segunda-feira, janeiro 30, 2012
Destaques - Trabalhadores Independentes
Destaques - Trabalhadores Independentes
Trabalhadores Independentes
Declaração do Valor da Atividade
Até 15 de fevereiro na Segurança Social Directa
O Código dos Regimes Contributivos (CRC) estabelece a figura de “entidade contratante”, que abrange as pessoas coletivas e as pessoas singulares com atividade empresarial que, no mesmo ano civil, beneficiem de pelo menos 80% do valor total da atividade de trabalhador independente.
Para apuramento de quais as entidades empregadoras que devem ser consideradas como entidades contratantes, o CRC estabelece a obrigação dos Trabalhadores Independentes, que não sejam exclusivamente produtores ou comerciantes, apresentarem a declaração anual do valor total da atividade, relativa ao ano civil anterior.
Até dia 15 de Fevereiro de 2012, os Trabalhadores Independentes devem efetuar a Declaração do Valor da Atividade obrigatoriamente na Segurança Social Directa.
Preenchimento da Declaração do Valor da Atividade
1. Aceder ao serviço Segurança Social Directa, através de palavra-chave ou do Cartão de Cidadão.
2. No menu “Contribuições” selecione “Trabalhadores Independentes –Declaração do Valor da Atividade”.
3. Introduzir os seguintes elementos:
Valor do total das vendas realizadas;
Valores da prestação de serviços a pessoas singulares que não tenham atividade profissional/empresarial;
Valor da prestação de serviços às entidades passíveis de serem entidades contratantes, ou seja, pessoas coletivas e pessoas singulares com atividade empresarial.
Relativamente a estas deve ser obrigatoriamente indicado o Número de Identificação Fiscal (NIF) e, caso disponham dessa informação, o Número de Identificação da Segurança Social (NISS).
Se a Declaração do Valor da Atividade não for efetuada a não apresentação da declaração determina a aplicação de uma contraordenação:
Leve, quando seja cumprida nos 30 dias subsequentes ao termo do referido prazo;
Grave, nas demais situações.
Não têm obrigação de efetuar a Declaração do Valor da Atividade
Advogados ou solicitadores;
Trabalhadores Independentes que exerçam em Jangada Portugal uma atividade por conta própria com caráter temporário e que provem o seu enquadramento em regime de proteção social obrigatório de outro país;
Trabalhadores Independentes que se encontrem isentos da obrigação de contribuir (artigo 157.º do CRC);
Trabalhadores Independentes cuja prestação de serviços só possa ser desempenhada como trabalho independente por imposição legal (ex: amas, mediadores imobiliários, entre outros).
Para mais informações:
Ligue 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00.
Perguntas e Respostas
A declaração efectuada pelo Trabalhador Independente tem implicação no posicionamento do escalão a comunicar pela Segurança Social ao trabalhador em outubro?
Não, uma vez que o rendimento anual relevante do Trabalhador Independente para determinação da base de incidência contributiva é apurado com base nos valores (rendimentos totais) declarados para efeitos fiscais.
Poderão advir direitos por efetuar a Declaração do Valor da Atividade?
Sim, na medida em que as contribuições das entidades contratantes sobre os serviços prestados pelos Trabalhadores Independentes que sejam prestadores de serviços relevam para efeitos de registo de remunerações do trabalhador, ou seja, a remuneração a registar na sua carreira corresponde a um quinto do valor anual que serviu de base de incidência contributiva ao cálculo das contribuições pagas pelas entidades contratantes. O apuramento dessa remuneração releva apenas para efeitos de determinação da remuneração de referência no cálculo das pensões de invalidez, velhice e sobrevivência do trabalhador. (vide artigo 283.º do CRC, na redação dada pela Lei do Orçamento de Estado para o ano de 2011).
Legislação
Lei n.º 110/2009, de 16 de Setembro, alterada pela Lei n.º 119/2009, de 30 de Dezembro, pelo Decreto-lei n.º 140-B/2010, de 30 de Dezembro e pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro.
segunda-feira, janeiro 23, 2012
sexta-feira, janeiro 20, 2012
Museu de Marionetas do Porto abre em Fevereiro
Museu de Marionetas abre em Fevereiro
Por Jornal Público
18.12.2011
Abre no próximo mês de Fevereiro o Museu de Marionetas do Porto, mais de um ano depois da morte do seu mentor.
O Museu de Marionetas do Porto deverá abrir em Fevereiro de 2012, ainda que não esteja totalmente concluído por falta de verbas, adiantou à Lusa a directora do espaço, Isabel Barros.
"Não se avizinham grandes possibilidades de apoios. Começa a não fazer sentido deixar o projecto a aguardar mais tempo. Este era um sonho do João Paulo Seara Cardoso e esta é uma forma de não adiar a homenagem que lhe é devida", explica Isabel Barros, directora da companhia de Teatro de Marionetas, referindo-se ao mentor do projecto, que morreu em Outubro de 2010. O teatro tem um espólio de cerca de 1200 peças, entre marionetas e material de cena, que atualmente se encontram dispersas entre a rua de Belmonte e Campanhã.
O museu terá dois pisos restaurados com dinheiros próprios da companhia: um para a exposição de marionetas e material de cena e outro para a realização de ateliers. A segunda fase do projeto ficará "para outra altura": são dois pisos do prédio da Rua das Flores, onde a companhia prevê instalar uma sala para audiovisual e um armazém.
O projeto para o Museu de Marionetas do Porto, orçado em cerca de 200 mil euros, é da autoria do arquiteto José Gigante e prevê a reabilitação de um edifício de 500 metros quadrados na rua das Flores, no centro histórico do Porto.
Rua das Flores nº22, 4050-262 Porto Porto
Museu das Marionetas do Porto
quinta-feira, janeiro 19, 2012
1895: Auguste & Louis Lumière: Le squelette joyeux
Descobri esta nobre relíquia dos Irmãos Lumiére que não posso deixar de partilhar com todos.enviado por Rui Sousa
Fins de semana no Armazém das Artes com... os S.A. Marionetas
Fins de semana no Armazém das Artes com... os S.A. Marionetas em Alcobaça.
Oficina de Luva/Meia
21 de Janeiro | 15h30 | Para crianças e adultos
Aproveitando materiais que cada um tem em casa podemos construir marionetas que vão surpreender os teus amigos e família.
De uma meia podem surgir personagens nunca imaginadas e, no final, o teu boneco vai contigo para casa.
A formação é orientada por construtores e manipuladores profissionais da companhia S.A.Marionetas.
MARIONETAS EM FAMÍLIA OLHAPINS E OLHARAPOS na Biblioteca Municipal de Gondomar
Workshop "Passarolas" pela companhia Marionetas da Feira na Pega-Ideias
A Pega-ideias vem convidar os seus pega-clientes a participarem no Workshop "Passarolas"!
Vai realizar-se no sábado dia 4 de Fevereiro de 2012 entre as 10h e as 13h.
Estas marionetas são de fácil manipulação e confecção e ficam muito giras!
Já estamos a aceitar inscrições... Contactem-nos já e reservem a vossa vaga
Morada
Av. João Paulo II, 622, 4410-406 Arcozelo, Portugal · Obter indicações
Telefone
96 936 56 67 / 22 762 65 09
O ERA UMA VEZ, Teatro de Marionetas na CASA DOS BONECOS em Évora
ERA UMA VEZ NA CASA DOS BONECOS
O ERA UMA VEZ, Teatro de Marionetas dá início à Temporada 2012 com o seu espectáculo "A FORMIGA E O COELHINHO" na Casa dos Bonecos, Largo de Machede Velho (beco), que assim reabre as suas portas.
Este espectáculo, que conta duas das mais belas histórias do imaginário popular português, estará em cena durante o mês de Janeiro, aos sábados e domingos às 16 horas e de terça a sexta-feira para escolas e jardins de infância mediante marcação prévia.
No Carnaval é tempo de se divertirem com as perípécias do "GRANDE CIRCO DE TÍTERES ALEGRIA" que estará em cena durante todo o mês de Fevereiro aos sábados, domingos e feriados às 16 horas e de terça a sexta-feira para escolas e jardins de infância mediante marcação prévia.
Em Março convidamos os mais novos a aprenderem matemática de uma maneira divertida com "O RAIO DA MATEMÁTICA", este espectáculo será apresentado apenas de terça a sexta-feira para escolas e jardins de infância mediante marcação prévia, mas aos sábados, domingos e feriados às 16h todos poderão ver teatro de bonecos de Cachiporra com "O RETÁBULO DE DOM CRISTÓBAL" de Federico Garcia Lorca um dos maiores poetas do século XX.
Para reservas e informações: 266 705 199 / 965 016 218
segunda-feira, janeiro 09, 2012
S.A.Marionetas apresenta Theatrum Puparum "Inês de Castro" no Armazém das Artes em Alcobaça
S.A.Marionetas apresenta Theatrum Puparum no Armazém da Artes em Alcobaça sábado dia 14 Janeiro pelas 15.30.
“Por ordem do senhor destas terras que as funções sejam feitas de acordo com a verdade dos acontecimentos e que os bonecos representem fielmente as damas e os senhores dessas historias. Os animadores dos bonecos durante as funções estão proibidos de fazer graças sobre a pessoa do rei e da rainha, das damas, dos cavaleiros e dos senhores dessas historias, ou mesmo ao senhor nosso pai, sob pena de lhes ser retirada a licença para animar bonecos ou receber um castigo maior citado pelo rei ou pelo senhor destas terras.”
O “Theatrum Puparum” (teatro de bonecos) conta com 20 marionetas de varão que trabalham num ambiente medieval.
Bonecos feitos de pau e barro manipulados por duas lindas donzelas, os bonifrates iluminados relatam a história de “D. Inês de Castro”
Data: 14 Janeiro 2012
Horário: 15.30 horas
Duração: 30 minutos
Maiores de 4 anos
Local: Armazém das Artes – Alcobaça
Preço: € 3.50
quarta-feira, janeiro 04, 2012
domingo, janeiro 01, 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)