quarta-feira, dezembro 02, 2009

Ainda sobre a recente polémica sobre a Encyclopedie Mondiale des Arts de la Marionnette - Marcelo Lafontana (TFA Teatro) diz:



Colegas marionetistas.

Ainda sobre a recente polémica sobre a Encyclopedie Mondiale des Arts de la Marionnette, em depois de ler o artigo publicado no Blog "Marionetas em Portugal" pelo colega João Paulo Seara Cardoso, gostaria de manifestar algumas dúvidas sobre algumas das ideias expostas. Apesar de ser estrangeiro, como sabem, atrevo-me a pensar que os quase 20 anos que tenho dedicado ao trabalho em Portugal possam permitir a minha opinião...
Bem, não sei dizer se seria ou não viável inserir no livro uma lista exaustiva com as companhias existentes em Portugal, mas numa obra que parece querer também fazer um balanço actual da actividade ligada aos grupos de marionetas ou marionetistas, quem poderá dizer com segurança aqueles que podem, devem ou não ser mencionados?
Francamente, nenhum de nós porá em causa as excelentes referências ao António José da Silva, ao Teatro Dom Roberto, ou aos notáveis Bonecos de Santo Aleixo, que certamente contribuem para dignificar o país e a nossa arte pelo mundo afora. Não se trata disso! Sendo tal Enciclopedye um documento informativo de grande magnitude e alcance, não parece aceitável que sejam "critérios subjectivos" a conduzirem a tais inclusões e exclusões, que acabam por prejudicar efectiva e mediaticamente o trabalho sério e continuado que todos nós temos desenvolvido ao longo dos anos.
Ora, somos todos colegas, partilhamos uma mesma paixão e uma actividade profissional em comum, onde juízos de valores ou gostos pessoais não podem (ou não deveriam) interferir no respeito e na ética a que todos estamos naturalmente sujeitos.
Talvez alguém ainda vá realizar no futuro uma investigação exaustiva, com rigor e seriedade, escrevendo enfim a verdadeira história do Teatro de Marionetas em Portugal. Um registo que não seja orientado pela subjectividade, mas pelo olhar isento, objectivo, sobre os factos e feitos concretos daqueles que com o seu trabalho e dedicação constroem esta história no seu dia-a-dia.

Até lá, continuaremos separados, incapazes de falar numa só voz, e nem sequer de admitir a existência uns dos outros...

Marcelo Lafontana
TFA - Teatro

Sem comentários: