terça-feira, maio 31, 2011

Começa já dia 31 Maio - Bienal Internacional de Marionetas de Évora - 12ªEdição


www.cendrev.com

A OLHAR PRÓ BONECO - Agenda Junho e Julho


A companhia de teatro de marionetas A OLHAR PRÓ BONECO de Santa MAria da Feira, dirigida por Rui Sousa, apresenta a sua agenda para Junho e Julho de 2011.

1 de Junho - 'PRAÇA DAS MARIONETAS' (workshops e espectáculos de marionetas durante todo o dia) - Odivelas - org.Teatro Malaposta

5 de Junho - 'O BARBEIRO' - Comemorações do Dia Mundial da Criança - Palácio de Cristal - Porto - 15h00 e 15h45

20 a 26 de Junho - 'FIOS DE MÚSICA' & 'O CIRCO DAS MARIONETAS'- FESTAS SANJOANINAS - Angra do Heroísmo - AÇORES

2 de Julho - 'PUPPETOLOGIA' - Feira de Artesanato - Maia (hora a designar)

22 a 24 de Julho - PUPPETOLOGIA' - 23ste International Puppetbuskersfestival - Gent - BÉLGICA

Para mais informações visitem:
www.aolharproboneco.blogspot.com
e
www.ruisousa.pt

quinta-feira, maio 26, 2011

Proposta de decisão apoios pontuais 2011


Caros associados,

Esta mensagem dirige-se muito concretamente a todos os candidatos ao concurso para apoios pontuais em curso.
Como terão todos dado conta, contrariamente ao que sempre tem sido prática, a DGArtes apenas fez chegar uma tabela com avaliação quantitativa de cada critério e subcritério sem fazer acompanhar este documento da acta da reunião de que terá resultado a proposta de decisão onde deveria constar a fundamentação com uma avaliação qualitativa.
Esta situação contraria o que é previsto no º 2 do artº 101º do Cód. de Procedimento Administrativo (CPA) em que se diz que para a audiência escrita "A notificação fornece os elementos necessários para que os interessados fiquem a conhecer todos os aspectos relevantes para a decisão, nas matérias de facto e de direito (...)".
Assim a Plateia aconselha todos os associados candidatos aos pontuais a solicitar por escrito para geral@dgartes.pt que lhes seja fornecida a respectiva acta com a apreciação qualitativa, elementos necessários para que se pronunciem em audiência escrita de interessados.
Isso mesmo já fez a Plateia enquanto associação o que não elimina a necessidade de cada candidato o fazer em nome próprio.
Aconselhamos ainda que todos se pronunciem de facto em audiência.

A Direcção da Plateia

--
PLATEIA - Associação de Profissionais das Artes Cénicas
www.plateia-apac.blogspot.com

quinta-feira, maio 19, 2011

S.A.Marionetas Apresentam em estreia nacional - "AMIGO" de José Gil e Camila Moreira


ESTREIA NACIONAL

“AMIGO” de José Gil e Camila Moreira

Cine-Teatro de Alcobaça /João D´Oliva Monteiro, dia 28 de Maio de 2011 pelas 21.30h.
Maiores de 4 anos – 45 min.

A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta a sua mais recente produção “AMIGO” um original de José Gil e Camila Moreira. Depois de em 2007 a S.A.Marionetas ter co-produzido com a CêDêCê - companhia de dança contemporânea o espectáculo A caixa de Pandora, agora volta a juntar a dança contemporânea e o teatro de marionetas num espaço despido onde se descobre um dos valores mais bonitos que se pode ter entre dois seres – a amizade. “AMIGO” é o realizar de um desejo antigo entre os dois protagonistas (José Gil e Camila Moreira)onde se pretende fundir de uma forma nunca antes vista, estas duas formas de arte, levando assim a uma abordagem narrativa, onde as palavras são substituídas pela música e pelo movimento.

“AMIGO” pode ser o mais belo, mas ao mesmo tempo o mais arriscado espectáculo que alguma vez fizemos, pois estamos a trabalhar com uma marioneta com 15 fios ao vivo num palco com uma bailarina onde tudo pode acontece, como no circo que o público vai ver se o artista “cai” aqui é mais se os artistas se “enrolam” J.G./C.M..

Original José Gil e Camila Moreira / Bailarina Camila Moreira / Marionetista José Gil / Coreografia / Camila Moreira Construção da Marioneta José Gil / Figurino da Marioneta
Maria Luisa Valbom Gil / Figurino da Bailarina Maria Luisa Valbom Gil / Estruturas Cénicas José Gil / Música Audible Architecture e Daniel Bernardes / Fotografia Sofia Vinagre /Apoio Academia de Dança de Alcobaça / Produção S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

http://www.samarionetas.com

"Maõs de Sal" é a nova produção da companhia Marionetas de Mandrágora



http://www.maosdesal.marionetasmandragora.com/
http://www.marionetasmandragora.com/

quarta-feira, maio 18, 2011

TRULÉ - ganhou o prémio de Desempenho de Qualidade no No 13. International Puppet Festival Golden sparkle


No 13. International Puppet Festival Golden sparkle que decorreu em Kragujevac na Sérvia entre 8 e 14 de Maio, TRULÉ projecto de Investigação de Formas Animadas representou Portugal e Évora no festival e ganhou o prémio de Desempenho de Qualidade com o espectáculo Variações de Marionetas em Redor da Música.

É o oitavo prémio ganho pelo TRULÉ em festivais internacionais. Este prémio vem reafirmar a qualidade artística do TRULÉ, qualidade reconhecida nos festivais onde tem participado.

Na deslocação ao festival o TRULÉ foi apoiado pela Câmara Municipal de Évora.

terça-feira, maio 17, 2011

companhia "era uma vez" nos açores rtp1

zero projectos de marionetas com apoios pontuais



é verdade desta vez nem 1 projecto de teatro de marionetas foi apoiado através dos apoios pontuais do ministerio da cultura/dg artes.
aqui ficam os resultados:

Teatro: 9
Dança: 3
Música: 9
Artes Plasticas: 8
Cruzamento???: 8
Design: 1
Fotografia:1
Arquitectura:1
Culinaria....
Decoração de Interiores...
...........
http://www.dgartes.pt/apoiosdirectos/pontuais2011/20000_uz.zip
http://www.dgartes.pt/apoiosdirectos/pontuais2011/25000_bi.zip
)
http://www.dgartes.pt/apoiosdirectos/pontuais2011/10000_ji.zip

(ainda não recebemos o link dos apoios de 5000, por isso isto são resultados sem esse patamar

sexta-feira, maio 13, 2011

IV Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo de 2 a 12 de Junho 2011


A Alma d'Arame, estrutura sediada em Montemor-o-Novo e existente há 6 anos, tem desenvolvido na área das artes cénicas, com particular destaque para o teatro de marionetas, um trabalho regular nomeadamente ao nível do Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo, que este ano apresenta a 4ª edição e conta mais uma vez com a parceria, entre outros, da Câmara de Montemor-o-Novo. Entre os objectivos da associação e deste encontro está a angariação de novos públicos nomeadamente em áreas afastadas do acesso aos grandes eixos da programação, intervindo em ambientes rurais ou periféricos.

O IV Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo realizar-se-á em Montemor-o-Novo de 2 a 12 de Junho de 2011 e contará com a apresentação de espectáculos de rua e em salas, conversas, masterclass, workshops e uma exposição. Este ano abrimos portas à internacionalização convidando Luke de Bruyker (Bélgica) formador da masterclass. Com os workshops e o masterclass sublinhamos mais uma vez a importância da formação ao nível do temática da marioneta que este ano dirigimos ao público em geral nomeadamente aos jovens, professores e profissionais da área. A entrada é livre em toda a programação.

mais informações em http://www.almadarame.pt/

BIME 2011 - BIENAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DE - ÉVORA


31 de Maio a 5 de Junho
Companhias Participantes:
Teatro Gioco Vita (Itália), Teatro Del Drago (Itália), Alex Barti (Dinamarca), Sofie Krog Teater (Dinamarca), Cie Theatres de Marionnettes (França), La Chana Teatro (Espanha), Teatro de Marionetas La Estrella (Espanha), Tanxarina (Espanha), Rod Burnett (Inglaterra), Altrego (Alemanha), Companhia Pequod (Brasil), Bululu Teatro (Argentina), Projecto Educativo do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora (Portugal), Trulé Investigação de Formas Animadas (Portugal), Era uma Vez Teatro de Marionetas (Portugal), Teatro de Marionetas do Porto (Portugal), Bonecos de Santo Aleixo (Portugal), Limite Zero Associação Cultural (Portugal), S. A. Marionetas Teatro & Bonecos (Portugal), A Barraca do Gregório (Portugal)

BREVEMENTE MAIS INFORMAÇÕES EM http://www.cendrev.com/bime.php

2º Encontro da UNIMA-Portugal - 4 Junho 2011 – Évora


2º Encontro da UNIMA-Portugal
4 Junho 2011 – Évora
Sala SOIR - Joaquim António de Aguiar

Passados 22 anos a UNIMA Portuguesa volta a reunir-se na cidade que a viu nascer.
Esta associação com 80 anos de existência no mundo e desde 1989 em Portugal, é uma organização não governamental afiliada na UNESCO que junta pessoas de todo o mundo que contribuem para o desenvolvimento da arte da marioneta, com o objectivo de utilizar esta arte para servir os valores humanos como a paz e a compreensão mútua entre as pessoas independentemente da raça, das convicções políticas ou religiosas e das diferenças culturais, em respeito pelos direitos fundamentais, tal como definido na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de Dezembro de 1948.
O centro português da UNIMA existe desde 1989, mas depois de um inicio de grande actividade, seguiu-se um período de enfraquecimento que levou há sua quase extinção, mas agora com o aparecimento de uma nova geração de pessoas ligadas há arte da marioneta, reaparece a “organização de teatro mais antiga do mundo”. Este segundo encontro, é o reforçar desta nova dinâmica que já começou a trabalhar em 2009 e que agora está mais sólida e pronta a cumprir o objectivo a que se propôs, relançar o Centro Nacional da UNIMA e integrar o movimento internacional da Marioneta.
Assim com este segundo encontro, esperamos conseguir uma maior união entre as pessoas e organizações que trabalham, defendem e apoiam o teatro de marionetas em Portugal.
Por tudo isto esperamos que participem nesta nova etapa da história da União internacional da marioneta em Portugal.
UNIMA-Portugal
José Manuel Valbom Gil
(Presidente da Direcção)

mais informações em www.unimaportugal.com

4ª SEMANA ABERTA – DE FANTOCHE EM FANTOCHE – EXPOSIÇÃO / OFICINA



N. Theias, realizações e artes plásticas
Rua Mayer Garção, nº 274 - 2765.539 S. Pedro do Estoril
tel. 214674531 - tm 969073331
www.nmlua-centrodeartes.blogspot.com / www.ntheias.com

terça-feira, maio 10, 2011

FIMFA 2011


O Grande Palco das Marionetas regressa…
mais rebelde do que nunca!

A marioneta sempre me interessou no sentido que me parece ser uma forma de arte que está no cruzamento das artes plásticas e das artes cénicas…
Foi a paixão por marionetas, máscaras e outros objectos antropomórficos que me conduziu da filosofia e das artes plásticas para as artes da marioneta. Eu queria investigar os significados que podem ter os corpos artificiais em cena…
Gisèle Vienne

A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, de 12 de Maio a 6 de Junho, a 11ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - FIMFA Lx, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. Um projecto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento de uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.


O FIMFA Lx afirmou-se nacional e internacionalmente, desde 2001, como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, que se desenrola a partir de critérios rigorosos de qualidade e reconhecido mérito artístico. É sustentado por um conjunto amplo de parcerias de programação e descentralização, apresentando as formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, mas não esquecendo o seu contraponto com as mais tradicionais. Espectáculos que revelam técnicas ancestrais estarão aqui em confronto com linguagens inovadoras.


O FIMFA Lx, galardoado recentemente com o Prémio da Crítica de Teatro pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, entra no seu décimo primeiro ano com mais fulgor e rebeldia do que nunca…


Durante vinte seis dias o grande palco das marionetas e das formas animadas regressa a Lisboa, que se transforma no centro desta expressão artística. Desenhado numa perspectiva de transversalidade artística, o FIMFA desenvolve uma programação que integra uma enorme diversidade de técnicas e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas...


Este ano, para além da presença de criadores de reconhecido mérito internacional, resolvemos apostar em jovens companhias e valores mundiais que se apropriam desta linguagem e a renovam, na pesquisa, transformação e reutilização de objectos, materiais… como através da imagem e do som se podem criar verdadeiras obras de arte, temas e espectáculos controversos que falam do Homem actual e dos problemas que afectam a humanidade.


A 11ª edição tem o apoio do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Museu da Marioneta e o Teatro Maria Matos, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém - Fábricas das Artes, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Cinema S. Jorge, entre outros.


No âmbito do seu programa de descentralização, o FIMFA Lx11 continua a desenvolver o programa de extensões com o objectivo de difusão dos espectáculos do Festival, estabelecendo parcerias com o Centro Cultural de Vila Flor - Guimarães, a Fundação de Serralves - Porto, o Teatro Municipal da Guarda - Guarda, o Teatro Virgínia - Torres Novas e o Teatro Viriato - Viseu.


São nossos convidados cerca de vinte e três companhias e criadores, provenientes de diversos países, como a Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Noruega, Reino Unido e Portugal. Estão previstas mais de cem representações que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares. Os espaços de apresentação são o Museu da Marioneta, o Teatro Maria Matos, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém, o Cinema S. Jorge, o CAMa - Centro de Artes da Marioneta e, é claro, as ruas de Lisboa.


Nestes tempos conturbados aguardamos ansiosamente a visita de todos ao universo da marioneta contemporânea e das suas metamorfoses… Objectos, sombras, espelhos, reflexos, cabos eléctricos, dança, pintura, vídeo, numa infinidade de formas e conceitos que abordam a política, a literatura, o ambiente, a revolução, assassinatos… Sejam bem-vindos ao mundo onde tudo pode acontecer. A sério!

toda a informação em http://fimfalx.blogspot.com

TRULÉ participa em Festival Internacional de Marionetas em Kragujevac


O grupo português de teatro de marionetas TRULÉ – projecto de Investigações de Formas Animadas vai participar no 13. International puppet festival “Golden sparkle” que se realizará entre 8 e 14 de Maio de 2011 em Kragujevac na Sérvia.

É com o espectáculo Variações de Marionetas em Redor da Música que irá representar Portugal e Évora neste encontro internacional onde se apresentarão cerca de duas dezenas de grupos originários de outras tantas partes do mundo.

O TRULÉ é uma presença reconhecida em festivais internacionais onde se tem afirmado por uma qualidade apreciada por espectadores e organizadores. Nos últimos 15 anos, participou em mais de 55 Festivais Internacionais em 19 países de 4 Continentes com 163 representações em 63 cidades do Mundo. Por várias vezes lhe atribuíram prémios prestigiados.

Nesta deslocação o TRULÉ conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

TRULÉ - Investigação de Formas Animadas
www.trulemarionetas.com.sapo.pt

quarta-feira, maio 04, 2011

Valdevinos teatro de marionetas apresentam "Lusi@das"



Valdevinos teatro de marionetas
apresentam

Lusi@das
http://valdevinos.net/lusiadas

7 de Maio às 16h00
Sala de Ensaio
Centro Cultural Olga Cadaval - Sintra
http://ccolgacadaval.pt

8 de Maio às 17h00
Pequeno Auditório
Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha
http://ccc.eu.com

http://valdevinos.net/newsletters/lusiadasmaio

O Senhor de La Fontaine em Lisboa - 8 a 26 maio 2011 - Centro Cultural de Carnide

Marionetas de Mandrágora - noticias Maio 2011