sexta-feira, janeiro 14, 2011

O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS EM 2011


O Que é o Gamelão? (Foto J. Pedro Martins)

Apesar do fantasma da crise que tem afectado seriamente a actividade cultural no nosso país, o TFA – Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde começa o ano de 2011 animado com a apresentação de novos projectos.
Várias atuações em Portugal e duas deslocações internacionais estão já confirmadas para o primeiro semestre do novo ano. Destaque para o projecto O Que é o Gamelão?, desenvolvido com o Serviço Educativo da Casa da Música do Porto, que vai apresentar-se, já em Fevereiro, no Auditori de Barcelona, Espanha, integrado na sexta edição de um dos mais conhecidos festivais internacionais de percussão da Europa.
Em Maio, a companhia vilacondense viaja até França, representando Portugal nas Rencontres Internationales de Théâtres de Papier, com uma série de cinco sessões da nova versão do espectáculo Teatro de Papel / Convidado de Pedra, que terão lugar nas cidades de Épernay, na Champagne, e Frouard, na Lorraine.
Uma nova produção será também estreada este ano, com o apoio do Serviço Educativo da Casa da Música e com a parceria do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde, no projecto Estaleiro. O mito do Titã previdente servirá de base para a montagem de Prometeu, um trabalho que explora as técnicas tradicionais de Teatro de Sombras e a manipulação de imagens, projectadas num grande ecrã de cinema. A equipa de criação contará a estória valendo-se de um processo de multimédia eficaz, produzindo efeitos verdadeiramente poéticos. A peça não excluirá o tempo em que vivemos e que nos acompanha; um tempo de conflitos, confrontos, sofrimento e sacrifico, mas também (como sempre na história da humanidade) de esperança e renascimento.
O TFA prossegue outrossim a sua aposta na criação de novos públicos, apresentando espectáculos de marionetas e organizando diversas acções de formação na nossa área.

O TFA deseja bom 2011, com muito trabalho e alegrias, a todos os colegas e amigos!

Sem comentários: