quarta-feira, outubro 01, 2008

S.A.MArionetas Apresenta em Estreia Mundial "A Ver Navios - no reinado de D.João VI e Carlota Joaquina" 11 Outubro Cine - Teatro de Alcobaça


A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e o Cine–Teatro de Alcobaça, Apresentam em Estreia Mundial, a última produção da companhia S.A.Marionetas “A Ver Navios – no reinado de D.João VI e Carlota Joaquina” um original de José Gil Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira, dia 11 de Outubro pelas 21.30 horas no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça.
(Espectáculo integrado no 11º Festival Nacional de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade”)

Sinopse
A Ver Navios…
1807, Novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação.
No gabinete D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos “sempre presentes e velhos aliados” Ingleses.

Em Lisboa, capital do reino corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano.

Assim tem início o espectáculo que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi.
O elenco conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam o D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte.

Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado.

Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.

Ficha Artística
Texto Original de Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Direcção de Manipulação de José Gil
Construção das Marionetas de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos das Marionetas de Sofia Vinagre
Pintura das Marionetas de Natacha Costa Pereira
Figurinos dos Marionetistas de Maria Luisa Valbom Gil
Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre, Rui Sousa
Contra-regra: Rui Sousa
Pintura dos Cenários de Natacha Costa Pereira
Estruturas Cénicas de José Gil
Músico: Rui Sousa
Pesquisa – Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira
Co-produção de S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça
Espectáculo integrado nas comemorações dos “200 Anos Portugal – Brasil”
Maiores e 6 anos
Patrocínio: Taróca – Mobiliário e Decoração

RESERVAS
Cine Teatro de Alcobaça
Telef.: 262 580 890 / 885 / 892
Fax: 262 580 891
cine.teatro@cm-alcobaca.pt


S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
Apartado 622
2461-901 Alcobaça
Portugal
Tel.: (+351) 967 086 609
Fax.: (+351) 262 597 014
Site: www.samarionetas.com
E-mail: sam@samarionetas.com

1 comentário:

Anónimo disse...

parabéns!por mais uma nova produção.joão paulo