 às 11h00 e Bairro da Pasteleira, dia 18 às 17h00
Para toda a família
Entrada Gratuita

16 a 18 de Outubro
Mironescópio
A Tarumba
Sala de Ensaios do Teatro Municipal Campo Alegre, às 20h00, 23h00 e 00h30
M/18
5€ a 7,5€

17 de Outubro
Funâmbulo
Alma d’Arame
Sala Estúdio do Teatro Municipal Campo Alegre, às 19h00
M/6
5€ a 7,5€

17 e 18 de Outubro
Performance Death is Certain
Eva Meyer-Keller
Oficina do Teatro Municipal Campo Alegre, às 21h30
M/12
5€ a 7,5€

17 e 18 de Outubro
As Filhas do Diabo
Limite Zero
mala.voadora.porto, dia 17 às 21h30 e dia 18 às 18h00 e às 21h30
M/6
5€ a 7,5€

18 de outubro
A Casa
Comédias do Minho
Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória, dia 18 às 11h00 e 16h00
Para toda a família
10€



PROGRAMAÇÃO WOP (WORKSHOPS)

11 a 18 de Outubro
Fimpalitos
FIMP
Público geral, dia 11 às 11h00 na FNAC de Sta. Catarina | Escolas – Sessões por marcação
Para toda a família
Participação gratuita

11 e 12 de Outubro
Fotografia Lúdica
Stefano Tedioli
Centro Português de Fotografia, às 15h00
Para crianças dos 6 aos 12 anos
Participação gratuita

13 a 16 de Outubro
MANIPULA#SOM
Companhia Radar 360º
Sala Estúdio do Teatro Municipal Campo Alegre, das 20h00 às 23h00
Jovens e adultos dos 18 aos 35 anos

PROGRAMAÇÃO WIP (WORK IN PROGRESS)

12 de Outubro
WIP Júnior E Tu, Filmas?
Matilde Veloso Gandra
Sala de Ensaios do Teatro de Ferro, às 11h00
Para toda a família
Entrada gratuita

13 de Outubro
Botequim
Trupe Fandanga
Sala de Ensaios do Teatro Municipal Rivoli, às 19h00
Para toda a família
Entrada gratuita

14 de Outubro
Sr. Henri e as Louisettes
Louisettes Batedeira Eléctrica Projecto
Sala de Ensaios do Teatro Municipal Rivoli, às 19h00
Para toda a família
Entrada gratuita

15 de Outubro
L’Objet-Trouvé Perdu / O Objecto-Encontrado Perdido
Teatro de Ferro
Sala de Ensaios do Teatro de Ferro, às 19h00
Para toda a família
Entrada gratuita

16 de Outubro
Abutre
Filipe Caldeira
Sala de Ensaios do Teatro de Ferro, às 19h00
Para toda a família
Entrada gratuita

16 de Outubro
MANIPULA#SOM
Companhia Radar 360º
Apresentação pública do resultado do workshop MANIPULA#SOM, a ter lugar entre os dias 12 e 16 de Outubro.
M/12
Entrada gratuita

terça-feira, setembro 23, 2014

17ª edição Marionetas na Cidade de 9 a 12 de Outubro em Alcobaça



MARIONETAS NA CIDADE
Alcobaça
9 a 12 Outubro 2014

9 Outubro 2014
Escola EB1 da Vestiaria10h30
S.A.Marionetas Theatrum Puparum – Inês de Castro
Programa para Escolas

9 Outubro 2014
Agrupamento de Escolas de Cister – Centro Escolar de Alcobaça14h3015h30
S.A.Marionetas Theatrum Puparum – Inês de Castro
Programa para Escolas

9 Outubro 2014
Cine-Teatro de Alcobaça21h30
El Patio A Mano
Entrada só por convite

9 Outubro 2014
Tertúlia Café23h00
Tertúlia com a companhia El Patio sobre o espectáculo A Mano

10 Outubro 2014
Escola Adães Bermudes10h30
Teatro e Marionetas de MandrágoraPara que servem as mãos
Maiores de 3 anos
Programa para Escolassujeito a reserva antecipada

10 Outubro 2014
Cine-Teatro de Alcobaça 14h00
El Patio A Mano
Maiores de 6 anos
Programa para Escolassujeito a reserva antecipada no Cine-Teatro de Alcobaça

10 Outubro 2014
Galeria Rés-do-Chão LoLiPoP18h00
Exposição Theatrum Puparum – espólio dos espectáculos de cariz medieval da S.A.Marionetas
De 10 a 26 de Outubro 20142ª a sábado das 10h00 às 19h00

10 Outubro 2014
Cine-Teatro de Alcobaça 21h30
Chão d’Oliva – Fio d’Azeite Volley
Maiores de 12 anosBilhete 5€

11 Outubro 2014
Mercado Municipal de Alcobaça 10h30
Agostinho e Felicidade – animação de rua
Todas as idades

11 Outubro 2014
Mercado Municipal de Alcobaça 11h00
S.A.Marionetas Teatro Dom Roberto
Maiores de 4 anos

11 Outubro 2014
Praça 25 de Abril 15h00
Marionetas da FeiraCirco das Marionetas
Todas as idades

11 Outubro 2014
Praça 25 de Abril 15h30
Red CloudTeatro Dom Roberto
Todas as idades

11 Outubro 2014
Praça 25 de Abril 16h00
Companhia MarimbondoIn the beginning
Todas as idades

11 Outubro 2014
Praça 25 de Abril Rua 16 de OutubroPraça Afonso Henriques16h00
Agostinho e Felicidade – animação de rua
Todas as idades

11 Outubro 2014
Praça 25 de Abril 17h30
Limite ZeroAs Filhas do Diabo
Todas as idades

11 Outubro 2014
Cine-Teatro de Alcobaça 21h30
LaFOntana – Formas Animadas Prometeu
Maiores de 6 anosAdultos 5€Crianças até 12 anos 3,5€

12 Outubro 2014
Praça 25 de Abril Rua 16 de OutubroPraça Afonso Henriques15h00
Agostinho e Felicidade – animação de rua
Todas as idades

12 Outubro 2014
Praça 25 de Abril 16h00
Marionetas da FeiraCirco das Marionetas
Todas as idades

12 Outubro 2014
Praça 25 de Abril 16h30
Red CloudTeatro Dom Roberto
Todas as idades

12 Outubro 2014
Praça 25 de Abril 16h30
Red CloudTeatro Dom Roberto
Todas as idades

12 Outubro 2014
Praça 25 de Abril 17h00
Companhia MarimbondoIn the beginning
Todas as idades


Mais informação em
http://www.samarionetas.com/#!marionetas-na-cidade/c1l7k
https://www.facebook.com/samarionetas?fref=ts
http://www.cm-alcobaca.pt/pt/menu/417/cine-teatro-de-alcobaca.aspx


Reservas e Informações
S.A.Marionetas967 086 609965 861 018
Cine-Teatro de Alcobaça262 580 890

Programa e horários podem sofrer alterações

quarta-feira, setembro 17, 2014

estreia de "O Cerco" pela companhia S.A.Marionetas dia 26 de Setembro de 2014 em Guimarães



" O CERCO" Original de Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre e José Gil - nova produção S.A.MArionetas - ESTREIA dia 26 em Guimarães no evento Feira Afonsina até 28 de Setembro no recinto da feira

Estavam três cozinheiros a tentar vender o seu caudle miraculos nas ruas de Guimarães quando se deu o cerco ao castelo. Estes não desistiram da sua venda e agora explicam como tudo se passou até ao final do cerco.

terça-feira, julho 22, 2014

Lua Cheia na Festa do Avante. Avanteatro, dia 7 set, domingo, às 11h00.

TEATRO
Brinco de Penas
LUA CHEIA - TEATRO PARA TODOS
ESPECTÁCULO DE MARIONETAS E IMAGEM ANIMADA

TextoMaria Teresa Maia Gonzalez
Versão Cénica e Interpretação Ana Enes e Maria João Trindade
Música OriginalCristiano Barata
Sonoplastia e Execução MusicalCristiano Barata e Moz Carrapa
MarionetasMarta Fernandes da Silva
Espaço CénicoMaria D’ Almeida e Lua Cheia
Figurinos de actrizesZé Nova
Figurinos de marionetasMaria d’Almeida
Ilustrações e Design GráficoInês do Carmo
FotografiasCarlos Muralhas
Direcção de ComunicaçãoAna Enes
Direcção de ProduçãoMaria João Trindade
Pé-de-Atleta é um pequeno índio que ao passear tranquilamente em terras da Águia Tonta, se depara com o cair inesperado de seis coloridas penas de ave. De onde terão vindo? O que irá fazer com elas e será que têm algum significado especial? Muitos tentaram desvendar aquele grande mistério… E tu queres conhecê-lo?

Agenda da companhia Marionetas de Mandrágora - Agosto 2014

S.A.Marionetas em Inglaterra com o espectáculo Dom Roberto de 24 a 28 de Julho 2014

A Companhia S.A.Marionetas de Alcobaça/Portugal irá apresentar o teatro tradicional português de marionetas o Teatro Dom Roberto em Inglaterra dias 25,26,27,28 de Julho nas cidades de Lincoln e Penrith. Em ambas as cidades os espectáculos são integrados em festivais de teatro de marionetas e decorrem durante a manhã e tarde.

terça-feira, julho 15, 2014

S.A.Marionetas preparam duas novas produções "O Azarado" e "O Cerco"

S.A.Marionetas preparam duas novas produções. "O Azarado" a estrear dia 31 Julho em Santa Maria da Feira inserido na Viagem Medieval.E "O Cerco" que estria dia 19 de Setembro em Guimarães na Feira Afonsina.Por agora só temos esta foto que a companhia publicou no sur facebook, ficamos a aguardar por mais...

na revista Mutante...

Espetáculos / Marionetas da Feiras
By Sara Quaresma Capitão · On 14/07/2014
É verão e as Marionetas da Feira andam à solta, numa série de espetáculos que vamos anunciar.

Arte antiga, para miúdos e graúdos, já nos conquistou, há um tempo, na Mutante (aqui), numa conversa solta com um dos mentores do projeto Marionetas da Feira, o Rui Sousa, e é arte que espera por si, em vários pontos do país, junto com os seus bonecos-atores para vos fazerem dar boas gargalhadas e não só. É arte nossa que merece ser vista por todos e com estes espetáculos na agenda:

20/07, 11h00 / “Construção de Passarolas” – (Oficina Divertida) – Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho, Esmoriz.
25/07, 17h00 e 20h00 / “Circo das Marionetas” – (Espetáculo, entrada livre) – Monte de São Lourenço, Vila Chã.
26/07, 15h00 e 17h00 / “O Barbeiro + Tourada à Portuguesa” – (Espetáculo, entrada livre) – R. 19 (15h00, junto à Alves Ribeiro) e Piscina Solar Atlântico (17h00), Espinho.
05/08 / “Fios de Música” – (Espetáculo, entrada livre) – FURA/ Festa Urbana Rua Animada, Furadouro.
10/08, 11h00 / “O Barbeiro + Tourada à Portuguesa” – (Espetáculo, entrada livre) – Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho, Esmoriz.
E de 31 de julho a 10 de agosto pode ver “Painel da Punição” – (ponto de recordação fotográfica) – XIV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.

É reler a entrevista, é ir ao teatro de marionetas! •

in http://mutante.pt/2014/07/espetaculos-marionetas-da-feiras/

quarta-feira, julho 09, 2014

pela primeira vez na história da marioneta portuguesa todos os executantes do Teatro Dom Roberto estiveram juntos

fotografia de Sofia Vinagre

"Pela primeira vez na história da marioneta portuguesa todos os executantes do Teatro Dom Roberto estiveram juntos!"
Podia ser uma frase completamente banal sobre este acontecimento. Mas é algo muito difícil de se concretizar. Em 1999 realizou-se o 1º encontro de Robertos em Alcobaça, mas não pode estar o Raul Constante Pereira. Depois em 2006 no 2º encontro em Alcobaça o Jorge Soares e o Francisco Mota. Em 2010 o 3º encontro também em Alcobaça o Manuel Dias e o Francisco Mota não poderam marcar presença. Em Montemor-o-Novo realizou-se o 4º encontro em 2012 com todos os que se sabia fazerem o Teatro Dom Roberto, mas faltava o Vitor Costa pois não sabíamos da sua existência.
em 2012 o Museu da Marioneta em Lisboa realiza a primeira maratona de robertos onde o João Costa não pode participar. Agora em 2014 temos 11 marionetistas que finalmente se juntaram todos no mesmo dia no mesmo sitio. É sem duvida um marco na história da marioneta portuguesa. De 5 executantes em 1999 passados 15 anos mais que duplicou o numero de bonecreiros a interpretar o teatro tradicional de marionetas português. Obrigado ao museu da marionetas em Lisboa por ter conseguido realizar este encontro que irá ser lembrado para todo o sempre. Um grande bem haja.
José Gil / S.A.Marionetas

Teatro de Ferro - Julho 2014

quarta-feira, julho 02, 2014

MARATONA DE ROBERTOS | Rotas de Polichinelo Espectáculos de Robertos 5 Julho - Largo do Chiado | 6 Julho - Belém, Jardim Vieira Portuense | a partir das 14h30

O teatro de Dom Roberto faz parte da grande tradição portuguesa do teatro de marionetas.
Dom Roberto é directo e rude e resolve quase sempre as suas discussões à paulada… mas é também simpático e bonacheirão, criando grande empatia nos seus públicos!

Nas Maratonas de Robertos, integradas no Festival Rotas de Polichinelo, venha assistir aos espectáculos dos onze bonecreiros activos em Portugal, com as suas pequenas tendas de fantoches

FRANCISCO MOTA
JOÃO COSTA
JORGE SOARES
JOSÉ GIL
MANUEL DIAS
NUNO CORREIA PINTO
RAUL CONSTANTE PEREIRA
RUI SOUSA
SARA HENRIQUES
SÉRGIO ROLO
VÍTOR COSTA

No dia 6 de Julho, venha ainda assistir a um espetáculo de Mamulengo, teatro popular de bonecos do nordeste brasileiro, pela Companhia Teatral Lafontana - Formas Animadas.

4 Julho a 28 Setembro ROTAS DE POLICHINELO | Exposição Museu da Marioneta

ROTAS DE POLICHINELO é uma grande exposição de marionetas europeias, a enorme família de marionetas do teatro popular europeu, onde se inscreve o nosso famoso Dom Roberto.

Com esta exposição, o Museu da Marioneta vai dar a conhecer os Polichinelos de algumas das principais cidades europeias, esses grandes pequenos heróis tradicionais, alguns dos quais quase desaparecidos.

Esta grande família tradicional de pequenos heróis nasceu em Nápoles, durante o Renascimento, e enraizou-se profundamente, constituindo-se como um património vasto de personagens e de histórias, mas também das tradições e crenças dos seus povos das suas cidades.

Apresentada agora pelo Museu da Marioneta, a exposição tem por base o trabalho de pesquisa realizado por Toni Rumbau e foi organizada e inicialmente apresentada no TOPIC (Centro Internacional de Marionetas de Tolosa), numa mostra para a qual o Museu já colaborou através da cedência de marionetas populares portuguesas.

Mais um Prémio para a companhia TRULÉ

O Trulé e o Manuel Dias estão de parabéns mais uma vez!!!
Prémio ganho pelo TRULÉ em Nanchong, "espetáculo de excelência", no 1st China Nanchong International Puppet Art Week

quinta-feira, maio 29, 2014

nova produção de Marcelo La Fontana "Peregrinação"

Lua Cheia apresenta "Raposa vs Corvo e Galo"


http://www.luacheia.pt

newsletter da companhia Marionetas de Mandrágora



http://www.marionetasmandragora.com

FOME na 2ª edição de 9 a 15 de Junho 2014



informações em: http://www.actateatro.org.pt/FOMe/

FIMO Festival Internacional de marionetas de Ovar 2014



informações em http://401280.tbits.me/

Nova deslocação à China do TRULÉ

Nova deslocação à China do TRULÉ

Entre 1 e 6 de Junho do presente ano o TRULÉ – Investigação de Formas Animadas vai representar Portugal e a cidade de Évora, com Puppets of my Life, no 1st China (Nanchong) International Puppet Art Festival que se realiza na cidade de Nanchong na República Popular da China.
O Festival é organizado pela Asia-Pacific Commission UNIMA, pelo People’s Government of Nanchong e pela UNIMA China.
Com esta será a quarta deslocação do TRULÉ a Festivais Internacionais no território chinês.
Na primeira deslocação em 2005 o TRULÉ participou no Shanghai International Children Theatre Festival 2005 em Shanghai e ganhou o prémio de Performance of Excellence, na segunda deslocação em 2010 participou no 2nd “Golden Magnolia” Shanghai International Puppet Festival &Competition em Shanghai e ganhou o prémio Golden Magnolia Arts Innovation e por ultimo em 2012 participou no 21st UNIMA Congress & World Puppetry Festival em Chengdu e ganhou o prémio Excellent Visual Effects.
Nesta deslocação o TRULÉ é apoiado pela Fundação Oriente, pela Fundação Stanley Ho, pela Câmara Municipal de Évora e pela É Neste País Associação Cultural.

Manuel Costa Dias
TRULÉ - Investigação de Formas Animadas
www.trule.pt

7º Encontro Internacional de Marionetas em Montemor-O-Novo 2014


Mais info em http://www.almadarame.pt/

sexta-feira, maio 23, 2014

FIMFA Lx14 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas 7 a 25 de Maio de 2014




FIMFA Lx14 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
7 a 25 de Maio de 2014

O Grande Palco da Arte das Marionetas volta a encher Lisboa na sua 14ª edição!
Elefantes, robótica, sombras de objectos abandonados, marionetas hiper-realistas, um verdadeiro cocktail explosivo sobre os grandes temas da humanidade...

fimfa14

“Nós criamos robots por razões poéticas.” - Amit Drori

“A principal característica dos marionetistas é a crença na vida oculta das coisas. Um pedaço de papel amarrotado, uma cadeira de cozinha, uma caixa ou um livro podem parecer respirar nas suas mãos. Outra característica marcante (...), é a criatividade visual que desejam expressar em termos cénicos. Olham para um texto através do prisma das imagens em movimento; vêem camelos nas nuvens, bailarinos em narcisos, um homem velho num saco de lixo preto ou lobos nas paredes.” - Penny Francis

"Enquanto um actor luta para morrer no palco, as marionetas lutam para viver e é por causa desta luta que o público é capaz de criar empatia com elas." - Adrian Kohler, Handspring Puppet Company

A Tarumba - Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, 7 a 25 de Maio, a 14ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. Um projecto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento de uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas. Os espectáculos programados revelarão a múltipla presença da marioneta nas artes cénicas de vários países, numa perspectiva maioritariamente contemporânea.

O FIMFA Lx afirmou-se nacional e internacionalmente, desde 2001, como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, que se desenrola a partir de critérios rigorosos de qualidade e reconhecido mérito artístico. É sustentado por um conjunto amplo de parcerias de programação, apresentando as formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, mas não esquecendo o seu contraponto com as mais tradicionais.

Maio é o mês do FIMFA! Durante dezanove dias Lisboa será de novo o grande ponto de encontro internacional do teatro de marionetas e formas animadas. São nossos convidados cerca de catorze companhias e criadores, provenientes de diversos países, como a Alemanha, França, Espanha, Finlândia, Holanda, Noruega, Israel, Reino Unido e Portugal. Estão previstas cerca de cinquenta representações que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares.

A 14ª edição tem o apoio do Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura - Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Teatro São Luiz, o Teatro Maria Matos, o Museu da Marioneta, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém - Fábricas das Artes, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro Meridional, entre outros. Este ano o FIMFA realiza ainda uma nova parceria, com um novo espaço de apresentação, o Teatro Taborda.

Um programa composto por novas criações, portuguesas e internacionais, quase todas estreias nacionais, que abordam temas como a memória, a separação, o amor, o terrorismo, a morte, o medo, a alegria, a partir de formas, técnicas e propostas estéticas muito diferentes entre si, mas com pontes de ligação bastante singulares, numa perspectiva de transversalidade artística, estabelecendo ligações entre a marioneta e outros campos artísticos. Jovens e reputados artistas que mergulham na mitologia e nas grandes sagas e que se apropriam da liberdade criativa do teatro de marionetas.

