domingo, novembro 07, 2010

4º FESTAFIFE de 14 a 20 de Novembro 2010 em Viana do Castelo


IV FESTAFIFE Viana do Castelo
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS, CINEMA DE ANIMAÇÃO & ACÇÕES EFÉMERAS

CONVIDA-SE TODOS OS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E INTERESSADOS A ESTAREM PRESENTES NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, num novo formato, algo novo, um reflexo de criatividade, da vontade de surpreender e provocar

A APRESENTAÇÃO DO IV FESTAFIFE, ACONTECERÁ ESTE SÁBADO, DIA 6 DE NOVEMBRO, PELAS 16 HORAS, NA OFICINA CULTURAL DO INSTITUTO POLITECNICO DE VIANA DO CASTELO

A 4ª edição do FESTAFIFE decorre de 14 a 20 de Novembro em Viana do Castelo, com muitas novidades... Este ano com uma nova secção: ACÇÕES EFÉMERAS, que pretende abrir o Festival a outras práticas artísticas que se desenvolvem no terreno da experimentação social, gerando uma ponte entre as obras apresentadas e o público. Mas o grande destaque continua a ser o “CONFRONTO” ENTRE A TRADIÇÃO E MODERNIDADE”, uma das linhas mestras do Festival desde a primeira edição.

A par da apresentação do FESTAFIFE será inaugurada a exposição de originais “Diário da longa viagem de uma curta-metragem PASSEIO DE DOMINGO” materiais, personagens e cenários da rodagem do filme de animação Passeio de Domingo, de José Miguel Ribeiro (o filme será exibido no dia 19, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda), e uma Instalação Artística denominada “VECTORS”, uma provocação sensorial, representando “linhas vectoriais” sobrepostas que conformam uma rede habitável no interior da sala da Oficina Cultural do IPVC.

Os comerciantes da Rua da Bandeira juntam-se, pelo segundo ano consecutivo a esta iniciativa e nesta edição, a rua mais emblemática do centro histórico recebe a Exposição de Fotografia com título “Memória de Imagem: Festafife 2009”, do autor: Edmundo Correia, que pode ser vista também na Pasteleira Caravela, que recebe uma extensão desta exposição. Estará patente de 6 e 21 de Novembro.

O FESTAFIFE é uma Organização de MAO – Marionetas, Actores & Objectos em parceria com a AO – NORTE, Associação de Produção e Animação Audiovisual e Feedback studio, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Direcção Regional de Cultura do Norte do Ministério da Cultura.

São sete dias com uma vasta programação de teatro, cinema de animação, workshops, masterclasses, seminários, palestras, exposições, fotografia, performance e instalações oriundas de outras cidades portuguesas e de países como a Espanha, França, Itália, Brasil, Turquia, Irlanda para diferentes palcos da cidade de Viana do Castelo e que mantêm a aposta na intervenção e formação.

O IV FESTAFIFE conta com a participação da comunidade académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, destacando-se com um maior número de actividades nesta segunda edição do FESTAFIFE ACADÉMICO, que reúne os artistas, investigadores, espaços de discussão e formação profissional na área de teatro de formas animadas e que tem lugar na Escola Superior de Educação, do IPVC.

DESTAQUES:

TEATRO DE MARIONETAS:
Parceria com o I Congresso de Estado de Teatro em Portugal, traz “OS BONECOS DE SANTO ALEIXO”,ao palco do Teatro Municipal de Sá de Miranda na Pré-abertura do IV FESTAFIFE , uma tradição do Alentejo, o património nacional de Portugal de um valor incalculável.

“A ópera "Geneviève de Brabant" de Erik Satie ” compositor contemporâneo Satie,uma ópera com duração de 11 minutos e escrito para “os bonecos”, que conta coma interpretação dos alunos da Escola Profissional e da Academia da Música de Viana do Castelo na Cerimónia de Abertura do IV FESTAFIFE , 14 de Novembro, às 21h30, antes do espectáculo de abertura.

Claudio Cinelli, o nome mundialmente conhecido e o seu espectáculo é já um clássico “La Traviata e One More Kiss” vai abrir o festival.

Cie Philippe GENTY - “As Ilhas a Beira do Abismo”, um espectáculo criado em linguagens mais modernas e surpreendentes, cheio de magia, estranheza e poesia que encerra o IV FESTAFIFEI.

A Biblioteca Municipal pela primeira vez será um dos palcos do FESTAFIFE, sendo um dos símbolos artísticos do Portugal Moderno e que recebe uma longínqua e milenar tradição, “Teatro de Sombras da TURQUIA”.

FESTAFIFE ACADÉMICO:
Na sua segunda edição, com a parceria da Escola Superior da Educação do IPVC, Festafife Académico traz Masterclasses, Oficinas, Seminários, Palestras e uma Mesa Redonda. Os artistas e os investigadores na área do Teatro de Animação, Teatro de Formas Animadas ou Teatro de Bonecos juntam-se e criam os espaços de aprendizagem e discussão.

Masterclass de Mafalda Saloio, sobre as técnicas de Lecoq, animação de objectos e bonecos, e de Jorge Rey Ribas de Espanha sobre “ Dramaturgia no Teatro de Bonecos”.

A Mesa Redonda junta os especialistas vindos de quatro cantos de Europa para discutir “ Formação Artística dos Profissionais de Teatro de Animação” e abre uma discussão mais ampla sobre a formação dos artistas do palco em geral.

Academia ou Palco? John McCormick, o investigador irlandês e a Doutora Christine Zurbach, Directora do Curso de Mestrado em Teatro da Universidade de Évora são só alguns dos nomes que participam neste evento.

CINEMA DE ANIMAÇÃO:
Programa PANORAMA INFANTIL - Pequenas histórias animadas cheias de lirismo e fantasia, destinadas ao público escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico. No Auditório do Grupo Desportivo dos Trabalhadores do Estaleiro (Largo das Almas).

Programa CARTOON D’OR 2010 - 5 curtas, da França, Reino Unido, Noruega, Suécia e Estónia competem para o CARTOON D'OR 2010, o grande prémio europeu para melhor curta de animação do ano. Os finalistas foram seleccionados de entre 29 filmes premiados nos mais prestigiados festivais de animação que decorreram durante o último ano. No Auditório do Grupo Desportivo dos Trabalhadores do Estaleiro (Largo das Almas).

Programa BEST OF E-MAGICIENS 2009 - Apresentação dos filmes premiados no E-Magiciens 2009, um festival de cinema de animação digital, orientado para a jovem criação artística, que acontece em França.
Todos os anos se anunciam ali os melhores filmes provenientes das melhores escolas de animação do mundo. No Auditório do Grupo Desportivo dos Trabalhadores do Estaleiro (Largo das Almas).

PROPOSTA ANIMADA – conjunto de curtas-metragens de cinema de animação, a serem exibidas no dia 19 de Novembro às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Mais informações em :
www.festafife.com | facebook/festafife
Sabahat Passos | 963 676 174
Rui Ramos | 962 834 852

Sem comentários: