sexta-feira, setembro 23, 2011

Évora liga-se a outros dois continentes pela linguagem das marionetas


O Trulé, grupo de investigação de formas animadas, dirigido pelo marionetista Manuel Dias, será o único representante do nosso país em dois grandes festivais de “bonecos” que começam ainda este mês na Ásia e na América.

O primeiro a começar, e o mais longo, acontece na cidade de Brasília entre 23 de Setembro e 30 de Outubro. A linguagem das marionetas é aqui escolhida para festejar a descentralização.

O número dez marca a 10ª edição deste “Festival Internacional dos Bonecos de Brasília”. Conta com a participação de dez países do mundo (Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, Quénia, México, Portugal e Uruguai), e decorre em dez regiões administrativas do Distrito federal de Brasília ou sejam dez cidades satélites da capital ( Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Vicente Pires, Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga, Guará e Samambaia, para além de Brasília). Já o número de pessoas esperadas neste festival ascende a mais de 300 mil. Por isso a organização deste evento classifica-o como o maior do Brasil, pelo número de espectáculos e de público.

O outro Festival onde o Trulé vai participar, realiza-se na cidade de Almaty, bem no interior da Ásia, entre 25 de Setembro e 2 de Outubro, para festejar o 20º aniversário da Independência do Cazaquistão.

O Presidente deste festival, Madeniyet Yussopov, acredita que “não há melhor maneira de comemorar um aniversário tão importante, do que reunir artistas de todo o mundo, já que são eles os melhores embaixadores de cada país. Com as suas artes, são os artistas que apelam mais directamente ao coração e ao espírito das pessoas”.

Já no próximo sábado, 24 de Setembro, parte de Évora rumo à Ásia e á América do Sul, Manuel Dias, um embaixador desta cidade que fala a linguagem das marionetas.

Manuel Costa Dias

TRULÉ - Investigação de Formas Animadas

Sem comentários: