segunda-feira, julho 12, 2010

Novo director-geral das Artes quer avançar de imediato com apoios anuais


João Aidos foi nomeado esta segunda-feira o responsável máximo da Direção-Geral das Artes (DGA) substituindo no cargo Jorge Barreto Xavier, que se demitiu na sexta feira por divergências com a tutela.

Em declarações à agência Lusa, João Aidos disse que foi convidado para o cargo no sábado pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, mas não sabe quando tomará posse.

"É um desafio que qualquer pessoa deve ponderar aceitar, pensando que possa contribuir de alguma forma para ajudar e dar uma mais valia para o setor", disse.

Como primeira ação na DGA, João Aidos que resolver "uma das preocupações" de Gabriela Canavilhas: "Avançar com processos com urgência para resolver uma série de situações, nomeadamente os apoios anuais às artes, porque os `timings já passaram imenso da sua previsão".

"O calendário deste Ministério é concluir de imediato esses processos para lesar o mínimo possível a atividade artística", defendeu.

Quantos aos cortes orçamentais que irão afetar o setor da cultura, João Aidos admitiu que as artes do espetáculo são uma área "bastante delicada", mas "as coisas têm que ser bem vistas e bem ponderadas".

"Penso que é essa a vontade da senhora ministra: olhar para o setor o mais possível, perceber caso a caso, como é possível enquadrar da melhor maneira estes cortes orçamentais", reforçou, acrescentando que uma das mais valias da sua escolha é a sensibilidade em conhecer e ouvir os artistas.

De acordo com o Ministério da Cultura, João Aidos tem uma "vasta experiência e reputação no meio cultural português, ligado a inúmeros projetos no âmbito da Rede Nacional de Teatros e Cine-Teatros, gestor, programador, produtor e engenheiro projetista com profunda ligação à rede e tecidos culturais em todo o território nacional".

Licenciado em teatro, João Aidos desempenhava até hoje funções de diretor artístico do Teatro Virgínia, em Torres Novas.

in LUSA

Sem comentários: