quarta-feira, dezembro 05, 2007

Estreia Companhia Mandrágora - Programa Promoção da Cultural nas escolas de Gondomar

Caros colegas e amigos, como sabem faz um ano que a nossa sede se estabeleceu na cidade de Gondomar, uma cidade com muitas potencialidades culturais, e como na maior parte do país há sempre muito a fazer em termos culturais.
Apesar de estarmos perto do nosso sexto aniversário, enquanto estrutural teatral profissional, a verdade é que as nossa características de Companhia de itenerância, apenas nos permitiram desde há um ano consolidar relações com esta Câmara que para além de mais é também a terra Natal de alguns de nós.
Mas um ano é pouco tempo para se desenvolverem projectos culturais de fundo.
Assim a Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora decidiu estruturar uma metodologia da qual este é o primeiro passo. Conhecer as crianças e as escolas do Concelho de Gondomar, era, na sua génese, um projecto arriscado, pois ainda carecemos de apoios que nos permitam uma maior dinámica e financeiramente o projecto é sobretudo de caráter social, sendo a nosso objecto, enquanto estrutura cultural sem fins lucrativos.
Assim , mas porque acima de tudo consideramos que a Educação para a Cultura é um dos primeiros passos a dar, decidimos propor ás escolas espectáculos de características específicas, que permitissem serem representados nos seus espaços escolares, evitando por isso os constantes dilemas das escolas em viabilizarem de transporte para se deslocaram às salas de espectáculos, Em segundo lugar porque queremos poder dialogar com os agentes educativos, tomando assim pulso ás realidades culturais que fazem o dia a dia destas crianças.
Gostaríamos ainda de acrescentar que, consideramos que o público é um elemento importante, não primordial, mas valioso, na sustentabilidade de estruturas culturais, e que por isso a nossa proposta reveste-se do lema...."Cultura a um Euro", um título controverso, mas que achamos ser o ideal para podermos apelar às consciências, das mais e dos menos sensíveis, dos pais e de cada uma das crianças que se dispôs a pagar este valor simbólico de (1 euro).
As nossa espectativas antes deste repto às escolas eram baixas, acima de tudo não tinhamos a noção de qual seria a resposta à nossa proposta, pois um ano de consolidação Cultural na cidade ainda não permitiram um expansivo intrusamento com a generalidade da população.

É Desta forma que "Contos do Azevinho" surge, um espectáculo de Teatro de Marionetas, que se move entre o actor e a marioneta, entre a interpretação e a manipulação, entre o jogo do faz de conta. Acima de tudo temos a noção de que ser criança é poder estar num tempo em que a comunicação entre espectáculo e espectador entra no plano mágico, na dimensão poética.

Com última nota gostariamos de salientar o facto de termos sido surpreendidos por esta avalanche de interesse, por esta dinámica, que para além de tudo, não nos permitiu dar resposta a todos os pedidos, muitas foram as escolas que ficaram de fora. Estamos certo e a nota foi tirada no sentido de numa PRóxima oportunidade serem tidas em conta como escolas a priveligiar no contacto entre educação e cultura.

A resposta foi:

Mais de 21 representações para dez dias de apresentação que vão de 6 a 16 de Dezembro.

Estamos certos de que como este projecto muitos outros se seguirão, sempre perseguindo o desejo de podermos desenvolver o nosso trabalho teatral para públicos cada vez mais bem formados. Este é um passo importantíssimo a ser dado. Esperamos e estamos em crer que será o primeiro de muitosOs melhores cumprimentos
Filipa Alexandre
Mais Informações em : www.marionetasmandragora.com
E www.marionetasanorte.blogspot.com

Sem comentários: