segunda-feira, março 31, 2008

“Teatro D. Roberto” no Museu da Marioneta de Lisboa de 18 a 23 de Abril de 2008


O Museu da Marioneta de Lisboa e a Companhia S.A.Marionetas Apresentam “Teatro D. Roberto” no Museu da Marioneta de Lisboa de 18 a 23 de Abril de 2008. Durante a semana para as escolas (as peças “O Barbeiro” e “A Tourada”) com duas sessões 10.30 horas e 14.30 horas (com marcação prévia), e durante o fim de semana para o público em geral, Sábado com duas sessões 16.00 horas com as peças “O Barbeiro” e “A Tourada” e ás 21.30 com as peças “O Barbeiro”, “O Castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os três Namorados”, no Domingo ás 11.30 com as peças “O Barbeiro” e “A Tourada”

“Teatro D. Roberto” Teatro Tradicional Português de Marionetas
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, 4 peças (“O Barbeiro” , “A Tourada”, “O Castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os Três Namorados”), que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

FICHA ARTÍSTICA : Bonecreiro: José Gil / Bonecos: José Gil / Guarda-roupa: Maria Luísa / Desenho: Natacha Pereira / Fotografia: J. Pesqueira / Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

4 comentários:

Anónimo disse...

finalmente o teatro dom rberto está no museu da marioneta, foi dificil, passados todos estes anos o teatro tradicional de marionetas de portugal "finalmente" vai ao museu, estava a ver que era completamente ignorado mas afinal não , parabéns!!!!

Anónimo disse...

de graça??

Anónimo disse...

os espectaculos deviam ser a pagar e nao gratuitos

José Gil (s.a.marionetas) disse...

calma!calma! as entradas para o espectáculo Dom Roberto são para as escolas 2 euros e para o público em geral são 4 euros crianças e 5 euros adultos, e já agora apareçam!!! precisamos de muita gente a assistir ao Dom Roberto, Abraços!!!!