Ao apresentarmos o programa da 14ª edição não podemos deixar de compartilhar o facto de a sua organização ter sido das mais difíceis desde que o FIMFA teve o seu início, a determinada altura pareceu-nos mesmo que seria impossível a sua realização. Nestes tempos difíceis há que saber equacionar e redimensionar perante um orçamento muito inferior ao das edições anteriores.

Elaborámos um festival que persevera os seus objectivos e que mostra que a marioneta é uma arte em plena evolução. Em cada época o Homem tem projectado na marioneta as suas preocupações, reivindicações, desejos e sensibilidade, os seus artistas conseguem levar-nos para paragens de sonho e também para dentro de nós próprios, ou seja, a marioneta como um espelho de diferentes visões do mundo.

Transformadores, renovadores, inventores de objectos e de ideias, revolucionários... diferentes criadores revelam a imaginação e a riqueza deste campo artístico, que continua a explorar terrenos novos e imprevistos, em dialéctica com outras formas de arte.

Um toque de loucura, uma boa dose de humor, actores extraordinários, temas perturbantes e marionetas, uma combinação fantástica sobre a vida e a arte vai desfilar perante os nossos olhos, num festival desenhado para nos intrigar, inspirar e levar numa viagem sem preconceitos pelo universo do movimento e da imagem.

Sejam bem-vindos ao FIMFA Lx14!

mais info em http://fimfalx.blogspot.pt/

85 anos da UNIMA!!!



A crónica da UNIMA – a associação internacional de marionetistas – teve início em Praga, Checoslováquia, a 20 de Maio de 1929, por ocasião da Quinta Convenção dos Marionetistas Checos, um evento com convidados provenientes da Bulgária, da França, da Jugoslávia, da Alemanha, da Áustria, da Roménia e da União Soviética. Neste ambiente amigável, nasceu a ideia de fundar uma organização internacional de marionetistas.
Foi num curto período de tempo que a UNIMA (União Internacional da Marioneta) deixou de ser um pequeno círculo de amigos para se tornar numa organização mundial. É notável que, do ponto de vista da história cultural, a UNIMA tenha sido a primeira organização mundial do mundo do teatro.
Os primeiros membros da UNIMA não conseguiram manter as suas reuniões durante muito tempo: depois de Praga seguiu-se uma convenção em Paris, também em 1929, em seguida outra em Liège em 1930, mas a seguinte, em Liubliana em 1933, foi a última antes do início da Segunda Guerra Mundial em 1939. No entanto, nem mesmo a guerra conseguiu romper os contactos estabelecidos pelos marionetistas, apesar de as reuniões terem de ser combinadas em segredo, organizadas através das vias mais audaciosas; estas eram necessárias para manter estes contactos activos. Esta era a “prova de fogo” do tempo de guerra, que se tornou de facto num teste à força e solidariedade indomáveis que caracterizavam o período inicial da UNIMA.
Foi apenas em 1957 que os checos, novamente, iniciaram a primeira reunião pós-guerra da UNIMA: num congresso em Praga foram relançadas as actividades da UNIMA e o evento significou o fim da guerra fria, pelo menos no que toca aos marionetistas do mundo do pós-guerra. A UNIMA, desde os seus primórdios, tem sido sempre uma organização específica: tentou aplicar os princípios democráticos definidos nos seus Estatutos sem perder o seu carácter amigável e humanista e, ao mesmo tempo, conseguiu sempre tomar uma posição assertiva para atingir os seus objectivos. Esta nunca foi uma tarefa fácil, particularmente numa Europa dividida em oriente e ocidente depois de 1945. A força da UNIMA foi e continuará a ser a capacidade de se sobrelevar a este tipo de problemas.
Nos anos sessenta, uma nova geração de membros da UNIMA estabeleceu novas políticas para o trabalho a UNIMA. Novos Estatutos abriram o caminho para a fundação dos Centros Nacionais e das Comissões Internacionais para assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de diferentes aspectos do trabalho da UNIMA. Assim, devido a este crescimento, a UNIMA deixou de ser um grupo de bons amigos para se tornar numa organização moderna e eficiente.
Desde a guerra foram organizados doze congressos pela UNIMA, todos ligados a importantes festivais internacionais. Em 1980, o Congresso teve lugar fora da Europa pela primeira vez, mais concretamente em Washington D.C., capital dos Estados Unidos da América, e em 1988 ocorreu o primeiro Congresso na Ásia – em três cidades do Japão: Nagoya, Lida e Tóquio. Em 1992, o Congresso em Liubliana, Eslovénia, trouxe a actualização dos Estatutos da UNIMA, tendo sido feito um grande esforço para tornar a UNIMA mais atraente para novas gerações de praticantes e entusiastas. Uma parte dos planos delineados pela UNIMA envolveram propostas para ajudar não apenas aqueles que pretendiam aumentar o seu conhecimento sobre a arte da marioneta e a sua proficiência nessa mesma arte, mas para encorajar parcerias em novas áreas que careciam de uma exploração mais profunda, como por exemplo a formação, o ensino e a terapia.
A partir dos anos oitenta assistimos a uma explosão de novos centros e membros em todos os continentes à volta da Europa e estes novos centros resultaram em novos grupos territoriais, como por exemplo as comissões da Ásia e da América Latina, criadas para facilitar as comunicações e lidar com novas responsabilidades.
Depois de 40 anos em Praga, a UNIMA mudou pela primeira vez a sua sede: o Secretariado-Geral mudou-se para Varsóvia, na Polónia, onde permaneceu durante oito anos. Em seguida, em 1980, a sede transferiu-se para Charleville-Mézières, na França, já nessa altura local de importantes festivais mundiais e, desde 1980, a casa não apenas da UNIMA mas também do Institut International de la Marionnette. É aqui que o Secretário-Geral da UNIMA ainda desempenha as suas actividades num centro espaçoso que alberga regularmente visitantes de todo o mundo.
Desde 1929, quando a UNIMA foi fundada, o mundo mudou, bem como a própria UNIMA. É agora uma organização mundial reconhecia e respeitada. O espectro das actividades da UNIMA abrange actualmente vários campos. Este fenómeno está ligado ao aumento da importância atribuída à arte da marioneta hoje em dia.
A marioneta pode agora ser encontrada em todos os géneros das artes performativas contemporâneas, incluindo os mass media. No teatro, no cinema, nas celebrações, nos rituais, na educação e na terapia, como em todas as artes, tornou-se um meio de unir as pessoas e de lutar contra a intolerância e a violência.
A longa tradição da UNIMA não dificulta o seu papel enquanto força dinâmica. É necessário, contudo, recordar constantemente os ideais humanistas da amizade e da compreensão universal contidos na declaração que introduz a sua constituição.
A UNIMA é responsável não apenas em relação aos seus membros mas em relação a todos cujas vidas foram enriquecidas pelo espírito e pela beleza da marioneta.

Mais info em : http://www.unimaportugal.com/

Finalmente podemos actualizar o Blog!!!!!

Finalmente tivemos acesso ao Blog Marionetas Portugal. Desde o final de Janeiro que estava interdito o acesso....coisas da net..tanta segurança que nem o próprio admistrador tinha acesso. Bem mas já está tudo resolvido e nos proximos dias vamos actualizar o Blog com toda a informação. Abraços e até já!!!

segunda-feira, janeiro 27, 2014

S.A.Marionetas em digressão no Brasil com 3 produções diferentes

A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos irá estar em digressão pelo Brasil de 31 de Janeiro a 15 de Fevereiro. Para já são seis apresentações de 3 produções diferentes que a companhia leva pela primeira vez ao Brasil. Esta digressão tem o apoio da DGArtes, Município da Alcobaça, TERRA Produções Culturais e ARTE INSTITUTE.

31 Janeiro - "Fado Portugal - uma história de faca e alguidar" - 20H30 - SESC Ribeirão Preto - Brasil
01 Fevereiro - "etc" - 16H00 - SESC Ribeirão Preto - Brasil
02 Fevereiro - "Dom Roberto" - 10h00 - Parque Maurilio Biagi, Ribeirão Preto - Brasil
08 Fevereiro - "Dom Roberto" - 15h00 - SESC Santo André - Brasil
09 Fevereiro - "etc" - 12h00 - SESC Santo André- Brasil
15 Fevereiro - "etc" - 17h00 - Palácio São Clemente - Rio De Janeiro - Brasil