21 Março 2017 - Dia Mundial da Marioneta de 2017
Mensagem por Nancy Lohman Staub
(tradução livre para Português europeu por Ildeberto Gama)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVe5aMpwLvLQ11dUBWeXrHnyZ4sTj5YTndzCqPReV194cp3A2eto1dqZ77A7lqNG_F9BZ1mUtGCw__Z1jBvOmBEMTAZd5IAOQYJFFOUn8Nn_zHgv6F-f8wDIKqhdIBgmD1N8UwSA/s400/unnamed.jpg)
Em 1929, um pequeno grupo de apaixonados pela Arte da Marioneta com origem em apenas sete países criou a União Internacional da Marioneta (UNIMA) para promover e desenvolver esta forma artística. Aderi à Unima por volta de 1970 para satisfazer o meu fascínio permanente pelas marionetas. Hoje em dia, graças à Internet, nós podemos conectar-nos instantaneamente com milhares de pessoas com idênticas ideias, para além das fronteiras nacionais, políticas ou religiosas, em todo o mundo. Programas gravados, espectáculos, conferências, cursos e ateliers estão disponíveis nas 24 horas do dia e alguns mesmo são difundidos em tempo real. Documentos académicos, publicações e fotografias estão disponíveis com o mero toque de uma tecla. Esta acrescida popularidade ultrapassa em muito as nossas projecções mais optimistas e oferece inúmeras possibilidades de estabelecimento de parcerias internacionais para trabalhar em conjunto com o objectivo da compreensão mútua entre os povos através da Marioneta.
A Marioneta desenvolveu-se praticamente em todas as regiões do globo. Centenas de horas de documentação estão disponíveis na internet e tornam acessíveis numerosas formas tradicionais. A UNESCO reconheceu doze delas como representativas do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Informações, diapositivos e sequências de vídeo podem ser consultadas no seu website. Pelo menos onze tradições adicionais envolvendo marionetas
podem ser vistas na base de dados do Centro Cultural Asia-Pacífico. Esperemos que os visitantes sejam aliciados para explorar a complexidade dos espectáculos e a profundidade das suas raízes comuns. Nós podemos utilizar a marioneta tradicional para revelar a humanidade em comum subjacente às nossas diferenças culturais.
Uma das características da arte tradicional é a mudança que a que está sujeita inevitavelmente: a documentação adquire, portanto, um importante papel. Na sequência de quase quarenta anos de dedicação de centenas de entusiastas da marioneta, a UNIMA vai colocar on-line, no seu website, uma versão actualizada em três línguas, inglês, espanhol e francês, da Encylopédie Mondiale des Arts de la Marionnette, obra publicada em 2009. Ela coloca ao alcance da mão a história da Marioneta. Constitui uma ferramenta essencial para os numerosos museus no mundo que adquiriram colecções de marionetas bem como para aqueles se se consagram exclusivamente a esta forma de Arte. As suas colecções e catálogos podem ser encontradas online. Alguns permitem experienciar imagens em 3D e a reprodução para fins educativos. Facilitada pela comunicação através da Internet, a preservação da história contribui para o desenvolvimento do Futuro.
Centenas de marionetistas contemporâneos em todo o mundo apresentam extractos das suas performances ao vivo na internet para atrair públicos e programadores. A UNIMA apoia espectáculos, festivais, conferências e publicações através do seu Website. Tal como o pequeno grupo fundador o fez, os membros actuais da UNIMA, representando mais de noventa países, cooperam entre si independentemente das suas diferenças.
O crescimento exponencial da exposição mediática aumenta notoriamente a nossa responsabilidade perante os nossos públicos e cada um de nós mesmos.
Festejemos, pois, em conjunto e enquanto amigos que partilham a mesma paixão por esta forma de Arte, o Dia Mundial da Marioneta, nomeadamente multiplicando esta comemoração através da Internet que verdadeiramente nos une!
Referências:
Base de dados Ásia-Pacífico: www.accu.or.jp/ich/en/arts/arts1.html
Base de dados PCI/UNESCO: www.unesco.org/culture/ich/index.php?pg=00011
EMAM: ver Encyclopédie Mondiale des Arts de la Marionnette: www.unima.org
Legenda da foto: Nancy Lohman Staub junto à entrada do Center for Puppetry Arts
Atlanta, Géorgie. Foto: Susan Kinney
NOTA BIOGRÁFICA:
Nancy Lohman Staub, nasceu em Nova Orleães, Luisiana, Estados Unidos.
Foi uma das redactoras-chefe da EMAM, Enciclopédia Mundial das Artes da Marioneta (Encyclopédie Mondiale des Arts de la Marionnette / World Encyclopedia of Puppetry Arts), continuando a ser conselheira científica.
Pertenceu ao Comité Executivo da UNIMA enquanto Vice-Presidente e foi membro das Comissões de Publicações, de Investigação Científica e de Património; hoje em dia faz parte da Comissão de Justiça Social.
Ela dirigiu o Festival Mundial de Marionetas em 1980 e o XIII Congresso da UNIMA realizado no Centro John F. Kennedy para as Artes Performativas em Washington.
Foi consultora para a criação da Fundação Jim Henson, em Nova Iorque, direcionada para o apoio ao desenvolvimento da Marioneta na América.
Foi presidente da Pupeteers Of América e Vice-Presidente da Unima-EUA.
Foi a fundadora e preside ao Comité Consultivo do Centre for Puppetry Arts Museum, em Atlanta, estado da Geórgia.
Publicou numerosos artigos e ensaios em catálogos de museus.
No passado, dirigiu, durante mais de dez anos, um pequeno teatro de marionetas em Nova Orleães.
fonte: UNIMA Portugal
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