terça-feira, outubro 14, 2008

Apoio a 100 por cento

Apoio a 100 por cento

Alcobaça: Festival "Marionetas na Cidade" é manifesto contra "falta de apoio" do Ministério da Cultura
2008-10-09
Leiria, 09 Out (Lusa) - Além dos espectáculos, debates e exposições, o 11º Festival Nacional "Marionetas na Cidade", que se realiza em Alcobaça de 10 a 12 de Outubro, é um manifesto contra a falta de apoio do Ministério da Cultura, assume a organização.
Depois de anos em que o mérito foi reconhecido pelo ministério, um dos mais antigos festivais de teatro de marionetas do país sofre pela segunda edição consecutiva com a exclusão do lote de projectos financiados.
"Deixámos de ser apoiados, mas a qualidade artística é a mesma", garante José Gil, das S.A.Marionetas, a companhia que põe a mexer Alcobaça com os seus bonecos.
Para a organização, é difícil aceitar os critérios do júri da Direcção-Geral das Artes, porque "este é um festival onde as maiores companhias portuguesas que fazem marionetas vêm apresentar os seus trabalhos", num evento que "é referência até em termos internacionais, porque todos os anos vêm programadores do estrangeiro ver o que se está a fazer em Alcobaça".
"Se fosse algo novo, sem créditos firmados, talvez se entendesse. Mas este é um dos mais antigos festivais do país e foi apoiado durante muitos anos. De repente dizem-nos que alguns intervenientes têm qualidade artística duvidosa. O que é ridículo: grande parte das companhias de teatro que cá vêm são apoiadas pelo Ministério da Cultura. O que quer dizer que eles apoiam projectos sem qualidade! É a falta de visão e de noção da realidade do país da parte de pessoas que se calhar num viram um espectáculo de bonecos", critica.
Com dificuldades, o Festival "Marionetas da Cidade" começa sexta-feira, no acto de resistência interpretado pela organização como "uma chapada de luva branca dada pelas companhias, que fazem questão de vir a Alcobaça. Elas são os nossos patrocinadores porque vêm gratuitamente e dizem: 'este é um festival que merece continuar a existir e por isso nos apoiamo-lo'".
De 10 a 12 de Outubro, as marionetas animam Alcobaça em espectáculos ao ar livre e em sala. São dez ao todo, com destaque para a estreia de "A ver navios", uma produção da S.A.Marionetas que é apresentada sábado à noite, no Cine-Teatro de Alcobaça, e que conta a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Brasil, há 200 anos.
"É um espectáculo com grande rigor histórico, tanto na narrativa como na confecção dos fatos e do cenário. É um trabalho com 22 marionetas de fio num registo de ópera barroca", explica José Gil.
Após a estreia, "A ver navios" irá em digressão pelo Brasil e por Portugal em 2009, passando por sítios emblemáticos associados à coroa real portuguesa.
MLE ( in blog "marionetas a norte" )

Sem comentários: