![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1wi4nN1XUuCU0O3hh8X0Q_i7iz8BLtPoJzeCtiTuslaGWQt9NCnB1jIThXu7mChadHc7hUQHMiqTDdAUa6RFdDzDO0eSMVc1dYl0OqjMl2mX80OSAszskRmQdAGTVoHtxLhVShQ/s400/Trule%255B1%255D.jpg)
O Trulé, grupo de investigação de formas animadas, dirigido pelo marionetista Manuel Dias, será o único representante do nosso país em dois grandes festivais de bonecos que começam ainda este mês na Ásia e na América.
O primeiro a começar, e o mais longo, acontece na cidade de Brasília entre 23 de Setembro e 30 de Outubro. A linguagem das marionetas é aqui escolhida para festejar a descentralização.
O número dez marca a 10ª edição deste Festival Internacional dos Bonecos de Brasília. Conta com a participação de dez países do mundo (Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, Quénia, México, Portugal e Uruguai), e decorre em dez regiões administrativas do Distrito federal de Brasília ou sejam dez cidades satélites da capital ( Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Vicente Pires, Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga, Guará e Samambaia, para além de Brasília). Já o número de pessoas esperadas neste festival ascende a mais de 300 mil. Por isso a organização deste evento classifica-o como o maior do Brasil, pelo número de espectáculos e de público.
O outro Festival onde o Trulé vai participar, realiza-se na cidade de Almaty, bem no interior da Ásia, entre 25 de Setembro e 2 de Outubro, para festejar o 20º aniversário da Independência do Cazaquistão.
O Presidente deste festival, Madeniyet Yussopov, acredita que não há melhor maneira de comemorar um aniversário tão importante, do que reunir artistas de todo o mundo, já que são eles os melhores embaixadores de cada país. Com as suas artes, são os artistas que apelam mais directamente ao coração e ao espírito das pessoas.
Já no próximo sábado, 24 de Setembro, parte de Évora rumo à Ásia e á América do Sul, Manuel Dias, um embaixador desta cidade que fala a linguagem das marionetas.
Manuel Costa Dias
TRULÉ - Investigação de Formas Animadas
Sem comentários:
Enviar um comentário