terça-feira, maio 25, 2010

Festival MIMA nos Açores



A cidade da Ribeira Grande vai ser palco, e pela primeira vez nos Açores, de uma grande Mostra Internacional de Marionetas do Atlântico (M.I.M.A), a ter lugar de 27 a 30 de Maio, no Teatro Ribeiragrandense.

O evento é promovido numa co-produção da "1bigo – Artistas" e “Azores Eventos”, e conta com o apoio logístico da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

O evento está aberto a todos os interessados (avós, pais e filhos) que gostam de ver e também criar e experimentar, manipular todos os bonecos e marionetas que integram o MIMA.

Sendo a primeira mostra do género realizada nos Açores, onde estarão presentes companhias de Portugal, Reino Unido e Hungria, este certame abrange várias iniciativas. Serão dias de muita animação e riso, mas também de reavivar a tradição dos Robertos, as marionetas populares que se dedicavam à sátira social e política.

O MIMA, e de acordo com informações avançadas pela entidade promotora, vai ter apresentações de Teatro D. Roberto, Teatro de Marionetas de Fios e Teatro de Marionetas de Varão de origem Medieval.

Na categoria de Teatro de Marionetas de Fios, oriundo do Norte de Portugal, e sob direcção artística de Rui Sousa, o público será envolvido em momentos de magia visual com os movimentos dos seus bonecos, rodeado por um clima de música e humor, com o seu espectáculo ‘Puppetologia’.

A S.A. Marionetas, líder na tradição bonecreira, levará o público a recuar no tempo com representações da “Tourada” e de “O Barbeiro” na categoria de Teatro D. Roberto; e com representações medievais das histórias de “Inês de Castro” e de “A Padeira de Aljubarrota” na categoria de Teatro Medieval de Marionetas de Vara.

Do Reino Unido chega The Puppetree Company de Brian e Alison Davey, verdadeiras lendas vivas da tradição inglesa de Teatro de Marionetas, com o espectáculo “Punch and Judy”, parte da tradição folclórica do Reino Unido. “Punch & Judy” são dois fantoches com uma longa história em terras de Sua Majestade, neste caso obras vivas esculpidas por esta dupla de bonecreiros com mais de 30 anos de carreira.

Mikropódium, de András Lénárt, proveniente da Hungria, apresenta a delicadeza, a subtileza e a poesia visual dos espectáculos “Stop” e “Con Anima”. Vindo da família de marionetistas Családi Bábszinház, András Lénárt, traz um espectáculo de alegria e beleza, com a excelência dos movimentos das suas marionetas de manipulação directa.
Como complemento dos espectáculos, os participantes têm a oportunidade de entrar no mundo da marioneta. Para além de uma exposição de marionetas de várias técnicas, Rui Sousa também orientará Oficinas de Construção de Marionetas, onde será possível aos participantes criarem os seus próprios bonecos recorrendo a técnicas bastante simples e acessíveis.

Este evento será marcado também pela conferência “A Tradição da Marioneta” com a presença de marionetistas nacionais e internacionais e na qual estará também o presidente da UNIMA-Portugal (União Internacional de Marioneta – Portugal).

José Garcia
garcia@viaoceanica.com

Sem comentários: