segunda-feira, abril 23, 2012

FIMFA 2012 de 04 a 20 de Maio 2012 em Lisboa e não só...

A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, de 4 a 20 de Maio, a 12ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - FIMFA Lx, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. Um projecto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento de uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

O FIMFA Lx afirmou-se nacional e internacionalmente, desde 2001, como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, que se desenrola a partir de critérios rigorosos de qualidade e reconhecido mérito artístico. É sustentado por um conjunto amplo de parcerias de programação e descentralização, apresentando as formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, mas não esquecendo o seu contraponto com as mais tradicionais. Espectáculos que revelam técnicas ancestrais estarão aqui em confronto com linguagens inovadoras.

Durante dezassete dias o grande palco das marionetas e das formas animadas regressa a Lisboa, que se transforma no centro desta expressão artística. Desenhado numa perspectiva de transversalidade artística, o FIMFA desenvolve uma programação que integra uma enorme diversidade de técnicas e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas...

A 12ª edição tem o apoio do Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura - Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Museu da Marioneta, o Teatro Maria Matos e o Teatro São Luiz, novo parceiro do Festival, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém - Fábricas das Artes, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, entre outros. No âmbito do seu programa de descentralização, o FIMFA Lx efectua duas extensões, estabelecendo parcerias com o Teatro Municipal da Guarda - Guarda e com O Espaço do Tempo - Montemor-o-Novo, com o objectivo de difusão dos espectáculos do Festival.

Está prevista a participação de cerca de vinte companhias e criadores, provenientes de vários países, como a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Israel, Itália, Reino Unido e Portugal, com mais de cinquenta representações que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares. Os espaços de apresentação são o Teatro Maria Matos, o Teatro São Luiz, o Museu da Marioneta, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém, o CAMa - Centro de Artes da Marioneta e, é claro, as ruas de Lisboa.

No ano em que se comemoram os 350 anos de Punch, a mítica figura do teatro popular de marionetas de luva inglês “Punch & Judy”, pareceu-nos extremamente importante assinalar esta personagem que se revela muito actual. Um verdadeiro anarquista, uma personagem brutal, que encarna o desejo de liberdade absoluta, sem mais limites do que a sua soberana vontade, pronto a dar uma lição em todos com a sua poderosa moca, em que o espectáculo na sua forma original traduzia uma verdadeira sátira social e abalava profundamente as autoridades. Como diria Mr. Punch: “That’s the way to do it!”.

Desta forma teremos espectáculos em que a técnica da marioneta de luva é utilizada com propostas e estéticas muito distintas, mas que espelham a diferente utilização de uma das formas mais tradicionais: Rod Burnett e o popular “Punch & Judy”, Neville Tranter (Stuffed Puppet Theatre) com “Punch & Judy in in Afghanistan”, com uma abordagem mais actual a estas personagens e Jean-Pierre Larroche (Les Ateliers du Spectacle) que pega na marioneta de luva, numa perspectiva contemporânea, sob o tema da dança da morte.

A edição de 2012 anuncia-se verdadeiramente estimulante, mesmo nestes tempos conturbados de crise, que nos obrigam a reinventar e a procurar novas soluções. Não gostamos da palavra resignação e, por isso, nada melhor que o mundo milenar da arte das marionetas, que se soube reciclar, acompanhar as revoluções e os tempos modernos.

Grandes mestres e jovens criadores abordam temas que espelham a realidade actual: guerra, racismo, crise, amor… Companhias e artistas que defendem o seu projecto artístico com convicção e que estabelecem interessantes relações com diversos tipos de materiais, explorando diversas técnicas, aliadas a temas e estéticas contemporâneas muito fortes e originais.

Descobrimos estas pequenas pérolas e queremos partilhar estes momentos com todos. Um programa composto por novas criações, portuguesas e internacionais, quase todas estreias absolutas no nosso País. Pretendemos apresentar propostas que maravilhem os nossos sentidos e nos deixem boquiabertos com o poder destes pequenos seres de cartão, madeira e todo o tipo de materiais inimagináveis, que parecem vivos e nos fazem sonhar, pensar e transformar o mundo que nos rodeia…. Numa época turbulenta e de transição parece-nos que mais uma vez as marionetas poderão questionar o sentido da vida, da arte contemporânea e encher o nosso olhar… são todos nossos convidados a embarcar nesta aventura!

veja aqui toda a programação
http://fimfalx.blogspot.pt/

Sem comentários: