terça-feira, abril 28, 2009

Petição contra o fim da Bienal Internacional de Marionetas de Évora



Passem a todos, eu já assinei.

A Favor da realização da Bienal de Marionetas de Évora em 2009

Caros amigos e colegas, devido à falta de apoio do Ministério da
Cultura, para a realização da Bienal de Marionetas de Évora, esta
corre o risco de não acontecer. Isto seria uma grande perda para
todos os que fazem das marionetas uma forma de estar na vida, e para
todos aqueles que a utilizam como elemento de estudo, e de saúde
intelectual.

Não esqueçamos o valor que a BIME significa para a arte das
marionetas e para o Teatro. Esta teve o seu inicio em Maio de 1987,
será a 10ª edição, com todo um conjunto de edições que marcaram o
percurso das marionetas em Portugal não podemos ficar indiferentes.


Assinem, juntem-se, falemos a uma voz.


Os signatários


http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N14

segunda-feira, abril 20, 2009

FIMFA Lx9 - de 7 de Maio a 7 de Junho de 2009 - Marionetas ‘okupam’ Lisboa !



A marioneta apenas conhece a liberdade que o teatro perdeu.
Ela vira obstinadamente as costas ao real.


Gaston Baty



A marioneta deixou o seu gueto para encontra um lugar de importância na comunidade artística em sentido lato. Podemos falar de um processo de enriquecimento da marioneta. Ela encontra-se a partir de agora no centro da arte contemporânea.

Henryk Jurkowski




A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, a 9ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – FIMFA Lx, com direcção artística de Luís Vieira. Um projecto renovador e aberto a novas tendências, de dimensão internacional, que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.



A 9ª edição tem o apoio do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Museu da Marioneta e o Teatro Maria Matos, o Teatro Nacional D. Maria II, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Museu do Oriente, o Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. No âmbito do seu programa de descentralização, o FIMFA Lx efectua ainda extensões a Viseu - Teatro Viriato, Guarda - Teatro Municipal da Guarda e Aveiro - Teatro Aveirense, com o objectivo de difusão dos espectáculos do festival.



Em 2009, Lisboa será de novo o grande palco do Teatro de Marionetas, onde durante um mês companhias profissionais, de reconhecido mérito internacional, apresentarão as suas mais recentes criações.



Estão previstas cerca de cem representações, onde poderemos apreciar o trabalho de companhias oriundas de países como a Rússia, Bélgica, Suíça, Espanha, França, Alemanha, Itália, Taiwan, Holanda e Portugal, envolvendo espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, workshops destinados a profissionais, bem com um conjunto de actividades complementares.



A marioneta soube ocupar o seu lugar na paisagem artística e cultural contemporânea. Inovadora e atenta ao mundo actual, novas tecnologias e novos temas trouxeram-lhe a capacidade de se reinventar. O FIMFA Lx9 oferece a oportunidade de a ver em todo o seu esplendor, numa grande diversidade de técnicas (sombras, objectos, manipulação directa, teatro visual, etc.) e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, a dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas... A arte da liberdade e efervescência artística - porque no campo das marionetas é proibido proibir!

Sejam bem-vindos ao universo do movimento e deixem a vossa imaginação voar...

mais informações em http://fimfalx.blogspot.com/

TRULÉ dá rosto ao cartaz do Festival Internacional de Marionetistas Solistas de Lódz na Polónia


TRULÉ dá rosto ao cartaz do Festival Internacional de Marionetistas Solistas de Lódz na Polónia
A organização do Festival Internacional de Marionetistas Solistas escolheu este ano a imagem do marionetista Manuel Costa Dias para dar rosto ao seu cartaz.

Em Lódz, cidade da Polónia, realiza-se de dois em dois anos o Festival Internacional de Marionetistas Solistas. Desde 18 e até 23 de Abril acontece a 6ª edição. É um Festival muito prestigiado internacionalmente e valorizado por ser dos poucos festivais dedicados a marionetistas solistas. Nele participam marionetistas de vários países em competição e marionetistas consagrados. Nas edições anteriores do Festival o público polaco teve a oportunidade de assistir aos espectáculos de David Syrotiak, Albrecht Roser, Hoichi Okamoto, Salvatore Gatto, Yeung Fai, Richard Bradshaw e Neville Tranter entre outros.

TRULÉ – Investigação de Formas Animadas participou por três vezes neste Festival tendo a primeira vez em que participou ganho um prémio.

Nesta edição do Festival o TRULÉ não participa mas a organização quis manifestar o reconhecimento do seu valor através da escolha da sua imagem no cartaz de promoção.



Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,

Manuel Costa Dias

TRULÉ - Investigação de Formas Animadas
www.trulemarionetas.com.sapo.pt

23 a 26 Abril 2009 - marionetas de mandrágora no museu da marioneta


marionetas de mandrágora no museu da marioneta
O mês de Abril termina com a nossa deslocação a Lisboa, mais propriamente até ao Museu da Marioneta para a apresentação do espectáculo "Lenheiras de Cuca Macuca" numa encenação de José Caldas e texto de João Pedro Mésseder.
Gostaríamos de convida-los a assistir a esta mini temporada. que decorre de 23 a 26 de Abril.
Solicitamos o apoio na divulgação desta informação.
Não deixem de visitar a nossa página para mais informações em:
www.marionetasmandragora.come o nosso blog em :
www.marionetasanorte.blogspot.comOs melhores cumprimentos
Filipa Alexandre

quinta-feira, abril 16, 2009

S.A.Marionetas Apresenta: "A Ver Navios - no reinado de D João VI e Carlota Joaquina" 25 Abril - Cine-Teatro de Alcobaça 21.30h


A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e o Cine – Teatro de Alcobaça, apresentam a mais recente produção da companhia S.A.Marionetas “A Ver Navios – no reinado de D. João VI e Carlota Joaquina” um original de José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e Rui Sousa no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça.


Programa para as escolas
dia 24 de Abril de 2009, pelas 10.00 h. e 14.30h.
preço - € 2,50
- reservas e autocarro através do Cine - Teatro de Alcobaça

Público em Geral
25 de Abril de 2009 - 21.30h.


Sinopse
A Ver Navios…
1807, Novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação.
No gabinete D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos “sempre presentes e velhos aliados” Ingleses.
Em Lisboa, capital do reino corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano.
Assim tem início o espectáculo que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi.
O elenco conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam o D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte.
Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado.
Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.

Ficha Artística
Texto Original de Sofia Vinagre, José Gil, Natacha Costa Pereira e Rui Sousa
Direcção de Manipulação de José Gil
Construção das Marionetas de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos das Marionetas de Sofia Vinagre
Pintura das Marionetas de Natacha Costa Pereira
Figurinos dos Marionetistas de Maria Luisa Valbom Gil
Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre e Rui Sousa
Contra-regra: Rui Sousa
Pintura dos Cenários de Natacha Costa Pereira e Rui Sousa
Estruturas Cénicas de José Gil
Músico: Rui Sousa
Pesquisa – Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira
Co-produção de S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça
Espectáculo integrado nas comemorações dos “200 Anos Portugal – Brasil”
Maiores e 6 anos
Patrocínio: Taróca – Mobiliário e Decoração

Mais informações em www.samarionetas.com

RESERVAS
Cine Teatro de Alcobaça
Telef.: 262 580 890 / 885 / 892
Fax: 262 580 891
cine.teatro@cm-alcobaca.pt

terça-feira, abril 14, 2009

Marionetas da Feira - "Puppetologia" e outras noticias


As Marionetas da Feira, de Santa Maria da Feira vão estar com o espectáculo "Puppetologia" nos seguintes espaços:
Qua. 29/04 - 13h - FNAC Gaia Shopping - V.N.Gaia
Sex. 01/05 - 18h - FNAC Mar Shopping - Leça da Palmeira
Dom. 03/05 - Festival Fazer a Festa - Jardins do Palácio de Cristal - Porto (horário a definir)
E mais uma notícia fresquinha: Rui Sousa das Marionetas da Feira em co-produção com os S.A.Marionetas de Alcobaça estrearão mundialmente o espectáculo "Génesis", na edição deste ano da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, que terá início a 31 de Julho e irá até ao dia 9 de Agosto.
Para mais informações, visitem www.myspace.com/marionetasdafeira, ou enviem e-mail para marionetasdafeira@hotmail.com.

--
Rui Sousa

sexta-feira, abril 10, 2009

Atenção a publicação de vinda da companhia "Royal de Luxe" a Portugal é Mentira!!!!

caros amigos, estão várias pessoas a receber um e-mail do "festival de animação de rua" de Póvoa do Varzim, como sendo a primeira inscrição deste festival a companhia francesa "Royal de Luxe", situação que NÂO corresponde há verdade(confirma-mos com a companhia Royal de Luxe). sendo uma brincadeira de muito mau gosto, e desprepositada, vinda directamente da organização deste evento. Por certo (pensamos nós, blog) que a organização deste evento não faz a minima ideia do que está a "falar", nem do que pode provocar com este tipo de "brincadeira de mau gosto".para a próxima "senhores" façam publicidade séria.

sexta-feira, abril 03, 2009

AGENDA ABRIL/ MAIO - Ângela Ribeiro





De 30 de Março a 3 de Abril
Marionetas Vicentinas
Ateliê de construção de Marionetas de Esponja /Local: Solar dos Zagalos, Almada
DIA 4 de Abril , Sábado
Marionetas de Lenço
Ateliê de construção de Marionetas
Local: CCPE, Lisboa
Horário: 15H
Produção Ângela Ribeiro DIA 14 de Abril, 3ª feira
Mostrar este HTML numa nova janela?

AGENDA ABRIL/ MAIO


De 30 de Março a 3 de Abril
Marionetas Vicentinas
Ateliê de construção de Marionetas de Esponja
Local: Solar dos Zagalos, Almada


DIA 4 de Abril , Sábado
Marionetas de Lenço
Ateliê de construção de Marionetas
Local: CCPE, Lisboa
Horário: 15H



DIA 14 de Abril, 3ª feira
E se eu fosse...
Ateliê de construção de marionetas de luva
Marionetas de Lenço
Ateliê de construção de marionetas de lenço
Local: Sesimbra
Horário: 10.30H /15H

DIA 20 de Abril, 2ª feira E se eu fosse...
Ateliê de construção de marionetas de luva
Local: ARTES, Seixal
Horário: 11H / 15H E se eu fosse...
Ateliê de construção de marionetas de luva
Local: ARTES, Seixal
Horário: 11H / 15H DIAS 28, 29, 20 de Abril e 2 de Maio
Viajando com Violeta | destino China
Teatro de Marionetas
Local: Cine-Teatro S. Vicente, Seixal
Horário: manhã (escolas), tarde (público em geral) DIA 3 de Maio, domingo PLOF!teatro de marionetas
Local: Sesimbra
Horário: 17H
Produção Ângela Ribeiro

DIA 28 de Maio, 5ª feira
Ateliê de Marionetas de Esponja
Local: Guarda
Horário: manhã/tarde Para outras novidades, visitem www.angela-ribeiro.blogspot.com.
Apoiem, divulgando!

Um abraço,
Ângela Ribeiro

7 ANOS de Marionetas de Mandrágora


PARABÉNS!!!! 7 ANOS CONTINUEM!!!!A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora está sediada em Gondomar.

Desde Abril de 2002, data que marca o início da nossa actividade, que perseguimos a união de uma linguagem simbólica que conjugue o tradicional e o contemporâneo, e é nesta simbiose nem sempre pacífica que surge um elemento fundamental, a marioneta.


www.marionetasmandragora.pt.vu