sexta-feira, janeiro 11, 2013

S.A.Marionetas apresenta em estreia nacional “O Saloio de Alcobaça e outras histórias do Teatro Dom Roberto”


A companhia S.A.Marionetas apresenta em estreia nacional “O Saloio de Alcobaça e outras histórias do Teatro Dom Roberto” -teatro tradicional de marionetas português. Desde 1998, a companhia já recuperou várias peças que compõem o reportório deste teatro de marionetas. O que nos motivou desta vez foi o facto de descobrimos uma gravação em vídeo feita em vinte e dois de Janeiro de mil novecentos e noventa e quatro pelo marionetista Francisco Mota ao já falecido marionetista Domingos Moura. Nessa entrevista realizada em Forjães, aldeia perto do Porto, a determinada altura Francisco Mota pergunta a Domingos Moura que peças é que realizavam dentro e fora dos pavilhões de feira ao que este responde entre outras “O Saloio de Alcobaça”. Perante tal resposta o entrevistador não percebe o título da peça e volta a perguntar dizendo: O celeiro de Alcobaça? Responde Domingos Moura: Não! O Saloio de Alcobaça!
Estava mais que confirmada a existência esta peça. Se a isto juntarmos ainda o facto da companhia estar sediada em Alcobaça a escolha tornou-se clara. Juntando todas estas energias, a companhia recuperou esta peça há muito perdida, continuando desta forma o trabalho iniciado em 1983, ano em que conhecemos o mestre António Dias.
Do programa desta apresentação constam ainda as peças “ O Barbeiro Diabólico”, “ a Tourada”, “ O Castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os Três Namorados”.

Ficha Artística:
Marionetista: José Gil
Construção e pintura das marionetas e adereços: José Gil
Figurinos: Maria Luisa Gil
Pesquisa: José Gil
Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Local: Cine Teatro de Alcobaça/João d´Oliva Monteiro
Horário: 21.30 Horas
Bilhete: € 5.00 (preço único)
Maiores de 4 anos

1 comentário:

Anónimo disse...

Благодарность за статью.. Актуально мне сейчас.. Взяла себе опять перечитать. [url=http://profvesti.ru/o-stroitelstve-bani/104-stroitelstvo-karkasnykh-ban.html]ремонт квартиры стоит[/url]