sexta-feira, março 18, 2011

Artistas excluídos criam programa paralelo à Guimarães 2012


Um grupo de artistas e associações culturais que se sente "excluído" da Ca- pital Europeia da Cultura (CEC) 2012, a realizar em Guimarães no próximo ano, criou um movimento para dinamizar um programa paralelo.

"Queremos promover acções construtivas sem sermos mais um movimento contra a gestão do evento", afirmou à Lusa Alberto Araújo, porta-voz do referido movimento que adoptou o nome A Capital é Nossa. Embora argumentem que não são oposicionistas à gestão da CEC 2012, que está entregue à Fundação Cidade de Guimarães, presidida por Cristina Azevedo, a primeira iniciativa do movimento, no fim-de-semana passado, indicia que o grupo não vai deixar passar em branco algumas das polémicas que envolvem a organização, como os salários elevados da administração daquela fundação, aliás cortados em 30 por cento, após pressões políticas para se baixar as remunerações num período que é de crise para o país.
Para se dar a conhecer, o grupo pin- tou graffiti em diversos pontos de Gui- marães, incluindo uma imagem de "Santa Cristina" criada por um artista anónimo, e um "boneco" de Cristina Azevedo, com uma mão num bolso ostentando o símbolo do euro. O grupo, constituído por cerca de 20 artistas, afirma contar com o apoio informal de associações de relevo da cidade e sente-se "renegado pela fundação", porque esta "ou recusou os seus projectos ou simplesmente os deixou sem resposta".
O colectivo critica os "pretensos visionários" e a "atitude corporativista" da fundação, que foi criada pelo Ministério da Cultura - a quem coube escolher Guimarães para esta iniciativa - e a autarquia. "Como a Câmara de Guimarães cortou este ano os subsídios às associações", passando para a fundação essa responsabilidade até ao final de 2012, "há associações que estão em risco de fechar, por falta de apoios", prosseguiu Alberto Araújo, segundo o qual "a fundação disponibilizou apenas um milhão de euros nos próximos dois anos para as mais de 250 associações culturais de Guimarães, o que dá menos de 2000 euros a cada uma, por ano".
O colectivo teme que a CEC 2012 "se- ja um fracasso total" e afirma que "a cidade está de costas voltadas para um evento que poderia ser da maior importância". Por isso estão a "tentar desenvolver um projecto paralelo que envolva e dinamize Guimarães com a dignidade e a elevação que merece".
"Porque não acreditámos nesta capital sem a participação de quem conhece o espaço, a etnografia, as diferentes valências culturais, pretende este grupo assumir a responsabilidade de todos os que quiserem participar", lê-se no manifesto, publicado no Facebook. O movimento criou também um blogue (http://acapitalenossa.blogspot.com/). PÚBLICO/Lusa

Sem comentários: