sábado, março 08, 2008

Criação de uma Rede de Teatros de Marionetas - marca a tua presença !!






Caros colegas e amigos

Várias Companhias manifestaram o seu interesse na consolidação de uma estrutura que fosse ao encontro de um novo impulso necessário em torno das Marionetas. Foi então decidido criar a “TeMRede - Rede Nacional de Teatros de Marionetas”. Hoje em dia é indiscutível o interesse do funcionamento em rede, pois para além de se criar um espaço de discussão e de promoção do Teatro de Marionetas, poderá ser afirmada uma maior dinâmica em torno do Teatro de Marionetas. Foi assim consensual elaborar uma primeira reunião para criar bases de trabalho, intenções, parceiros, etc.
Esta reunião servirá para se estruturarem os princípios da “TeMRede”.
A mesma irá decorrer na Cidade de Alcobaça a 3 de MAIO (Sábado) de 2008, pelas 15.30 horas no Auditório Adães Bermudes em Alcobaça (antiga escola primária de Alcobaça junto ás finanças), onde se irá colocar em cima da mesa uma base de discussão que se pretende ver alargada a todas as companhias e profissionais da área.

Solicitamos a confirmação para temrede@gmail.com da vossa presença.





Criação de uma Rede de Teatros de Marionetas
"TeM Rede"

Objectivos:

1- Valorizar o teatro de marionetas junto ao público, oferecendo espectáculos de grande diversidade e vindas de geografias distintas; valorizar o teatro de marionetas junto dos profissionais do Teatro, contribuindo a identificação de teatro de marionetas como uma arte cénica, distinta, própria, com as suas características muito peculiares.

2- Criar espaços de debate académico e de convivência social e cultural entre os marionetistas, para possamos preencher as lacunas que existem no nosso país tanto em nível de formação académica, como na existência de uma instituição ou instituições que possam defender os direitos de "classe" dos marionetistas. E assim também reforçar a solidariedade entre eles.

3- Através da convivência com os grupos participantes, criar possibilidade de desenvolver parcerias tanto em nível nacional como fora do país, com a finalidade de criar uma "rede" de teatros de marionetas em qual possa ser possível de difusão e divulgação da nossa arte.


Proposta
01
Criação de uma base de dados sobre os grupos de teatro de marionetas, ou marionetistas independentes e sobre as salas que pertencem aos grupos de teatro de marionetas ou às outras entidades culturais dispostas a fazer parte de uma rede nacional.

02
Proposta de plano de actividades em itinerância planeado entre os grupos interessados e os responsáveis das salas disponíveis, no início do cada ano escolar.

03
O financiamento do projecto tende ser em forma de possível auto financiamento, e pode contar com os apoios dos municípios na logística, no alojamento e na alimentação dos grupos em digressão.
As receitas de bilheteira serão entregues como "cachet" para o grupo em visita, com excepção de 10% da mesma, resguardando as despesas de utilização da sala.

http://www.temrede.blogspot.com/

7 comentários:

Anónimo disse...

assim não dá se começam a aceitar companhias que não são de marionetas

Anónimo disse...

não percebo o que o "anonimo" quer dizer com isto?!?

Anónimo disse...

e o post "cada macaco no seu galho.." o que é que quer dizer

Anónimo disse...

mas são só companhias de marionetas que vão entrar na rede, não entendemos o porquê de tal questão!

Anónimo disse...

A Companhia Triforfai É UMA de marionetas??

Anónimo disse...

caro "anonimo" o projecto "temrede" é somente para companhias de teatro de marionetas, nesta 1ª reunião convidamos só todas as companhias profissionais de marionetas e pessoas liadas as marionetas de uma forma muito directa, o que se está a referir foi um engano da nossa parte que em vez de colocar o nome de uma pessoa ligada neste caso há construção de marionetas coloco se o nome de uma produtora onde essa pesssoa aparece o qual já vai ser corrigido e o qual agradecemos desde já a atenção tomada. José Gil

Anónimo disse...

se me permitem a opinião, claro que têm toda a razão, só devem estar inscritos profissionais das marionetas, no entanto se uma companhia de uma outra vertente quiser estar presente, penso que tal não perturba, o importante de facto é que os membros da rede tenham comprovadamente actividade profissional das marionetas. Penso que estão inscritos também professores que mostraram interesse em estar presentes na reunião, eu pessoalmente acho que isso pode enriquecer a discussão. A reunião poderá, como aqui é lançado servir para se estabelecer quais as regras para se pertencer à rede, e sem dúvida uma deverá ser, uma actividade continuada e comprovada em torno do Teatro de Marionetas.