quarta-feira, novembro 28, 2012

VI EDIÇÃO DOS "PALCOS DE OUTONO" Espectadores elegem “O nabo gigante” como o melhor espetáculo



A Companhia de Teatro Poucaterra [CTP] anunciou hoje que os espectadores do Festival Nacional de Teatro Palcos de Outono escolheram o espetáculo de marionetas “O nabo gigante”, das Partículas Elementares, como o melhor espetáculo desta VI edição. O evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal do Entroncamento [CME], teve lugar na sala do Pavilhão Municipal da cidade e decorreu entre os dias 20 de outubro e 11 de novembro, tendo sido apadrinhado pela atriz Estrela Novais, que esteve presente na Mesa de Honra da Cerimónia Oficial de Abertura, no dia 20 de outubro, pelas 21H00, momento onde foi possível assistir a uma retrospetiva das edições anteriores e a um descortinar da edição deste ano, ao mesmo tempo que a Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento tocava, ao vivo, o Hino Oficial do Festival.

Foram oito as companhias que marcaram a sua presença nesta edição do Palcos de Outono, designadamente: o Teatro Amador de Pombal; o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico; o Teatro Nova Morada; o Pandora Teatro; os Plebeus Avintenses; a AGAIARTE – Associação Gaia Arte Estúdio; o Centro Dramático Bernardo Santareno e, como vencedor deste ano, as Partículas Elementares. “O nabo gigante” conta a história de um pequeno e bonito quintal onde vive um simpático casal de velhinhos, juntamente com os seus animais, e em que a vida decorre calmamente ao ritmo da natureza, não fosse ter nascido um nabo gigante, tão gigante que ninguém o conseguia arrancar. Além das evidentes semelhanças entre o aparecimento deste nabo com dimensões invulgares e os famosos fenómenos da cidade do Entroncamento, esta é uma estória simples e visual que, para além de nos mostrar a tranquilidade do dia-a-dia de quem vive de e para a terra, nos relembra que mesmo o mais pequeno e fraco elemento pode ter uma importância gigante.

“O nabo gigante”, pelas Partículas Elementares, é baseado no conto de Alexis Tolstoi, com adaptação de Nuno Clemente e Carlos Silva, interpretação de Carlos Silva, cenografia e construção de marionetas por Leonor Bandeira, Carlos Silva e Nuno Clemente, tendo recolhido os mais rasgados elogios por parte do público, incluindo miúdos e graúdos. No livro de honra do evento, disponibilizado pela CTP para que o público possa manifestar a sua opinião sobre cada espetáculo levado à cena, foi possível encontrarmos os seguintes comentários: “Até hoje, foi o melhor espetáculo de marionetas que vi. Muitos parabéns.”; “Adorei! Grande espetáculo para miúdos e também para graúdos. Um dos desempenhos mais impressionantes a que já assisti. Muitíssimo obrigada.” “Este espetáculo foi um miminho delicioso, fiquei encantada, vivi mesmo a estória. Parabéns.”

Relembramos que, na edição deste ano, e procurando colmatar todas as necessidades que os espetadores pudessem manifestar para poderem estar presentes no evento, foi criada uma Linha Oficial do Festival no Transporte Urbano e Rodoviário do Entroncamento [TURE], que trouxe os públicos dos espetáculos de sábado à noite desde a Escola Dr. Ruy de Andrade até à sala do Pavilhão Desportivo Municipal e os levou de regresso, no final dos mesmos, gratuitamente. Esta estratégia será uma aposta a manter na edição do próximo ano, tal como o serviço de baby-sitting gratuito, assegurado no próprio espaço do Pavilhão Municipal, um apoio considerado essencial para os espetadores e já um apanágio da organização da CTP.

Apesar da VI edição do Festival Nacional de Teatro Palcos de Outono já ter chegado ao fim, a CTP está já a delinear a edição do próximo ano, e irá também continuar a marcar a sua presença em diversas salas do país, sendo que a próxima será dia 1 de dezembro, em Avintes, com o espetáculo “Uma viagem para lá do fim”, espetáculo vencedor do Concurso Nacional de Teatro [CONTE] e do prémio nacional para melhor interpretação feminina, ambos em 2007, da Federação Portuguesa de Teatro [FPTA] e menção honrosa para melhor espetáculo nacional no Concurso Nacional de Teatro da Fundação INATEL em 2010.

Sem comentários: