quinta-feira, fevereiro 03, 2011

S.A.Marionetas Apresenta "RES PUBLICA - a caricatura ao serviço da tristeza pública”

Depois de percorrer o país a companhia S.A.Marionetas chega a Lisboa para apresentar em dois dias uma das suas produções mais aplaudidas. Um olhar de Bordalo Pinheiro aos acontecimentos que culminaram na implantação da república em Portugal. Com 20 marionetas de fios e um humor peculiar já característico da S.A.Marionetas.

Sexta, dia 4 e Sábado, dia 5 de Fevereiro pelas 21.30 horas no Museu da Marioneta de Lisboa (Convento das Bernardas - Rua da Esperança, n° 146)



"RES PUBLICA - a caricatura ao serviço da tristeza pública” de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira.

No seguimento do seu trabalho anterior sobre a história de Portugal, nomeadamente a história de “Inês de Castro”, “Padeira de Aljubarrota” e mais recentemente “A Ver Navios no reinado de D. João VI e Carlota Joaquina” a companhia S.A.Marionetas dá continuidade a este ciclo abordando o tema da República.
Nesta produção mantém-se a preocupação de relatar os acontecimentos históricos, tanto a nível político como a nível social, utilizando para o efeito marionetas de fios.
A construção das marionetas é inspirada na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro, criando assim personagens que são caricaturas vivas que representam os intervenientes dos acontecimentos que culminaram na revolução de 1910.
Bordalo faleceu antes de tudo acontecer, mas o seu Zé vai-lhe contar como tudo aconteceu. Os artistas contemporâneos da época também assistiram, e aparecem para dar uma pincelada ou um toque de poesia aos acontecimentos.
Um país no caos, um rei apagado, um povo revoltado, e a caricatura ao serviço da tristeza pública.

Ficha Artística: Original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira / Construção das Marionetas das Sofia Vinagre Natacha Costa Pereira e José Gil / Manipulação de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira / Cenários de Natacha Costa Pereira / Adereços de José Gil / Figurinos das Marionetas de Sofia Vinagre / Pesquisa de Sofia Vinagre / Estruturas Cénicas de José Gil / Fotografia de Sofia Vinagre e João Costa / Produção de S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos.
Espectáculo para maiores de 6 anos
Público alvo . Familiar
Entrada
Adultos € 7.00
Crianças € 5.00
Sem intervalo
50 minutos

Sem comentários: