segunda-feira, maio 23, 2016

IX Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo de 27 de Maio a 4 de Junho de 2016



IX ENCONTRO INTERNACIONAL DE MARIONETAS DE MONTEMOR-O-NOVO
27 DE MAIO A 4 DE JUNHO
9ª EDIÇÃO
9 DIAS, 36 ARTISTAS, 7 ESPECTÁCULOS, 2 WORKSHOPS, 3 CONCERTOS, 1 EXPOSIÇÃO, 1 INSTALAÇÃO
ARTISTAS DE PORTUGAL, POLÓNIA, FRANÇA, HOLANDA E ALEMANHA
5 ESPAÇOS – CINE-TEATRO CURVO SEMEDO, SOCIEDADE CARLISTA, ESCOLA S. JOÃO DE DEUS, PARQUE URBANO, CONVENTO DE S. FRANCISCO – OFICINAS DO CONVENTO

No ano em que festejamos o 10º aniversário da Alma d’Arame, temos o prazer de organizar o 9º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo.
Esta é mais uma edição em que contamos com o apoio e entusiasmo de um vasto grupo de entidades e pessoas amigas. Os nossos objectivos passam em primeiro lugar pelo assegurar da qualidade artística – a arte pela arte e o prazer que isso suscita ao espectador/interlocutor – mas também cada vez mais pelo envolvimento da comunidade – a arte enquanto ferramenta de inclusão e potenciação de crianças, jovens, adultos e idosos - e pela contribuição para uma sociedade mais igual e justa. Estas linhas de orientação surgem com mais destaque na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito do programa Pegada Cultural, que agora termina, mas que dificilmente acaba pelo impacto que teve.
Os 10 anos que agora celebramos com esta edição foram de uma alegria imensa aliados a um constante desafio e paixão por esta arte. Neste encontro reuniremos em Montemor-o-Novo representantes do melhor do que se vai fazendo pelo mundo na arte do teatro de marionetas e das formas animadas. Para este ano, preparámos uma programação que não conhece fronteiras, trazendo conceitos de marioneta que desafiam o tradicional e o expectável, mas em que a “marioneta” e a “manipulação” são bem visíveis para o espectador atento.
Neste contexto, programámos 7 espectáculos, 2 workshops, 3 concertos (2 em Off), 1 exposição e 1 instalação, e contamos com a presença de seis companhias nacionais e uma internacional com diferentes formas de abordagem ao mundo da marioneta e das formas animadas que criarão um espaço de cruzamento artístico. É no mundo das marionetas que se cruzam muitas áreas artísticas, por isso trazemos até Montemor-o-Novo uma programação variada que nos dará a ver um pouco desse cruzamento. Bons encontros!

FICHA TÉCNICA
DIRECÇÃO ARTÍSTICA E PROGRAMAÇÃO: AMÂNDIO ANASTÁCIO DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA: ISABEL PINTO COELHO
DIRECÇÃO TÉCNICA: JOÃO SOFIO
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: ALEXANDRA ANASTÁCIO CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO: JACINTO ANTAS
DESIGN GRÁFICO: BALTAZAR MARTINS
REVISÃO DE TEXTOS: ADELINA CRISTÓVÃO
ESTAGIÁRIAS ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA: PATRÍCIA VICENTE / SORAIA CALDEIRA

Mais Informações em : http://www.almadarame.pt/

Sem comentários: