terça-feira, outubro 03, 2006

Manuel Dias 20 Anos de Bonecos Exposição em Évora de 5 a 22 de Outubro 2006

O TRULÉ – Investigação de Formas Animadas cumpre vinte anos sobre o início das actividades

Para comemorar os vinte anos de actividade Manuel Costa Dias realiza a Exposição de Fotografia e Marionetas Olhares pelas Andanças dos Bonecos, com apoio da Câmara Municipal de Évora e da Delegação do Alentejo do Ministério da Cultura, entre 5 e 22 de Outubro no Palácio D. Manuel em Évora. Esta exposição é o resultado da observação e vivência de pequenos acontecimentos durante os oitos anos de participação regular em mais de 45 Festivais Internacionais de Marionetas nos diferentes cantos do mundo.
Foi em 1986 que Manuel Costa Dias construiu os primeiros Robertos, criou dois sketchs nesta técnica e começou o doloroso treino com a palheta dando início ao projecto TRULÉ.
Desde o início desta aventura passaram vinte anos. Vinte anos cheios de frustrações, incompreensões e desalento mas também de êxitos e reconhecimentos que o incentivaram a continuar.
Além dos Robertos, e porque não pensa ser fundamental a utilização da palavra nas Marionetas, passou, com o apoio da música, a expressar e interagir através dos mais variados tipos de marionetas, emoções e sentimentos. Caminho difícil que exigiu muito trabalho e persistência.
Há oito anos abraçou o projecto TRULÉ a tempo inteiro apesar de estar consciente do risco que esta escolha significava. Agora, dadas as dificuldades que atravessamos, é com apreensão que encara a sua continuidade no futuro.
Foram-lhe atribuídos prémios na Polónia, em Lódz (2001), na República Checa, em Praga, pela melhor manipulação artística (2003), de inovação na manipulação (2004) e da combinação da manipulação moderna com os Robertos tradicionais (2006), na República Popular da China, em Shanghai, o prémio Performance of Excellence (2005), e a Medalha de Mérito Municipal – Classe Prata, pela Câmara Municipal de Évora, em 2004.
Ponderados os prós e os contras o balanço final é positivo.
É seu desejo continuar a aprender, a tocar as sensibilidades, e a fazer o melhor que for capaz.
Deseja ainda continuar a representar pelo mundo fora através do seu trabalho, a cidade de Évora, o Alentejo, Portugal.

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,

TRULÉ – Investigação de Formas Animadas
Manuel Costa Dias
Bairro da Senhora da Saúde, rua de Mora Lote 12 1º andar
7005-393 ÉVORA PORTUGAL

Telf./Fax. 351 266 707 855 Telm. 351 96 2426525
www.trulemarionetas.com.sapo.pt

Sem comentários: