sábado, janeiro 31, 2009

JÁ ABRIU!!?? "MUSEU DA ARTE DA MARIONETA" em Viana do Castelo



A cidade de Viana do Castelo,conta a partir de agora com um novo espaço dedicado às marionetas, trata-se do Museu da Arte da Marioneta. Neste espaço estão expostas varias marionetas petencentes ao grupo de marionetas MAO e outras que ilustram juntamente com publicações e cartazes este fascinante mundo das marionetas. Estão de parabéns os criadores deste espaço o grupo MARIONETAS ACTORES e OBJECTOS,e tambem todos os que que pertencem a esta grande constelação das MARIONETAS.
(in blog de Jorge Cerqueira)

2 comentários:

Anónimo disse...

por favor não lhe chamem MUSEU mas sim espaço ou mostra da companhia.nao faz sentido nenhum e penso eu na minha mais humilde opinião que é desprestigante para a arte da marioneta. estas coisas deveriam tem projectos para serem analizados por de quem direito antes de abrirem ao público.

Sérgio Barroso disse...

Permita-me discordar... "museu" não desprestigia, pelo contrário, reconhece a necessidade da salvaguarda. No conceito clássico de museu, reconheço que muitos ainda o olham como "memórias de antiguidades", ou pior, "de velharias". Aconselho-a a ver a lista de museus com carácter actual e interventivo das suas colecções (ou sem elas, como simplemesmente centros de interpretação). Os meus muito sinceros parabéns aos autores desta iniciativa! Um bem haja a todos por quererem salvaguardar a marioneta, divulgá-la, e garantir um programa educativo e dinâmico desta arte! Os museus hoje não devem ser depósitos, mas instrumentos de revitalização! E este parece-me no bom caminho!

Sérgio Barroso
Professor de Museografia

sergiobarroso@hotmail.com