sexta-feira, abril 22, 2011

MARIONETAS INVADEM CONCELHO | MOSTRAS ATÉ 20 DE MARÇO NA GALERIA MUNICIPAL E BARREIRO


Encontra-se patente ao público, na Galeria Municipal de Arte, até 20 de Março, uma Mostra de Marionetas do Concurso de Marionetas e Fantoches, promovida pela Câmara Municipal (CMB) em parceria com a coordenação do Projecto Marionetas e Fantoches do Agrupamento de Escolas de Santo António. Também até 20 de Março, no Barreiro Retail Planet encontra-se um segundo núcleo deste projecto. Estas mostras reúnem duas centenas de marionetas – de luva, fio ou vara –, produzidas nos mais diversos materiais – do convencional ao menos usual – inspiradas nas obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. O mote será, portanto: As marionetas invadem o Concelho.

A Galeria Municipal de Arte está situada na Avenida Alfredo da Silva, nº 15 (telefone: 21 207 6759), no Barreiro (horário: de terça-feira a sábado, das 14h00 às 20h00). O Barreiro Retail Planet (http://www.barreiroretailplanet.com/por/?pg=where) encontra-se na Estrada Nacional nº 10, Km 18,5, Coina.

Da autoria, na sua esmagadora maioria, de alunos, mas, igualmente, professores, pessoal não docente e encarregados de educação, as marionetas – produções individuais ou colectivas (de turma) – apresentam-se nos formatos mais originais, com soluções criativas de materiais, reciclagem e/ou reutilização.

Inauguração
Tratou-se, conforme a Vereadora da Cultura da CMB fez questão de frisar na inauguração do núcleo da Galeria (no passado dia 1 de Março), do “pontapé-de-saída” do Mês do Teatro do Barreiro, “cheio de actividades culturais”, que decorre, conforme a CMB tem dado conta, em múltiplos palcos do Concelho (programa disponível no AQUI no Sítio Oficial da CMB na Internet). E sendo protagonizada pela marioneta, esta, sublinhou Regina Janeiro, é mais um elemento a remeter para o Teatro.

É uma “mostra do trabalho que se realiza no agrupamento escolar”, conjugando o entusiasmo de professores, educadores e alunos e o apoio do Retail Planet, apresentando-se este como mais uma alternativa de descentralização de eventos para itinerância, referiu a Vereadora.

No dia de arranque da Mostra, na Galeria marcaram presença vários autores das peças expostas, entre eles, jovens alunos.

Em acção em Maio
As professoras coordenadoras do Projecto do Agrupamento de Escolas de Santo António, Laura Belo e Paula Martins, estavam manifestamente satisfeitas com o resultado final.

Segundo Paula Martins, é apenas “pôr mãos à obra”. Em Maio, as marionetas vão ser manipuladas. “Aí vamos ter o prazer de as ver em acção”.

Laura Belo admitiu o “orgulho” no envolvimento dos alunos no desenvolvimento do trabalho, que “superou as expectativas”. “Ainda estou a desfrutar”, concluiu.

Para o Concurso de Marionetas e Fantoches será indicado um Júri para avaliação dos muitos trabalhos apresentados. Haverá vários prémios segundo ciclo escolar / adultos.

Url: http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/MARIONETAS+INVADEM+CONCELHO.htm

Sem comentários: