quinta-feira, abril 11, 2013

FOME no Algarve de 14 a 16 de Junho 2013



O FOMe vai ter a sua primeira edição num tempo geral e num quadro particular de acentuada crise económica e social. Concerteza que a escolha do título não se configura, assim, uma casualidade, mas, como a Arte em geral é esperançosa - e esta que integra o FOMe o é redobradamente, posto que constitui uma herança historicamente proveniente dos sectores mais deserdados da criação artística - afectemos à designação FOME outro sentido que não aquele que evidentemente significa. Com FOMe queremos significar Festival de Objectos e Marionetas, exprimir a necessidade de alimento cultural e acentuar um apetite voraz por esta forma de expressão artística que, entre outras, tem a capacidade de reunir gentes, aquecer as almas com poesia e sonho, e ler o mundo de forma certeira, reduzindo as nossas carências espirituais e intelectuais. Para a 1ª edição do FOME preparámos uma maratona de marionetas e objectos em três dias
com os seguintes objectivos: Proporcionar uma oferta diversificada ao nível das técnicas, dramaturgias e estéticas no sentido de abrir caminhos à construção de uma ideia intelectual e artística do que é o mundo abrangente das marionetas e formas animadas; Criar uma dinâmica entre a cidade de Faro e o Teatro Lethes (sede do FOMe) com espectáculos de rua que utilizem espaços não convencionais, que circulem pelo interior do teatro, que desafiem as formas tradicionais de relação com o público; Através do encontro com as marionetas, fomentar a circulação do público da rua até ao Teatro Lethes e vice-versa. Ir ao encontro das pessoas e festejar com elas. Reaproximar a cultura da rua, reaproximar a cultura das pessoas, as pessoas do teatro; Programar espectáculos de marionetas e formas animadas para adultos com o intuito de desmistificar a ideia de que os espectáculos de marionetas são apenas para crianças;
Proporcionar uma oferta de espectáculos que tenha em conta as necessidades das várias camadas de público da cidade e da região: espectáculos de teatro de objectos para bebés e crianças; marionetas e pequenas formas para o público adulto; espectáculos de rua para toda a família e para quem for apanhado desprevenido e se deixe levar pela magia das marionetas tradicionais; E também um espaço de discussão e reflexão para pensar a marioneta face à modernidade e em contraste com o tradicional, valorizar a tradição e o facto de alguns marionetistas se dedicarem actualmente à pesquisa de um legado – no caso da 1ª edição do FOMe – os tradicionais Robertos.
A maratona de marionetas inicia-se na sexta-feira, dia 14 de Junho, à noite, com duas sessões do espectáculo para adultos O Mironescópio – A máquina do Amor d’ A Tarumba – Teatro de Marionetas.
Sábado de manhã o AGORA Teatro, com Túu! Túu! para bebés e crianças até aos 3 anos; à tarde 3 espetáculos de Robertos de companhias diferentes realizados na rua, portanto, para todas as idades, desenhando um percurso que vai desde a baixa da cidade à porta do Teatro Lethes; à noite no Teatro Lethes temos TUBIC da premiada Companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, para todas as idades, e ainda a fechar o serão mais um Mironescópio – A máquina do Amor d’ A Tarumba, para adultos.
Domingo repete todo o programa de sábado à excepção do espetáculo da noite.
São 5 companhias distintas, 7 espectáculos diferentes, num total de 14 representações ao longo de 3 dias. Sem esquecer que a seguir aos espectáculos há conversas entre os criadores e o público. Nesta iniciativa de reflexão contaremos com a presença de Cristine Zurbach da Universidade de Évora.

Sem comentários: