quarta-feira, outubro 29, 2008

Leiria - Festival "Marionetas em Novembro" de 1 a 23 de Novembro 2008


Marionetas em Novembro
28 de Outubro 2008
Entre os dias 1 e 23 de Novembro os palcos dos Teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco, em Leiria, recebem o Festival de Marionetas, organizado pela Câmara Municipal.

“Branca de Neve”, “O fazedor de Vidas”, “João e o pé de feijão”, “O pescador de estrelas”, “Contos do mundo e “O segredo do Rio”, são os espectáculos de marionetas que ao longo de um mês irão encantar e desafiar a imaginação de crianças e adultos.
Em simultâneo estará patente ao público, no Teatro Miguel Franco, entre os dias 1 e 26 de Novembro, uma exposição de Robertos Portugueses de Francisco Mota, cuja entrada é livre.
No dia 1 às 21 horas e no dia 2 às 15h30 terá lugar uma visita guiada à exposição e uma representação de Teatro de Robertos, pelo marionetista Francisco Mota.
Nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26, entre as 10 e as 11 horas e entre as 14h30 e as 15h30 será levada a cabo, também pelo marionetista Francisco Mota, uma actividade gratuita, dedicada às escolas do concelho (mediante marcação), com uma visita guiada à exposição e representação de Teatro de Robertos.
Dia 15 de Novembro entre as 10 e as 10h30, terá lugar no Teatro Miguel Franco, um ateliê de “Marionetas de lenço”, promovido por Ângela Ribeiro, destinado a crianças maiores de 5 anos. Neste ateliê, com a duração de duas horas, poderão inscrever-se 15 participantes e a inscrição custa cinco euros.
No ateliê “Marionetas de lenço” os participantes construirão uma marioneta a partir de um método simples (lenço e fios) para depois lhe darem vida, de acordo com a personagem escolhida.
Dia 22 de Novembro, das 10 às 12 horas e das 14 ás 17 horas, no Teatro Miguel Franco, será levada a efeito a oficina “Poética dos objectos”, com Marionetas de Lisboa de José Ramalho, cujo público alvo, são marionetistas, actores e agentes educadores, cuja inscrição custa cinco euros.
A oficina será composta por uma conversa sobre a importância da metáfora na formação do indivíduo e o seu papel na arte e na educação; a construção de uma marioneta-objecto, resultante de um conjunto de objectos a trazer por cada participante, exercícios de manipulação; apresentação, discussão e avaliação dos trabalhos.
Cada participante terá direito a dois bilhetes para o espectáculo "contos do mundo" a realizar nesse mesmo dia.
“Marionetas em Novembro”, destina-se a um leque etário diversificado e os bilhetes para os espectáculos no Teatro José Lúcio da Silva, poderão ser adquiridos na bilheteira do teatro, duas horas antes do espectáculo. As reservas poderão ter lugar através do telefone 244 823 600 ou do e-mail: bilheteira@teatrojlsilva.pt.
Para os espectáculos no Teatro Miguel Franco, os bilhetes poderão também ser adquiridos duas horas antes do espectáculo e as reservas efectuadas entre as 15 e as 22 horas, através do telefone 244 860 480 ou do e-mail: div.cultura@cm-leiria.pt
As marcações para as visitas guiadas à exposição, ateliê e oficina poderão ter lugar na Divisão de Cultura e Gestão de Espaços Culturais da Câmara Municipal, através do telefone 244 839 500 (ext.310) ou do e-mail: div.cultura@cm-leiria.pt

PROGRAMA CLIC AQUI http://www.cm-leiria.pt/document/797080/853041.pdf

Sem comentários: