quarta-feira, novembro 25, 2009

Enciclopédia das Marionetas - esclarecimento da companhia Marionetas, Actores & Objectos

Caros Colegas e Presidente da UNIMA Portugal,


Acabei de ler o texto em francês no Enciclopédia de Marionetas. Embora eu fosse uma ignorante nesta língua, compreendo facilmente uma série de erros que resultam cómicos:

Não há nenhum tipo de distinção entre os Grupos, Artistas, construtores de bonecos, dramaturgos, organizadores dos eventos, investigadores.


1- Entre os GRUPOS que produzem, em 2000 temos em destaque:
José Carlos Alegria (sem nome do GRUPO que ainda trabalha!)
Alexandre Passos ( sem nome do grupo que fundou!)
Isabel Alves Costa (que nunca fundou um grupo!)
Francisco Mota (que ninguém ouviu que era um GRUPO e produzia espectáculos!)

Contrariando esta tendência temos em destaque:
Trulé (sem nome de um único elemento do Grupo!)


2- Mestre Filipe, Alexandre Passos e Isabel Alves Costa (que descansem em Paz) aparecem sem referência à sua passagem, como se fossem aqui, agora, continuar a trabalhar.

3- Em relação à investigação e edição dos livros ou revistas NÃO HÁ INFORMAÇÃO NENHUMA, o que faz parecer que Portugal é um país do 3º mundo, a este nível. Alexandre Passos e o seu livro, como resultado de uma investigação, e como bolseiro da Fundação Gulbenkian, do Ministério da Cultura Portuguesa e Ministério da Cultura Francesa nem são mencionados.

4- A experiência da "Formação profissional de Marionetistas - nível IV" que existiu em Vila do Conde (mesmo que terminada) como ÚNICA, podia e devia ser mencionada.

5- Sobre os bonecos de Santo Aleixo não falam do Mestre Talhinhas, que foi quem cedeu o espólio e "passou" os textos. Fala do CENDREV, só em relação à BIME.


6- MAO (fundado como Grupo de Teatro Profissional de Marionetas por Alexandre Passos, subsidiado com subsídios anuais do Ministério da Cultura em anos 2000 e 2001 e com subsídio pontual no ano 2005, com a sua exposição apresentada pelo Programa Território Artes do Ministério da Cultura Portuguesa, com vários apoios na produção por parte da Fundação Gulbenkian, com apresentações em festivais internacionais entre eles: BIME 1999, 2001, 2003, 2007, Festival Internacional de Sergei Obratzsov do Moscovo, Festival Internacional de Marionetas de Istanbul, Festival Internacional de Teatro de Chipre, Galicreques em Espanha...Organizador do FESTAFIFE desde 2007, único festival em Portugal que contempla Teatro de Marionetas com a Cinema de Animação, fundador e organizador do 2º Museu da Marioneta em Portugal, em Viana do Castelo)
não aparece.

Como não aparecem Marionetas Mandragora, Teatro de Formas Animadas, Limite Zero da Região Norte e Fio de Azeite de Sintra.

E não quero ouvir que era difícil de realizar esta tarefa, pois bastava copiar a programa da BIME 2007 que foi dedicado aos Marionetistas Portugueses, ou dar uma olhadela ao blogue da Filipa (marionetasnorte.blogspot.com), que aparecem todos os grupos e os seus contactos.

Os que se dedicam aos bonecos nesta terra tão pequena chamada Portugal são tão poucos que podiam ser colocados todos os nomes e (ou)... se fazia mesmo falta destacar alguns, deviam seguir algum critério da selecção transparente.

Peço a correcção dos erros e a clarificação dos critérios da selecção, em nome do Grupo de Teatro; Marionetas, Actores e Objectos.

Cumprimentos.


Sabahat Passos
Marionetas, Actores & Objectos
http://www.marionetasemviana.com
963676174

Sem comentários: