terça-feira, janeiro 19, 2010
ainda sobre a Enciclopédia - Luís Vieira e Rute Ribeiro respondem a Ildeberto Gama
Caro Ildeberto Gama,
Acabámos de receber a obra "Encyclopédie Mondiale des Artes de la Marionnette", mas não queríamos, ao contrário de si, pronunciar-nos com base em leituras diagonais, sem termos a oportunidade de tomar contacto com a referida edição.
Devemos dizer-lhe, antes de mais, que lamentamos profundamente a forma como se pronuncia sobre o que deveria ser motivo de orgulho para todos aqueles que se dedicam ao Teatro de Marionetas.
Pela primeira vez foi possível, graças a um enorme esforço de imensas pessoas, editar com todos os riscos que se sabia que eram inerentes a um projecto desta natureza, uma obra em que se publica finalmente um conjunto valioso de referências.
O projecto tinha mais de vinte anos e foi retomado em 2000. Não se trata de um anuário, mas sim de uma enciclopédia, com critérios editoriais claros como constam da própria publicação.
Parece-nos evidente que um conjunto de artigos com este propósito tem necessariamente de ser controlados do ponto de vista da limitação de caracteres e foi de facto graças ao nosso esforço que conseguimos mais algumas entradas, bem como a possibilidade de obter um maior número de caracteres destinado ao artigo sobre Portugal.
Relativamente à companhia Marionetas de Lisboa, esta nem sequer constava do plano inicialmente traçado para Portugal e, como lhe referi, foi graças ao nosso empenho que conseguimos incluir uma entrada para esta companhia, e outras haveria que gostaríamos de ter incluído, mas que infelizmente não puderam constar.
Achamos absolutamente chocante a forma como se nos dirige e como fala do nosso trabalho, desde o início de uma forma ultrajante e com uma grande falta de respeito, pois como afirma, seria fácil contactar-nos de viva voz e estabelecer uma conversa profícua, em vez de presumir que incorrecções tão grosseiras, como atribuir a direcção artística no início da companhia a José Ramalho, pudessem alguma vez ter tido origem no nosso texto.
Ao contactarmos com a referida edição, constatámos com grande espanto, que a quase a totalidade dos artigos foram alterados, sem o nosso consentimento, resumindo o que ficara escrito e alterando em alguns casos o seu sentido. Facto com o qual ficámos absolutamente consternados, mas cremos, ao contrário de si, que não existiu qualquer má-fé, sem primeiro tentar falar directamente com as pessoas responsáveis. Pensamos que esta situação se deve ter colocado, mais uma vez, pela limitação de caracteres que a falta de espaço exigia, tendo originado alguns equívocos. Entrámos em contacto com a direcção editorial, como seria de esperar, sobre este e outros aspectos, para solicitar a possibilidade da realização de uma errata.
Não podemos pois concordar com as graves acusações que profere, nem à seriedade da investigação, nem à qualidade da mesma. Devemos dizer-lhe que o propósito da Enciclopédia não era realizar um artigo extenso sobre as Marionetas de Lisboa e não nos parece que o verbete original, que pode consultar em: http://portugalencyclopediedelamarionnette.blogspot.com, tratasse de forma menos própria a companhia. É de facto um artigo breve, aliás como todos os outros e, sinceramente, não vejo qual seria a relevância para os potenciais interessados numa obra como esta, em citar uma acta de constituição, como sugere, e com ela esgotar todo o espaço disponível para traçar, ainda que de forma breve, a sua referência na cena nacional. As restantes questões que levanta na sua última comunicação, que infelizmente não nos fez chegar, preferindo difundi-la da forma como o fez, com acusações graves, não nos merecerão qualquer comentário.
Lamentamos, mais uma vez, que a vaidade exacerbada o impeça de reflectir com clareza sobre o trabalho publicado. Evidentemente que existem outras opiniões, e sempre existirão, mas a verdadeira questão está centrada na falta de elevação e seriedade com que trata os demais assuntos, tentando instigar pessoas e alimentar a intriga em processos claramente persecutórios e de atentado contra o bom nome das pessoas.
Não esperávamos da sua parte uma atitude desta natureza, mas ficamos, por outro lado, esclarecidos relativamente ao carácter e às intenções que o movem, que não são seguramente as de contribuir para um maior esclarecimento de todos.
Os melhores cumprimentos,
Luís Vieira e Rute Ribeiro
Dear Ildeberto Gama,
We've just received the book "Encyclopédie Mondiale des Arts de la Marionnette" but we didn't want, unlike you, to talk about it based on an "easy reading", without having the opportunity to watch the book.
First of all, we must say that we deeply regret the way you pronounce about what should be a source of pride for all who dedicate themselves to the Puppet Theatre.
For the first time was possible, thanks to an enormous effort of many people, to publish with all the risks that were inherent in such a project, a work in which are finally published a valuable set of references.
The project had more than twenty years and was revived in 2000. This is not a directory, but an encyclopedia, with clear editorial criteria, contained in the publication itself.
It seems evident to us that a number of articles for this purpose necessarily must be controlled in terms of limited characters and was in fact due to our effort that was possible to have a few more articles as well as the possibility of obtaining a greater number of characters for the article about Portugal.
Concerning the company "Marionetas de Lisboa", this company was not even on the plan originally traced to Portugal and, as we mentioned, it was because of our effort that we could include an article for this company, and we would like to have included other companies, but unfortunately it was not possible.
We think that is absolutely shocking the way you talk to us and how you speak about our work since the beginning in an outrageous way and with a great lack of respect because, as you say, it would be easy for you to contact us and establish a fruitful conversation in rather than assuming that such gross mistakes, as attributing the artistic direction to José Ramalho at the beginning of the company, could ever have origin in our text.
When we saw the encyclopedia, we note with great astonishment that almost all the articles were changed without our consent, summarizing what had been written and in some cases changing the meaning. Fact with which we were absolutely dismayed, but we, unlike you, believe that there was no bad faith, without first trying to speak directly with the people responsible. We think that this situation was placed, once again, due to the limitation of characters that the lack of space required and this led to some misunderstandings. We got in contact with the editorial direction, as expected, on this and other matters, to request the possibility of including an errata.
We cannot agree with the serious accusations that you make, to the seriousness and quality of the research. We must tell you that the purpose of the Encyclopedia was not to carried out an extensive article about the Marionetas de Lisboa, and it seems to us that the original article that you can see here: http://portugalencyclopediedelamarionnette.blogspot.com, doesn't treat in an improper way the company. It is a brief article, as all the others, and frankly I do not see what would be the relevance to the potentially interested in a work like this, to quote the company act, as suggested, and with it using all the space available to trace, briefly, its reference on the national scene. The remaining questions raised in your last communication, which unfortunately you did not send to us, preferring to spread it the way you did, with serious allegations, they will not deserve any comment from our part.
We regret once again that an exacerbated vanity prevents you from clearly reflect on the published work. Of course that there are other opinions, and they will always exist, but the real question is focused on lack of elevation and seriousness with which you treat other matters, trying to instigate people and increase intrigue in clearly persecutory processes and attack the good name of people.
We did not expect from you such an attitude, but by other hand we are now enlightened concerning the nature and intentions that are moving you, which certainly are not to contribute to a better enlightenment of all.
Best regards,
Luís Vieira e Rute Ribeiro
Cher Ildeberto Gama,
Nous venons de recevoir l'œuvre «Encyclopédie des Arts de la Marionnette», mais nous ne voulons pas, contrairement à vous, nous prononcer ayant pour base des lectures diagonales, sans avoir l'opportunité de prendre connaissance de l'édition elle-même.
Tout d'abord, nous regrettons profondément la façon comme vous vous prononcez sur un thème que devrait être une cause d'orgueil pour tous ceux qui se dédient au Théâtre de Marionnettes.
C'est la première fois que fut possible, grâce à un énorme effort de plusieurs personnes, éditer avec tout les risques inhérents à un projet de cette nature, une œuvre où est, finalement, publié un valeureux ensemble de références.
Le projet avait plus de vingt ans et fut repris en 2000. Il ne s'agit pas d'un Annuaire, mais si d'une Encyclopédie avec des critères précis constants de la publication elle-même.
Il nous semble évident qu'un ensemble d'articles à ce sujet doit nécessairement avoir un contrôle du point de vue des limites de caractères et, ce fut en effet, grâce à notre effort que nous avons eu la possibilité d'obtenir plusieurs entrées, bien que la possibilité d'obtenir un plus grand nombre de caractères destinés à l'article dédié au Portugal.
En ce qui concerne la compagnie «Marionetas de Lisboa», elle n'intégrait pas le plan initialement conçut pour le Portugal et, nous répétons que ce fut grâce à notre dévouement qu'on a réussit à inclure une entrée pour cette compagnie. Il y aurait certainement d'autres que nous aimerions bien inclure, mais malheureusement, elles n'ont pas pus être admises.
Il nous semble absolument choquant la façon comme vous vous adressez à nous et la façon dont vous questionnez notre travail, dés le début d'un ton outrageant et avec un énorme manque de respect, car comme vous le disiez, ce serait facile de nous contacter de vive voix et établir un entretient avantageux, au lieu de soupçonner que de si grossières erreurs, comme ce d'attribuer la direction artistique à José Ramalho au début de la compagnie, pouvait aucune fois avoir pour origine notre texte.
Ayant contact avec l'édition en référence, nous constatons avec grand étonnement, que la grand partie des articles furent altérés, sans notre agrément, en résumant ce que resta écrit et changeant, en certains cas, son sens. A ce sujet nous étions absolument consternés mais nous croyons, contrairement à vous, qu'il n'y a pas eu aucune mauvaise foi, sans tout d'abord d'essayer de parler directement avec les personnels responsables. Nous croyons, quand-même, que cette situation a pour origine la limitation de caractères ce qui est dû à la manque d'espace demandais, ayant créé quelques malentendus. Nous avons contacté la direction éditoriale, concernant plusieurs aspects, et pour solliciter la possibilité de la réalisation d'un errata.
Nous ne pouvons pas accepter les graves accusations que vous proférez, ni les critiques à la droiture et à la qualité de la recherche. Le dessein de l'Encyclopédie n'était pas celui d'un vaste article sur les Marionetas de Lisboa et il ne nous semble pas que le fichet original (disponible sur le site: http://portugalencyclopediedelamarionnette.blogspot.com) traita de façon moins digne la compagnie. Il est, en effet, un article bref, d'ailleurs comme tous les autres et, honnêtement, nous ne voyons pas où était la relevance, pour des intéressés à une œuvre comme celle-ci, en citer un acte de constitution, comme vous le suggérez, en épuisant tout l'espace disponible pour tracer, même que de façon bref, son référence dans la scène nationale. Les autres questions que vous soulevez dans votre dernière communication avec de graves accusations, laquelle malheureusement vous ne nous avez pas fait parvenir, ne nous mériterons aucun commentaire.
Nous regrettons, encore une fois, que votre vanité exacerbée vous empêche de réfléchir clairement sur le travail publié. Certainement qu'il y a et qu'il y aura toujours d'autres points de vue, mais la vraie question est votre manque d'élévation et de rectitude dont vous abordez les sujets, en essayant d'inciter les gents et d'entretenir l'intrigue dans des processus clairement persécuteurs et d'attentat contre le bon nom des gents.
Nous n'attendrions pas de vos part une attitude de cette nature, mais nous sommes, de l'autre côté, éclaircis par rapport au caractère et aux desseins qui vous bouge, n'étant pas sûrement ceux de contribuer à un plus grand éclaircissement de tous.
Cordialement,
Luís Vieira e Rute Ribeiro
De: Marionetas de Lisboa [mailto:marionetasdelisboa@gmail.com]
Enviada: sábado, 5 de Dezembro de 2009 04:50
Para: info@tarumba.org
Cc: marionetasportugal@sapo.pt
Assunto: verbete S/ M Lisboa na Encyclopédie
Cara Rute Ribeiro e caro Luís Vieira,
Acabo de obter a enciclopédia para a qual, no que se refere à Marioneta Portuguesa, vós prestastes o vosso testemunho.
Certamente com a melhor das intenções.
Porém, um trabalho com esse nível de responsabilidade deve obedecer a estritos critérios de recolha, tratamento e selecção dos materiais, bastamente difundidos entre a comunidade académica, não dispensando o crivo da confrontação com as fontes primárias.
Limitando-me à apreciação sobre o panorama actual da arte da marioneta em Portugal, poderei até entender algumas das vossas opções ( independentemente de concordar ou não).
Mas no que se refere ao verbete dedicado às Marionetas de Lisboa não posso deixar de exprimir a minha tristeza pelo resultado : o verbete em causa tem erros clamorosos!
Não contesto a sua dimensão, se deveria ser mais ou menos enfatizado este ou aquele aspecto, não é disso que se trata!
Contesto que não se tenham dado ao trabalho de confirmar o conteúdo do que ali colocaram. E não era difícil: Já muitas vezes nos temos encontrado em locais de trabalho comuns, numa convivência razoavelmente estendida no tempo e eu de viva voz ter-vos-ia esclarecido com todo o gosto sobre os detalhes que quisessem saber sobre as Marionetas de Lisboa. Podem crer que melhor fonte não haveria: redigi os estatutos, sou o primeiro subscritor da escritura notarial constitutiva e ainda presido à direcção da Associação!
E, Não, não é do meu nome que se trata! É da falta à verdade!
Ter-vos-ia dito com muito gosto que o Director Artístico que as Marionetas de Lisboa tinham quando da sua estreia no ACARTE com o Quixote, era o José Carlos Barros.
Ter-vos-ia dito que o José Ramalho ingressou nas Marionetas de Lisboa pouco tempo depois e que anos mais tarde viria então a assumir a Direcão Artística da Companhia.
Mas se quisessem redigir um verbete um pouco mais recheado de informação, certamente poderia ter-vos dito muito mais. Verbalmente ou por escrito, com vasta documentação de apoio.
Assim, resta-me lamentar -por vós- a oportunidade perdida. Qualquer investigador que queira recorrer aos verbetes de vossa responsabilidade e se dê ao trabalho de confrontar fontes, encontrará rapidamente incongruências que deslustrarão imerecidamente o vosso esforço.
Creio que estará a ser preparada a versão inglesa desta obra. Seria uma boa oportunidade para introduzir correcções.
Por minha parte, sem de modo algum querer disputar convosco a vossa autoria dos verbetes, estou desde já disponível para, sem reservas de qualquer natureza, prestar as informações que pretendam.
E também vos lanço o desafio de colocar à discussão entre a nossa comunidade, no seio da Unima-Portugal mas não apenas limitada aos seus membros, aperfeiçoando um trabalho importantíssimo para todos nós e cuja autoria não deixaria de vos ser creditada, embora com uma larga vantagem : muito mais consensual entre todos nós que adoramos esta arte!
Um abraço
Ildeberto Gama
Ps:os fundadores das marionetas de lisboa, por escritura notarial de 8 de Janeiro de 1985 foram :
Alberto Villar, Fernanda Carvalho, Fernando Luís,Gracelina Barros, Ildeberto Gama, José Carlos Barros, Lisete Frias, Norberto Ávila e Virgínia Rico.
Entre apoiantes da primeira hora, Lima de Freitas, Paulo Brandão, Carlos Cabral, Rui Anjos, José Neto, André Maia, Sérgio Silva, Carlos Paixão, Francisco da Gama Pereira, Fátima Vasques ou Fernando Marques Gomes a que se juntaram José Ramalho, Cristina Pereira, Amélia teixeira, Miguel Borges e muitos outros....
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