terça-feira, agosto 12, 2008

Theatre of Glass Apresenta "TEMPESTADE" 22 de Agosto ás 19.00 horas no Richardson Hall em Stourbridge - Inglaterra.




O Theatre of Glass e o Festival Internacional do Vidro têm o prazer de anunciar a estreia da nova produção teatral – Tempestade – com teatro de sombras a uma escala cinematográfica, marionetas de vidro e instrumentos musicais de vidro construídos especificamente para o efeito às 19h00 nos dias 22, 23 e 24 de Agosto no Richardson Hall em Stourbridge - Inglaterra.
O Theatre of Glass nasceu da colaboração entre a companhia de teatro de marionetas PuppetLink (West Midlands - Inglaterra) e a S.A.Marionetas (Alcobaça - Portugal).
Ao longo de vários meses, para tornar possível a estreia de Tempestade, as companhias trabalharam nos dois países desenvolvendo novas técnicas de teatro de sombras a uma escala cinematográfica, usando marionetas de vidro, areia e água, projectando as sombras pela movimentação de pontos de luz num ecrã de 7m x 5m.
Em simultâneo, em Portugal, designers e mestres vidreiros da mundialmente conhecida Atlantis Crystal (Cós) e do Crisform (Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria – Marinha Grande) criaram as marionetas para Tempestade.
Uma ecléctica instrumentação está a ser utilizada pelos músicos-compositores, Inglês e Português, para criar a música que guia o espectáculo, e que inclui taças de cristal com e sem água, carrilhão e vibrafone de vidro guitarras eléctricas e acústicas, sons manipulados por um “granulador” (programa informático) e saltério – uma espécie de harpa medieval. A maior parte destes instrumentos - em vidro, madeira/cordas e Perspex – foram concebidos de forma a criarem impacto tanto quando projectados bem como quando tocados.
Tempestade é fiel às temáticas abordadas na peça The Tempest de Shakespeare mas é no essencial um espectáculo não verbal. Apesar de apresentar fragmentos de linguagem poética, a história é contada com imagens e sons. Com a mistura de Shakespeare, teatro visual original, teatro de marionetas e de sombras, manipulação de objectos, música tradicional e contemporânea, Tempestade destina-se a um público adulto e jovem (maiores de 9 anos).


Criação
A ideia para o Theatre of Glass surgiu em 2007 pela S.A.Marionetas de Portugal e a PuppetLink do Reino Unido, cujos directores artísticos – José Gil e Clive Chandler – foram inspirados pela possibilidade de criar teatro de sombras pela da projecção de luz através de vidro. Com colaboração dos artistas do Crisform a da Atlantis Crystal em Portugal, esta ideia concretizou-se na inovadora produção de Tempestade.
Da mesma forma que apresenta técnicas experimentais de teatro de sombras, Tempestade, apoia-se na música original para criar a sua história e dinâmica. Os nossos talentosos compositores/músicos estão a criar a música com instrumentos tradicionais, som manipulado informaticamente, assim como com instrumentos criados especificamente para esta produção – taças e carrilhão de cristal, vibrafone de vidro e saltério de duplo cordame.
Um agradecimento especial a Janine Christley do Festival Internacional do Vidro de Stourbridge, pelo encorajamento e incentivo para este trabalho, e a Catarina Carvalho do Museu do Vidro da Marinha Grande.


História
Tempestade conta a história de Próspero e da sua filha que foram deixados à deriva num barco há 12 anos. Próspero era o Duque de Milão, mas o seu irmão conspirou com o Rei de Nápoles e usurparam o seu ducado. Próspero e a sua filha de 3 anos, Miranda, sobreviveram à terrível provação chegando a uma Ilha onde habitam desde então. Miranda é agora uma jovem enquanto Próspero envelheceu. A Ilha é um local misterioso cheio de estranhos sons e paisagens. Exceptuando um espírito chamado Ariel, e um ser chamado Caliban, é um local deserto. Caliban é o filho de Sycorax uma bruxa banida para a ilha há muitos anos atrás, que morreu antes ainda da chegada de Próspero e Miranda. No início Ariel era seu servo, e antes da morte de Sycorax, esta aprisionou-o numa árvore onde ficou em agonia durante 12 anos até à chegada de Próspero. Grato pela libertação, Ariel serve agora Próspero mas sonha com a sua liberdade absoluta. Caliban está também sujeito ao poder de Próspero, estando severamente restringido por causa do perigo que representa para Miranda.
Graças à Providência, os perpetradores do golpe palaciano contra Próspero navegam ao largo da Ilha. Próspero é um homem de grandes conhecimentos e utiliza os seus misteriosos poderes para criar uma tempestade que encalha e destrói o navio. Aparentemente todos se afogaram. Na verdade, Próspero e Ariel colocaram o grupo a salvo em diferentes locais na Ilha. O Rei, Alonso, está convencido de que o seu filho Ferdinand se afogou, e este, por sua vez, está convencido que perdeu o pai. Próspero e Ariel trabalham em conjunto de forma a levar o grupo de conspiradores à beira da loucura. Por outro lado, juntam Ferdinand e Miranda, que inevitavelmente se apaixonam. Por fim, os culposos arrependem-se dos seus pecados passados e Próspero perdoa-lhes. O Navio é restituído, Ariel é libertado e todos abandonam a Ilha regressando a Milão onde Próspero recuperará o Ducado. Caliban é deixado na Ilha, que desde o início tinha reclamado como sua por legítimo direito.
Próspero conseguiu emendar o mal de que tinha sido alvo, e talvez mais importante ainda assegurou o futuro da sua filha. Consciente de que tinha usado os poderes sobrenaturais até ao limite, decide deixá-los para sempre.
De uma forma ou de outra todos são libertados.

Teatro de Vidro

Director Artístico: Clive Chandler
Direcção de Manipulação: José Gil
Produtores: Sally Rew e Sofia Vinagre
Músico-compositor: Edward Briggs
Músico: Hugo Trindade
Actores-Manipuladores: Marcus Fernando, José Gil, Tina Hofman, Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre
Design de Ariel: Hugo Amado - Atlantis Crystal
Artistas vidreiros: Nelson Dinis, Rita Barata, Joana Silva - Crisform
Criação de Marionetas: José Gil
Técnico de Iluminação: Jim Duncombe
Técnico: Chris Cuthbert
Vitrais: Rachel Elliott
Ilustrador: John Crane
Saltério: Paul Baker
Vibrafone de vidro: Jim Doble - Elemental Design
Estudantes de música : Michael Hukins, Sarah Price
Fotografia: Marcus Fernando
Co-Produção : S.A.Marionetas e PuppetLink


“Tempestade” tem o apoio de
Arts Council England Lottery - Calouste Gulbenkian Foundation - PRS Foundation - Instituto Camões -
Câmara Municipal de Alcobaça - Câmara Municipal da Marinha Grande - Museu do Vidro da Marinha Grande - Crisform – Altantis Crystal –
TFT . Teleinformática – Ad-Lib Aluguer Som e Luz - William A Cadbury Charitable Trust - The Sir Barry Jackson Trust

Agradecimentos: à Direcção da PuppetLink Ltd; Hagley Catholic High School; Cine-Teatro de Alcobaça; Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça.

MAIS INFORMAÇÕES EM www.samarionetas.com

Sem comentários: