segunda-feira, novembro 02, 2015

7ª Festa da Marioneta - ARTEMREDE

8 espetáculos, 2 oficinas e 1 exposição para toda a família
em 11 municípios da Artemrede

ABRANTES, ALCOBAÇA, ALMADA, BARREIRO, MOITA, MONTIJO, OEIRAS, PALMELA, SANTARÉM, SESIMBRA E SOBRAL DE MONTE AGRAÇO



Estreia absoluta a 3 de Outubro da coprodução Artemrede e Teatro e Marionetas de Mandrágora:

DESCOBRIDORES,
dirigido a bebés e crianças!
Bilhetes de 0 a 6 euros.



De 3 de Outubro a 28 de Novembro a ARTEMREDE volta a celebrar a arte das marionetas e das formas animadas com a 7ª Festa da Marioneta!

Durante cerca de dois meses o público da Artemrede poderá assistir, em onze municípios, a oito espetáculos de teatro, dança e música para todas as idades, no total de 34 sessões. Para além dos espetáculos, este ano as marionetas saltam dos palcos e invadem outros espaços do teatro, com uma exposição e duas oficinas para crianças, famílias e adultos.

A Festa abre com uma nova coprodução da ARTEMREDE para bebés e crianças até aos 5 anos. DESCOBRIDORES é um espetáculo do Teatro e Marionetas de Mandrágora que promete transportar o pequeno público numa viagem de cores, texturas e sons, em busca do significado da palavra maternidade em distintas culturas – Portugal, Brasil, Índia, Timor, África e China. Dirigido e interpretado por Filipa Mesquita, DESCOBRIDORES tem música de Fernando Mota e cria-ção plástica de Vânia Kosta, que assume também a autoria da EXPOSIÇÃO DESCOBRIDORES – UMA VIAGEM FEITA POR TI, um percurso visual e sensorial que explora a narrativa do espetáculo.

Dois outros espetáculos da Festa da Marioneta debruçam-se sobre o tema da viagem apresentando, no entanto, propostas artísticas muito distintas: PEREGRINAÇÃO, da companhia Lafontana, e POR ESTE RIO ACIMA, da S.A. Marionetas. O primeiro conta as aventuras narradas no texto homónimo de Fernão Mendes Pinto através da manipulação e projeção, em tempo real, de personagens recortadas em cartão, num relato visual impressionante e cheio de humor. Em POR ESTE RIO ACIMA, a companhia de Alcobaça S.A. Marionetas inspira-se na mesma obra literária, acrescentando ainda a homenagem aos 30 anos do disco de Fausto Bordalo Dias, numa proposta inovadora que utiliza materiais característicos da região Oeste – o vidro e o cristal.

De destacar ainda a apresentação inédita em Portugal de PAPER BUBBLES, da companhia catalã Múcab Dans, um espetáculo que rompe com as fronteiras entre as linguagens artísticas e cruza dança, música e multimédia, envolvendo o público numa viagem alucinante pelo mundo das bolhas (de todos os formatos, tamanhos e materiais!).

Presença regular na Festa da Marioneta, com propostas sempre inovadoras e surpreendentes, o Teatro de Marionetas do Porto apresenta PELOS CABELOS, com personagens insólitas inspiradas nas ilustrações de João Vaz de Carvalho e uma história com muito humor e uma boa dose de absurdo, como é habitual nesta companhia!

Mas outras interessantes propostas fazem ainda parte da Festa da Marioneta’15, como APARA, O RAPAZ QUE VAI E VEM, da Valdevinos Teatro de Marionetas, que conta a história de duas crianças que vivem em lugares distintos do planeta e a diferente relação que têm com a água, numa mensagem sobre a utilização sustentável dos recursos naturais; PÁSSARO DA ALMA, da Associação AQUI HÁ GATO, fala da importância dos afetos em todos os momentos da vida; e CONTOS DO MUNDO, do Teatro Figura, revisita alguns contos tão familiares de Hans Christian Andersen, como ‘A Princesa e a Ervilha’ ou a ‘Menina dos Fósforos’. Como complemento a este espetáculo a mesma companhia propõe a oficina POÉTICA DOS OBJETOS, dirigida a artistas e a agentes educativos. Por sua vez, a companhia Tarumba irá ensinar crianças e famílias a construir TEATROS DE PAPEL, na oficina com o mesmo nome.

A Festa da Marioneta’15 promete, assim, oferecer propostas artísticas diversas e de qualidade para todos os públicos, numa mostra que reúne múltiplas abordagens da arte da marioneta e do teatro de objetos e formas animadas.

Marta Martins | Diretora Executiva da Artemrede

Sem comentários: