quinta-feira, abril 14, 2016

“Kitsune” - NOVA CRIAÇÃO DO TEATRO DE MARIONETAS DO PORTO



Estreia esta quinta-feira “Kitsune”, coprodução do Teatro de Marionetas do Porto e do Cine-Teatro Constantino Nery, uma “reflexão sobre a morte e o ciclo natural que ela conduz”.

“Kitsune”, que pode ser visto no Cine-Teatro Constantino Nery entre esta quinta-feira e domingo, até sábado pelas 21h30 e no domingo pelas 16h, parte de um conto de Júlio Vanzeler, responsável pela encenação e cenografia (com Rui Queiroz de Matos), “reflete sobre a morte, mas também, e inevitavelmente, sobre o ciclo natural a que ela conduz: o brincar, o amar, a possibilidade de viver e recordar sem arrependimentos”, pode ler-se na apresentação da peça.

Júlio Vanzeler concebeu as marionetas que Micaela Soares, Rui Queiroz de Matos e Vasco Temudo trazem à vida num olhar sobre o “ritmo trepidante do quotidiano” que vai apagando a natureza e o que caracteriza a interação social dos seres humanos, levando cada um de nós a morrer “cada vez mais só”.

O que se pode fazer para contrariar o ciclo? “Resgatar as coisas mais simples, as mais humildes tarefas humanas e a tranquilidade suficiente para olhar a morte nos olhos, servir-lhe uma sopa quente e dar-lhe a mão”, sugere “Kitsune”.

Sem comentários: