quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Ministra anunciou investimentos culturais de 7,5 milhões de euros



A RPTM "é o passo seguinte" do programa iniciado em 1999 de construção e restauro dos Teatros e Cine-Teatros, que decorreu de 1999 a 2008, segundo nota do ministério.

A proposta da ministra Gabriela Canavilhas é a criação de "uma efetiva rede nacional, com enfoque na programação artística e capacitação dos seus meios".

A rede, que terá uma dotação de 4,5 milhões de euros até 2013, destina-se a "alargar e qualificar" os projetos culturais, bem como "potenciar a diversidade e a qualidade das estratégias culturais" dos espaços.

A adesão à rede é voluntária e conta com o apoio mecenático da Fundação EDP e do QREN (Quatro de Referência Estratégico Nacional).

Na cerimónia, Canavilhas assinará um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Fundação EDP, no sentido de criar uma linha de financiamento que permita a realização da RPTM.

O FICP reflete a parceria entre os ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, através do Instituto Camões, e "aposta na exportação de bens culturais e na divulgação internacional da cultura contemporânea e da língua portuguesas".

Segundo a mesma nota, este funda visa "estimular a mobilidade internacional de autores, artistas e obras", bem como "dar respostas muito concretas às necessidades que os (...) criadores (nacionais) sentem para se movimentarem no espaço internacional".

O Ministério da Cultura disponibiliza para este fundo três milhões de euros até 2013.

A apresentação destas duas estruturas é feita hoje, a partir das 11:00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Na mesma cerimónia, Gabriela Canavilhas assina um protocolo de colaboração entre o ministério, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes e Executantes (GDA).

Este protocolo visa a criação do Portugal MusicExport, que apoiará e fomentará a exportação e a internacionalização da música portuguesa.

Ministério, SPA e GDA dotaram o Portugal MusicExport de uma verba de um milhão de euros para participar em feiras internacionais, promoção de festivais e digressões internacionais

Sem comentários: