sexta-feira, setembro 07, 2007

VAI SE REALIZAR A 10ª EDIÇÃO DO FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE MARIONETAS MAS...

A companhia S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos organiza mais uma vez o “Festival Nacional de Teatro de Marionetas - Marionetas na Cidade”de 5 a 14 de Outubro de 2007 na cidade de Alcobaça. Esta é a sua 10ª edição, e ao longo da sua história o festival foi crescendo, tornando-se já uma referência nacional no panorama do teatro de marionetas. Esta edição conta com a presença de 13 companhias que realizarão 30 espectáculos em 10 dias espalhados um pouco por toda a cidade de Alcobaça.
Esta edição não tem o Apoio do Ministério da Cultura / Instituto das Artes, sim é verdade, depois de 9 edições o Festival Nacional de Teatro de Marionetas não recebeu o apoio que foi solicitado no concurso aos apoios pontuais do I.A.. A resposta à candidatura foi a seguinte"...razoavelmente fundamentado e com interesse cultural, mas cuja relevância artística podia ser mais explicita.". Não conseguimos entender o que quer dizer "razoavelmente fundamentado" e pensamos que chega mesmo a ser ofensivo o final da frase "...mas cuja relevância artística podia ser mais explicita.", visto que se trata sempre de um evento onde a produção nacional é rainha, entendemos, nós, que então se está a sugerir que a produção nacional de teatro de marionetas não tem muita relevância artística! Sendo assim, convidámos uns amigos mais chegados e cheios de relevância artística e vamos fazer a 10ª edição do Festival Nacional de Marionetas com MUITA RELEVÂNCIA ARTÍSTICA; e a julgar pelos apoios que o festival vai ter este ano foi MUITO FUNDAMENTADO O PROJECTO. Mas é claro que não chega para o que gostávamos de fazer pelo teatro de marionetas em Portugal e por isso as companhias que participam nesta edição são também patrocinadores do projecto, para que o FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE MARIONETAS NÃO ACABE. Obrigado a todos por continuarem a acreditar na relevância artística do teatro de marionetas em Portugal

MAIS INFORMAÇÕES BREVEMENTE EM http://www.samarionetas.com/ ( texto tirado da pagina da companhia s.a.marionetas)

2 comentários:

marioneta disse...

BOLAS PERDEMOS TODOS OS COMENTARIOS DESCULPEM LÁ MAS NÃO PERCEBEMOS MUITO DISTO

Unknown disse...

Para quem anda nestas andanças há muito tempo, isto é normal. Os festivais só se deviam fazer à volta de campanhas eleitorais pois só assim as Formas Animadas seriam dignificas face à concorrência.
Felizmente ainda existe um rol de marionetistas e outras pessoas que gostam desta arte, teimosos que nem mulas, persistentes como "o caraças" que vão fazendo cultura neste país.
... E se bem me lembro, já ultrapassámos as duas décadas de "pedintes"...mas há que ter em conta que S.A. é marca registada e de prestígio.