sexta-feira, agosto 15, 2008
3 boas noticias da companhia TFA - Teatro de Formas Animadas
O TFA TRIUNFA NO FESTIVAL DE OLITE
O TFA – Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde foi recebido com entusiasmo pelos espectadores espanhóis nesta última deslocação ao nosso país vizinho, em que apresentou a peça Teatro de Papel/Convidado de Pedra no prestigiado Festival de Teatro Clássico de Olite - Navarra.
Instalado no impressionante castelo medieval desta cidade do país basco, o espectáculo teve sempre casa cheia, e o público respondeu muito favoravelmente à inusitada versão que esta companhia teatral faz a partir do mito de Dom Juan.
Pedro Zabalza, jornalista do Diário de Notícias de Navarra, escreve a seguinte crítica sobre o Teatro de Papel:
A versão do grupo conserva toda a peripécia do burlador sevilhano, desde o seu engano inicial em Nápoles, até a sua desaparição sobrenatural. No inicio da peça, dois manipuladores abrem as grandes portas que deixam ver este teatro em miniatura. Pela solenidade, mais parece que abrem os portões do panteão de Dom Gonçalo, o próprio Convidado de Pedra. Depois, tudo é animação, para além dos toques de humor que a companhia acrescenta ao texto original – uma concessão permitida numa representação destas características.
O TFA realizou um meritório esforço para superar as limitações da bidimensionalidade, criando uma sensação de dinamismo que ajuda muito a resolver as cenas do espectáculo. Por toda a obra há tentativas de fazer que este brinquedo ganhe em sofisticação e atractivo visual: com as mudanças constantes de cenário, por exemplo, e com um divertido modo de sugerir perspectiva, diminuindo o tamanho das figuras conforme se distanciam do primeiro plano do palco, ou aumentando-o desproporcionadamente em outra cena que se situa em um grande plano, fictício. Até a iluminação está cuidada neste espectáculo, que só é teatro em miniatura pelo tamanho das suas personagens.
O TFA continua assim a apresentar o nome e a cultura de Portugal no estrangeiro, prosseguindo com uma carreira internacional que não dá sinais de fraqueza. Depois dos Festivais de Segóvia, Almagro e Olite, seguem-se Feria Internacional de Teatro de Ciudad Rodrigo, Festival de Alicante e Feria de Zaragoça. Viva o teatro de marionetas!
TFA no Festival de Teatro Clássico de Almagro
Nos finais de Junho, o TFA – Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde representou Portugal no mais prestigiado festival internacional dedicado ao teatro clássico da Europa: o Festival de Almagro, na Espanha, com a peça Teatro de Papel/Convidado de Pedra, baseada no texto de Tirso de Molina, numa co-produção com o Teatro Nacional São João.
Este certame tem sido, ao longo dos seus 20 anos de existência, um lugar de encontro para os especialistas em teatro clássico espanhol (professores, investigadores, críticos), profissionais de teatro (criadores e técnicos) e cerca de 60000 espectadores de todo o mundo, que anualmente dirigem-se a esta pitoresca capital histórica de La Mancha, una pequena cidade com pouco mais de oito mil habitantes.
Para além de utilizar os teatros convencionais, o festival espalha espectáculos por toda a cidade de Almagro, através de uma rede com cerca de vinte espaços alternativos para representação, entre os quais estão hospitais, universidades, pátios, igrejas, claustros, praças, museus, etc. O espectáculo do TFA foi apresentado na Igreja das Bernardas, um magnífico edifício do século XVIII, que proporcionou um envolvência perfeita para as aventuras amorosas do nosso Don Juan.
O diário espanhol El País, na sua crítica especializada sobre o Festival, destaca a nossa versão para teatro de papel do Convidado de Piedra, chamando-a de “pequeña joya escénica del Teatro Nacional de São João de Oporto”.
TFA seleccionado para Feira em Castilla y LeóO TFA – Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde foi seleccionado e vai participar na XI Feria de Teatro de Castilla y León, que acontece na amuralhada e fronteiriça Ciudad Rodrigo entre 26 e 30 de Agosto de 2008.
Este encontro teve em 2008 um total de 2.507 candidaturas de companhias teatrais de Espanha e Portugal, das quais 149 foram seleccionadas para participar no evento. Presentes na feira estarão 1.525 profissionais de 477 entidades e instituições diferentes, centenas de espectáculos, performances e acções de animação, 610 alunos em frequência nos 20 cursos organizados sobre temas ligados às artes cénicas. Mais de quarenta órgãos da comunicação social irão cobrir o evento. A ocupação hoteleira em toda a zona é de 100% durante a Feira, e o público lotou todos os lugares disponíveis nos teatros, em venda por antecipação.
Todas estas cifras dão uma ideia do que é a “Feria de Teatro de Castilla y León”: um verdadeiro “mercado livre”, ponto de encontro entre a produção e a contratação, irradiando cultura, turismo e economia. No certame têm actualmente lugar as últimas produções teatrais em destaque na Península Ibérica, com todas as formas possíveis de expressão cénica, unidas no entorno privilegiado de Ciudad Rodrigo, encruzilhada de caminhos que vem da Europa para Portugal e que vão de norte a sul da fronteira mais ocidental da Europa.
O Comité Artístico de Selecção da XI Feira, composto por elementos da Direcção de Programação da Fundación Siglo, da Equipa de Gestão e Coordenação da Feira, e a Equipa de Assessoria Teatral e Cultural da Caja Duero, conta com variados profissionais do mais reconhecido prestigio e experiencia no âmbito teatral. Este comité avaliou e escolheu as propostas que primaram pela sua qualidade, inovação, criatividade e exploração de novas potencialidades cénicas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário