segunda-feira, setembro 08, 2008

Teatro de Marionetas do Porto - MACBETH -Teatro Carlos Alberto de 24 a 28 de Setembro


Teatro de Marionetas do Porto

Programação especial 2008







MACBETH



Macbeth foi escrito por William Shakespeare provalmente em 1606, num período particular da sua vida que veria nascer as suas grandes tragédias – Júlio César, Hamlet, Lear, Otelo, Timon de Atenas.

Para o enredo dramático de MACBETH, Shakespeare encontra inspiração nas crónicas de Holinshed sobre factos ocorridos na Escócia dos séc. X e XI. E, de uma forma genial, cruza na acção da peça dois factos históricos reais: o assassínio do rei Duff por Donwald (967) e o assassínio de Duncan por Macbeth e o seu posterior reinado (1040/1057).

Ao fim de cerca dois milénios e meio de história do Teatro e, com a devida veneração pelas grandes tragédias gregas, Macbeth é ainda a grande obra trágica universal que, de uma forma essencial, do ponto de vista narrativo, nos expõe e faz reflectir sobre o amor e o poder como impulsionadores dos destinos do Homem.

A saga implacável do herói trágico Macbeth, tem ressonâncias inquietantes com o tempo que vivemos. É essa dimensão política da obra, que a torna ainda mais intemporal.

Macbeth mata por amor, por ânsia de poder e por crença no sobrenatural.

E assim Shakespeare celebra nesta obra uma poética da morte e do amor, conduzindo-nos inexoravelmente pelos labirintos interiores do ser humano através de uma linguagem intensamente poética.





Esta foi a primeira vez que o Teatro de Marionetas do Porto se “aventurou” num texto da grande dramaturgia universal, através de uma encenação que procura, à luz da contemporaneidade, uma transposição do universo de Shakespeare para a linguagem poética das marionetas.

Neste espectáculo a música adquire uma especial importância dramatúrgica ao constituir um elemento estruturante do texto; a partir de uma pré-composição de texturas musicais, o som é operado “em directo”, actuando sobre o texto ou sobre a sua ausência.





Encenação e cenografia João Paulo Seara Cardoso

Texto William Shakespeare

Marionetas e figurinos Júlio Vanzeler

Música Roberto Neulichedl

Desenho de luz Jorge Costa

Produção Sofia Carvalho

Interpretação Edgard Fernandes

João Paulo Seara Cardoso

Marta Nunes

Sérgio Rolo

Teatro Carlos Alberto

De 12 a 21 de Setembro

terça a sábado às 21h30, domingo às 16h00

Maiores de 12 anos

Dur: 80 min.



Reservas e informações: 800 108 675



Próximo espectáculo:

Nada ou o Silêncio de Beckett

Teatro Carlos Alberto

24 a 28 de Setembro

Sem comentários: