sábado, dezembro 05, 2009

Marionetas de Lisboa - Encyclopedie Mondiale des Arts de la Marionnette

Cara Rute Ribeiro e caro Luís Vieira,

Acabo de obter a enciclopédia para a qual, no que se refere à Marioneta Portuguesa, vós prestastes o vosso testemunho.
Certamente com a melhor das intenções.
Porém, um trabalho com esse nível de responsabilidade deve obedecer a estritos critérios de recolha, tratamento e selecção dos materiais, bastamente difundidos entre a comunidade académica, não dispensando o crivo da confrontação com as fontes primárias.
Limitando-me à apreciação sobre o panorama actual da arte da marioneta em Portugal, poderei até entender algumas das vossas opções ( independentemente de concordar ou não).
Mas no que se refere ao verbete dedicado às Marionetas de Lisboa não posso deixar de exprimir a minha tristeza pelo resultado : o verbete em causa tem erros clamorosos!
Não contesto a sua dimensão, se deveria ser mais ou menos enfatizado este ou aquele aspecto, não é disso que se trata!
Contesto que não se tenham dado ao trabalho de confirmar o conteúdo do que ali colocaram. E não era difícil: Já muitas vezes nos temos encontrado em locais de trabalho comuns, numa convivência razoavelmente estendida no tempo e eu de viva voz ter-vos-ia esclarecido com todo o gosto sobre os detalhes que quisessem saber sobre as Marionetas de Lisboa. Podem crer que melhor fonte não haveria: redigi os estatutos, sou o primeiro subscritor da escritura notarial constitutiva e ainda presido à direcção da Associação!
E, Não, não é do meu nome que se trata! É da falta à verdade!
Ter-vos-ia dito com muito gosto que o Director Artístico que as Marionetas de Lisboa tinham quando da sua estreia no ACARTE com o Quixote, era o José Carlos Barros.
Ter-vos-ia dito que o José Ramalho ingressou nas Marionetas de Lisboa pouco tempo depois e que anos mais tarde viria então a assumir a Direcão Artística da Companhia.
Mas se quisessem redigir um verbete um pouco mais recheado de informação, certamente poderia ter-vos dito muito mais. Verbalmente ou por escrito, com vasta documentação de apoio.
Assim, resta-me lamentar -por vós- a oportunidade perdida. Qualquer investigador que queira recorrer aos verbetes de vossa responsabilidade e se dê ao trabalho de confrontar fontes, encontrará rapidamente incongruências que deslustrarão imerecidamente o vosso esforço.
Creio que estará a ser preparada a versão inglesa desta obra. Seria uma boa oportunidade para introduzir correcções.
Por minha parte, sem de modo algum querer disputar convosco a vossa autoria dos verbetes, estou desde já disponível para, sem reservas de qualquer natureza, prestar as informações que pretendam.
E também vos lanço o desafio de colocar à discussão entre a nossa comunidade, no seio da Unima-Portugal mas não apenas limitada aos seus membros, aperfeiçoando um trabalho importantíssimo para todos nós e cuja autoria não deixaria de vos ser creditada, embora com uma larga vantagem : muito mais consensual entre todos nós que adoramos esta arte!
Um abraço
Ildeberto Gama
Ps:os fundadores das marionetas de lisboa, por escritura notarial de 8 de Janeiro de 1985 foram :
Alberto Villar, Fernanda Carvalho, Fernando Luís,Gracelina Barros, Ildeberto Gama, José Carlos Barros, Lisete Frias, Norberto Ávila e Virgínia Rico.
Entre apoiantes da primeira hora, Lima de Freitas, Paulo Brandão, Carlos Cabral, Rui Anjos, José Neto, André Maia, Sérgio Silva, Carlos Paixão, Francisco da Gama Pereira, Fátima Vasques ou Fernando Marques Gomes a que se juntaram José Ramalho, Cristina Pereira, Amélia teixeira, Miguel Borges e muitos outros....

Sem comentários: