sexta-feira, agosto 03, 2012

“Em Defesa da Cultura e pela Reivindicação de 1% do Orçamento de Estado para a Cultura”.


“Em Defesa da Cultura e pela Reivindicação de 1% do Orçamento de Estado para a Cultura”.

“As acções nacionais do Manifesto em Defesa da Cultura (MDC) tem prosseguido com a apresentação do Manifesto em vários pontos do país, com o lançamento da campanha “1% para a Cultura” e com a realização de iniciativas diversas sobretudo centradas nos meios, actividades e estruturas das áreas do espectáculo, onde as dificuldades se situam no plano da luta pela sobrevivência, em resultado dos cortes (totais ou parciais) no financiamento público e das grandes interrogações sobre as verbas que vão ser afectadas aos concursos da DGArtes.

As associações, as estruturas, os criadores, os que trabalham na área da cultura e da criação artísticas, quer profissionais quer amadores, e o próprio direito de acesso à cultura, são um alvo preferencial das políticas neoliberais que estão a ser impostas aos portugueses.

Nesta área onde a precariedade e a intermitência da actividade é significativa está a levar a que se instale um sentimento de resignação e de desistência. Igualmente, instituições muito relevantes estão em vias de encerrar, vivendo situações de dramática luta pela sobrevivência.

Como se afirma no MDC: “O Tempo de pôr fim a este rumo de desastre é o tempo de Hoje. Tempo de protesto e de recusa. Tempo de mobilização de toda a inteligência, de toda a criatividade, de toda a liberdade, de toda a cólera contra uma política que chama “austeridade” à imposição de um brutal retrocesso histórico. Defender a cultura é umas das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes acima do medíocre ruído dos “mercados” Manifestamo-nos em defesa da cultura. E agiremos em conformidade”.



Manifesto em Defesa da Cultura

Sem comentários: