sábado, março 21, 2009

21 de Março - Dia Mundial da marioneta

Façam deste dia um dia de reflexão






Uma lenda muito real
Uma longa linha de fogo rasga o espaço e desaparece na profundidade do Universo. Reaparece e volta a desaparecer. Como tantas outras vezes, Prometeo procura na escuridão, com uma tocha nas mãos, aqueles que finalmente irão recebe-la.
A tocha nas mãos de Prometeo é um Marionete de fogo: Um presente dos deuses, que enviaram um reflexo de si próprios à espécie humana para que não sejam esquecidos. Os humanos humildemente os aceitaram, recordaram a seus deuses, criaram a imagem deles, assim como a relação que mantêm com eles.
Entretanto, há um problema. Não nos enganemos ao fingir ignorar o princípio da conservação da energia. Se não o respeitarmos, o fogo – matéria-prima dessa Marionete – se extinguirá por completo, convertendo-se em cinzas. Felizmente ela arde sem se consumir, pois apenas se transforma graças à fé de quem a encontra..
Dessa maneira nascem outros rostos dos deuses em um novo ciclo; uma idéia se materializa: os homens lhe dão alma e é fascinante, graças ao fogo com o qual ilumina os espaços. Assim não nos sentimos sós no universo.
Dai em diante a humanidade obtém os benefícios da luz e o calor do fogo, sabe como possui-lo mediante a criação, a metáfora de sua perpetuação na obra de arte e, finalmente, o conceito de comunidade que se torna perceptível nos momentos rituais, nos espaços compartilhados.
Cá na terra, o testemunho da Marionete de fogo é levado constantemente, de mão em mão, de geração a geração, por seres bem-aventurados queimados pelo calor de sua chama que, contudo, não os consome.
É uma corrida sem fim com uma mensagem fixa, a pesar de prolongar-se no tempo e as vicissitudes de cada época. Os lugares em que a Marionete de fogo aparece, assim como as distancias entre eles, sua imagem sempre mutável, são aparentemente acidentais. Apenas os deuses conhecem a causa final dessa aparição móvel e recorrente.
Maravilhados, contemplamos aqueles que receberam de seus ancestrais a chama, essa Marionete, e a levaram até o ponto seguinte do seu destino para passa-la a outros.
Provavelmente Prometeu não retornará. Já somos suficientemente racionais para notar seu regresso. Por isso, devemos proteger os que foram brindados com a possibilidade de receber, levar e transmitir a Marionete de fogo. Essa parece ser o único modo de preservar sua chama.
Petr Matásek
Mensagem do Dia Mundial do Títere
Este ano, UNIMA confiou ao grande cenógrafo checo Petr Metásek a responsabilidade de escrever e ilustrar a mensagem do Dia Mundial do Títere, que se comemora no dia 21 de Março de 2009. Recordemos que em maio UNIMA http:/// festejará em Praga seus 80 anos de existência.
Petr Metásek p.matasek@tiscali.cz
Renomado cenógrafo nascido em Praga, diretor de desenho do teatro DRAK et ALFA, tem sido muito elogiado pela critica e convidado a dar cursos e atelier em mais de 20 paises. Ele recebeu muitos prêmios e reconhecimentos internacionais. http://www.petrmatasek.cz/
---------------------------------------------------------------------
Comissão para América Latina de UNIMA
/ tirado do blog"marionetasanorte"

Sem comentários: