domingo, julho 18, 2010

Rui Sousa - estreia "D.Roberto" a 27 de Agosto no Porto



Rui Sousa irá estrear "O Barbeiro", peça do tradicional Teatro D. Roberto, a 27 e 28 de Agosto de 2010, nos Jardins do Palácio de Cristal, no âmbito do festival Noites Ritual.
Entretanto lançaremos os horários das apresentações.

Seguindo a tradição de uma quase extinta arte de representação em Portugal, Rui Sousa, sob a influência e mestria de José Gil, reproduz o Teatro D. Roberto.
As fantochadas presentes nestas representações são um legado vivo, que passam de bonecreiro para bonecreiro, a fim de prevalecer uma das mais antigas artes cénicas portuguesas.

“O Barbeiro” é uma das histórias desta vertente do teatro de marionetas tradicional português. D. Roberto, o herói popular, vai ao barbeiro no dia do seu casamento para que este lhe faça a barba. Em reacção ao montante a pagar, visto ser caro, D. Roberto protesta e recusa-se a pagar, resultando desta uma “pancadaria” sem fim onde todos os personagens são vencidos pelo herói. O barbeiro, o polícia, o padre, a morte e até mesmo o diabo contracenam com o nosso herói em cenas de humor e de justiça popular.

Argumento: popular português
Técnica: teatro de fantoches (bonecos de luva)
Estrutura cénica: Lino Sousa, Manuela Pedroso da Silva, Rui Sousa
Escultura e pintura das marionetas: Rui Sousa
Figurinos das marionetas: Telma Pedroso

1 comentário:

Rui Sousa disse...

Grato por toda a divulgação.
Forte abraço
Rui Sousa