sexta-feira, janeiro 20, 2012

Museu de Marionetas do Porto abre em Fevereiro


Museu de Marionetas abre em Fevereiro
Por Jornal Público

18.12.2011

Abre no próximo mês de Fevereiro o Museu de Marionetas do Porto, mais de um ano depois da morte do seu mentor.

O Museu de Marionetas do Porto deverá abrir em Fevereiro de 2012, ainda que não esteja totalmente concluído por falta de verbas, adiantou à Lusa a directora do espaço, Isabel Barros.

"Não se avizinham grandes possibilidades de apoios. Começa a não fazer sentido deixar o projecto a aguardar mais tempo. Este era um sonho do João Paulo Seara Cardoso e esta é uma forma de não adiar a homenagem que lhe é devida", explica Isabel Barros, directora da companhia de Teatro de Marionetas, referindo-se ao mentor do projecto, que morreu em Outubro de 2010. O teatro tem um espólio de cerca de 1200 peças, entre marionetas e material de cena, que atualmente se encontram dispersas entre a rua de Belmonte e Campanhã.

O museu terá dois pisos restaurados com dinheiros próprios da companhia: um para a exposição de marionetas e material de cena e outro para a realização de ateliers. A segunda fase do projeto ficará "para outra altura": são dois pisos do prédio da Rua das Flores, onde a companhia prevê instalar uma sala para audiovisual e um armazém.

O projeto para o Museu de Marionetas do Porto, orçado em cerca de 200 mil euros, é da autoria do arquiteto José Gigante e prevê a reabilitação de um edifício de 500 metros quadrados na rua das Flores, no centro histórico do Porto.

Rua das Flores nº22, 4050-262 Porto Porto
Museu das Marionetas do Porto

Sem comentários: