sexta-feira, julho 07, 2006

"A Culpa foi da Inês" no Museu Nacional do Traje - 22 de Julho ás 21.30H.

O Museu Nacional do Traje e a Companhia S.A.Marionetas-Teatro & Bonecos apresentam “A Culpa foi da Inês” de José Gil, Jaime Leão e Sofia Vinagre, Sábado, 22 de Julho de 2006 pelas 21.30 Horas no Museu Nacional do Traje em Lisboa.
Entrada: 5 euros
Espectáculo para maiores de 6 anos

A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta, pela primeira vez em teatro de marionetas, a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espectáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica, numa perspectiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também, recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos contemporâneas.
O elenco conta com meia centena de marionetas de José Gil, manipuladas por José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira

“A Culpa foi da Inês”
“Reino de Portugal. Corre o ano da Graça de 1320 e na recente nação luta-se ainda com os mouros, lá para sul, nos Algarves, por vezes com os vizinhos de Castela, lá para nascente, e, contra a peste por todo o lado…
O Rei, o bravo D. Afonso IV, tem nessa primavera a melhor notícia do ano: nascera em Coimbra o jovem D. Pedro e tudo levava a crer que desta vez a Providência lhe sorria… o futuro afigurava-se risonho.
Agora, para que o reino medrasse como o filho, bastava tratar já de lhe arranjar esposa. Mas por aí, não iria, certamente, haver problemas…”

FICHA ARTÍSTICA
Original: José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão
Encenação: José Gil
Cenografia: Alexandre Pring
Marionetas: José Gil
Figurinos e Adereços: Sofia Vinagre e Maria Luísa Valbom
Armeiro: Jaime Leão
Pesquisa: Sofia Vinagre e Jaime Leão
Manipulação: José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão
Fotografia: Joaquim Pesqueira
Co-Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos e Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês/
Reservas de Bilhetes: 217 588 537 mntraje.rsevero@ipmuseus.pt

Mais informações em www.samarionetas.com

Sem comentários: