segunda-feira, dezembro 03, 2012

Cendrev cancela espectáculos dos Bonecos de Santo Aleixo



Já vão longe os tempos em que, no Alentejo, o teatro dos títeres era uma das poucas diversões das gentes destes lugares, mas a verdade é que os “pícaros” e “atrevidos” bonecos não perderam o brilho e continuam a encantar o público na aldeia de Santo Aleixo que lhes deu o nome, nesses lugares do Alentejo perdido, onde a memória destas “figuras de pau” continua a alimentar conversas, mas também em muitos cantos do mundo onde a magia do espectáculo parece até fazer esquecer a barreira da própria língua.
Quem nos havia de dizer que hoje nos iríamos deparar com a impossibilidade de apresentar os Bonecos de Santo Aleixo. Mas assim vai ser, o Cendrev não tem condições de assegurar os salários aos seus trabalhadores devido aos brutais cortes nos apoios à cultura por parte do Governo e da Câmara Municipal, situação para a qual concorre também a dívida acumulada pela autarquia que atinge, para além do Cendrev, a maioria dos agentes culturais do concelho.
Os trabalhadores do teatro têm necessidades e obrigações exactamente iguais a qualquer outro cidadão, a solução para que nos estão a empurrar é profundamente injusta e completamente implacável, obrigando ao recurso à suspensão para poder usufruir do subsídio de desemprego, ficando, desta forma, os trabalhadores impedidos de participar na realização dos espectáculos. Assim, as apresentações dos Bonecos de Santo Aleixo, previstas para o Teatro Garcia de Resende de 11 a 16 de Dezembro não vão acontecer, situação que lamentamos profundamente uma vez que o que se está a pôr em causa é o direito à criação artística e à fruição cultural.
Embora o que se anuncie para o sector da cultura traga ainda maiores restrições às práticas artísticas, será a nossa capacidade de resistência que irá determinar o futuro do nosso projecto cultural. Nós, como muitas outras estruturas artísticas, tudo faremos para cumprir a indispensável função de serviço público que determina a nossa intervenção. O que falta mesmo é o Estado assumir as suas responsabilidades.


Cendrev
Teatro Garcia de Resende
Prç. Joaquim António de Aguiar
7000-510 Évora
Portugal
Telefone: (00351) 266703112
Fax: (00351) 266741181
site: www.cendrev.com

Sem comentários: