terça-feira, junho 23, 2015

“Male et pena” Nova Produção S.A.Marionetas estreia dia 26 Junho em Guimarães no evento Feira Afonsina.

Nova Produção S.A.Marionetas
estreia dia 26 Junho em Guimarães no evento Feira Afonsina.

“Male et pena”
Confirmação do foral de Guimarães por D.Afonso Henriques

Original de Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre e José Gil

marionetas esculpidas em madeira retratam o episódio da história de Portugal onde se confirma o foral de Guimarães por D. Afonso Henriques, anteriormente outorgado pelo seu pai Conde Dom Henrique.
D. Afonso Henriques visa agradecer a todos os que estiveram a seu lado durante o cerco a Guimarães.

Texto original e encenação: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre
Construção das marionetas : Natacha Costa Pereira
Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre
Estruturas cénias: Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos dos marionetistas: Sofia Vinagre
Produção: S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos

Universidade de Évora – Escola de Artes – Departamento de Artes Cénicas - Curso de Mestrado em Teatro – 2015-2017


Estão abertas as candidaturas para o curso de Mestrado em Teatro – especialidade Actor-Encenador - na Universidade de Évora.

Nesta nova edição, o curso é oferecido pela primeira vez na modalidade de ensino em Bi-learning, em que as unidades curriculares teóricas ou teórico-práticas são leccionadas em E-Learning (ensino à distância) com recurso ao Moodle da Universidade de Évora, e as unidades curriculares laboratoriais e práticas, com aulas presenciais em módulos curtos ou de média duração, organizados em períodos intensivos de acordo com um calendário fixado com os alunos.
Com o objectivo de diversificar os conteúdos da formação do futuro actor/encenador, o curso conta com artistas convidados, especialistas nas áreas do Teatro de Marionetas/objetos (Igor Gandra; Teatro de Ferro); do Teatro físico (John Mowat; Companhia do Chapitô); de Teatro e Cinema (realizadora Teresa Garcia; Associação Filhos de Lumière); da Performance (Telma Santos; UÉ); da Pesquisa experimental em Interpretação e Encenação com o actor João Lagarto e a encenadora Ana Tamen (UÉ); da Dramaturgia Aplicada (Ana Pais).

A conclusão do curso no 2º ano pode ser realizada com um trabalho prático de projeto, uma dissertação ou um estágio no quadro de protocolos com companhias profissionais de teatro.

Consultar o site http://www.oferta.uevora.pt
Contactos:
Departamento de Artes Cénicas
dac@uevora.pt
Diretora do Curso:
Christine Zurbach (DAC)
zurbach@uevora.pt

domingo, junho 07, 2015

BIME volta em 2016 e 2017


Viabilização das próximas edições da BIME e preservação dos Bonecos de Santo Aleixo no centro de um acordo de colaboração

“Bonecos de Santo Aleixo um Património a Preservar” é o título do acordo de colaboração assinado na tarde de hoje (dia 4), no salão nobre do Teatro Garcia de Resende, entre o CENDREV, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e a Câmara Municipal de Évora. O objectivo é garantir a realização, nos próximos dois anos, da Bienal de Marionetas de Évora e, em simultâneo, permitir o estudo e preservação dos Bonecos de Santo Aleixo.

Assinado na precisa altura em deveria estar a decorrer mais uma edição da BIME - Bienal Internacional de Marionetas que, por falta de apoios, não se realiza este ano, o acordo tem como objetivo central “organizar, promover e desenvolver em parceria candidatura(s) ao eixo património natural e cultural do Alentejo 20 20 e/ou a outros programas nacionais ou europeus que permitam a execução física do Programa BIME - Bienal Internacional de Évora, em 2016 e 2017 e todas as atividades que decorram de um plano a elaborar de salvaguarda e promoção dos Bonecos de Santo Aleixo como parte fundamental do património cultural imaterial do território”.

No decorrer da cerimonia de assinatura deste documento, Eduardo Luciano - Vereador da Cultura da Câmara de Évora, realçou a importância de envolver os Bonecos de Santo Aleixo como elemento âncora da BIME, acrescentando que este é um acordo em que cada parceiro contribui dentro da sua área de atuação. Pelo mesmo tom alinham Ana Paula Amendoeira – Diretora Regional da Cultura, e António Ceia da Silva - Presidente da Entidade Regional de Turismo, ao considerarem que as candidaturas a ser submetidas vão permitir - por um lado - aumentar a qualidade do evento nas edições de 2016 e 2017 e, por outro, contribuir para implementar um plano de salvaguarda e promoção dos bonecos de Santo Aleixo. José Russo, Presidente do CENDREV, mostrou confiança no futuro ainda que considere doloroso não haver Bienal em 2015.

“A primeira edição da BIME teve lugar em 1987 e, desde então, a sua realização tem vindo a confirmar-se como acontecimento relevante na área da marioneta, não só no plano nacional mas também no plano internacional”, revela o texto do acordo onde, se realça também, que “Évora reúne condições que dão a esta iniciativa uma dimensão profundamente singular no panorama dos festivais da marioneta, propiciando com muita facilidade espaços de encontro num ambiente partilhado espontaneamente pelo público e marionetistas. Uma cidade com um centro histórico que é um verdadeiro palco natural ao ar livre, o centenário Teatro Garcia de Resende como centro vital do evento e os Bonecos de Santo Aleixo que, como dignos anfitriões da BIME, são também a imagem de marca desta iniciativa.”

sexta-feira, junho 05, 2015