terça-feira, maio 19, 2015
FIMFA 2015 Lisboa
A 15.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se em Lisboa, de 7 a 24 de Maio, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.
Ao longo destes quinze anos de existência o FIMFA tornou-se num dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, com a apresentação de reputados criadores nacionais e internacionais. Enfatizou a importância da marioneta e a sua relação com outros campos artísticos, como a dança, as artes visuais, o teatro ou a música, mas também revelou companhias e técnicas tradicionais que não devem ficar esquecidas. É esta permeabilidade e abertura que tem permitido ao teatro de marionetas a invenção de novos mundos, em constante articulação com as transformações tecnológicas e, simultaneamente, abordar os temas que marcam o homem actual. Mas o FIMFA também destacou o trabalho do actor-manipulador/performer, que constrói e manipula objectos, figuras ou criaturas inanimadas, de múltiplas formas.
Esta é uma edição especial que pretende revelar o poder criativo destes artistas, a quem chamamos marionetistas, que combinam até ao infinito a tradição e a modernidade, num trabalho exigente e complexo, com o poder de nos fazer sonhar, rir e pensar.
Durante 18 dias Lisboa transforma-se na plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas, com 16 companhias e criadores oriundos de vários países, como a Holanda, Espanha, México, Bélgica, França, Reino Unido e Portugal. Os espectáculos programados contêm as características que têm definido o FIMFA, como a diversidade, a inovação, a originalidade, a criatividade e o insólito, explorando as pontes entre a marioneta e outras disciplinas artísticas. Na celebração do seu 15º aniversário fazem ainda parte alguns projectos ou artistas que marcaram o público, e que ficaram na história do FIMFA.
Estão previstas cerca de cinquenta representações que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares. No campo da formação destaca-se a realização, durante o FIMFA, do Projecto Funicular - workshops intensivos dirigidos a profissionais, com inscrição internacional.
A 15ª edição tem o apoio do Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura - Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Teatro Maria Matos, o Teatro São Luiz, o Museu da Marioneta, o Teatro Nacional D. Maria II, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro Taborda, a Casa Fernando Pessoa, entre outros.
Apresentamos o programa da 15.ª edição com um cenário extremamente precário. O Festival vive um dos piores momentos, com um dos orçamentos mais baixos de sempre. A sua realização só é possível devido a uma equipa muito reduzida que se entrega totalmente a todas as tarefas, às companhias nacionais e internacionais, bem com a um conjunto de instituições e parcerias que mantêm a sua confiança no Festival. Pensamos que depois de 15 edições, o FIMFA, que faz parte dos principais eventos culturais de Lisboa, merecia ser olhado e apoiado de uma outra forma para que não esteja continuadamente em risco. De fora ficam projectos que eram importantes serem apresentados em Lisboa, co-produções nacionais e internacionais, apoio efectivo a novos criadores, entre outros. Foi com um esforço enorme que conseguimos garantir a apresentação de um programa de qualidade e que continuamos a reinventar-nos para que o FIMFA não acabe e possamos continuar a olhar para o futuro.
Os tempos são difíceis e precisamos mais do que nunca de cultura e do olhar dos artistas sobre o mundo. Venham FIMFAR connosco e festejar os 15 anos do grande palco do Teatro de Marionetas!
mais infomações em :
http://www.fimfalx.blogspot.pt/search/label/01%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário